Greve geral

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Para pensar

“Ri melhor quem ri por último.”

Ditado popular

Para refletir

“Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha."

Rocky Balboa

Greve geral

Apesar da evolução dos quadros que motivaram a greve geral realizada no último dia 24 de maio, a repetição do movimento na data de hoje passa a impressão de ter mobilizado menos setores da sociedade.

Ainda assim, vale a pena fazer uma rápida consulta por telefone ou através da internet antes de se deslocar para algum compromisso, a fim de saber como está o trânsito ou quais repartições estão funcionando normalmente.

Desdobramentos

Aproveitando o espaço oferecido pela coluna dois dias atrás, a vereadora Vanderleia Lima gentilmente entrou em contato com o colunista para prestar contas a respeito dos desdobramentos da audiência pública realizada pela Câmara Municipal nesta quarta-feira, 28, em combate à violência contra as mulheres.

Guardando a vida

Durante o encontro foi apresentado o Projeto Guardiões da Vida, executado pela Polícia Militar, que tem obtido ótimos resultados através de palestras preventivas (inclusive em escolas), e também ao operar com guarnições mistas, geralmente um homem e uma mulher, sempre que acionados a partir de denúncia de agressão.

Ser homem

Também falou-se a respeito do Projeto Ser Homem, que atua em Niterói junto a homens que já agrediram, em formato semelhante ao do AA.

Vanderléia se comprometeu a entrar em contato com o projeto, a fim de ver a possibilidade de instalação de uma representação também aqui, em Nova Friburgo.

Para todos

Por fim, também ficou evidente a importância de realizar audiências de natureza semelhante de forma itinerante, sobretudo em zonas rurais do município, onde muitas vezes este tipo de agressão acaba não sendo comunicada.

A coluna reafirma seu apoio irrestrito a qualquer iniciativa que possa combater esta ou qualquer outra forma de violência.

Reiki

Nova Friburgo irá sediar neste sábado, 1º de julho, um Seminário de Imersão em Reiki - Nível 1, ministrado pela mestre Vânia de Moura Carvalho Mendes, que é médica cardiologista.

O evento acontece das 9h às 20h, no Nosso espaço - Saúde e Bem-Estar.

Os Lusíadas (1)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz, está de malas prontas para cruzar o Atlântico.

Ele irá representar Nova Friburgo em Santo Tirso, Portugal, no encontro realizado por aquela cidade junto a representantes de todas as suas cidade geminadas.

O colunista valoriza o DNA internacional de Nova Friburgo, e entende que grandes oportunidades de intercâmbio podem surgir a partir das cidades irmanadas.

Que seja uma boa viagem, portanto.

Os Lusíadas (2)

Alexandre não é o único nome da Casa Legislativa a ter compromissos em Portugal.

O multifuncional David Massena também é esperado na terrinha, representando o Brasil na próxima edição do “Poeiras”, evento cultural realizado na cidade de Oeiras que promove e celebra formas de expressão artística dos diversos países de língua portuguesa.

O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de setembro.

Inocente

O Massimo às vezes é muito inocente.

Nesta mesma semana, veja só, o colunista manifestou mais uma vez o seu sonho de ver instalado aqui em Nova Friburgo, centro geodésico do Estado do Rio de Janeiro, uma representação da Polícia Federal apta a emitir passaportes.

Até porque, além de um grande transtorno, os deslocamentos até os postos mais próximos também representam riscos que poderiam ser evitados.

Choque de realidade

Daí, logo em seguida a Polícia Federal anuncia que a emissão de passaportes está suspensa em todo o território nacional, por tempo indeterminado.

O motivo: falta de dinheiro.

Não adianta. Quando a gente pensa que já viu de tudo e que não pode mais ser surpreendido pela dimensão dos frutos obtidos através do cruzamento entre corrupção e incompetência na política, surge uma situação como esta.

Nonsense

A placa que a coluna reproduz encontra-se bem na entrada na Câmara Municipal.

Conforme a coluna já havia mencionado, ela registra que a sede do Legislativo, por indicação do ex-prefeito Paulo Azevedo, chama-se Palácio Dr. Amâncio Mário de Azevedo, seu tio.

Em breve, no entanto, o prédio pode vir a mudar de nome, homenageando o próprio Paulo Azevedo.

Típico

Parece bem típico da mente vaidosa e egocêntrica de alguns políticos imaginar que alguém iria preferir ver o próprio nome numa homenagem, do que o de uma pessoa querida.

Para este tipo de gente, claro, estranho seria ser grato, ou reverenciar o outro.

E tudo indica que a Câmara vai aprovar a mudança.

Respostas (1)

Logo depois que a coluna de ontem, 29, havia sido fechada, o Massimo recebeu resposta correta enviada pelo parceiro Cristielton Viana para o desafio da fonte ao lado do Centro de Turismo.

Registro feito!

Respostas (2)

Quanto a foto da torre do “Castelinho”, publicada quinta-feira, 29, a coluna recebeu respostas corretas enviadas por Silvio Poeta, Cláudio Damião, Rodrigo Inácio, Rosemarie Künzel, Valescka Vogas, Stenio de Oliveira Soares, Marcelo Machado, Mariza Cardoso de Oliveira, Cristielton Viana e pela amada Mária Ventura, dona do sorriso mais doce em toda a equipe de AVS.

E olha que tem vereador por aí dizendo que quase ninguém lê jornal no Brasil...

Parênteses

Como bem observou Silvio Poeta na resposta enviada, a foto não mostra apenas a bela torre do Castelinho, mas também parte de nossa horrorosa fiação exposta.

Num momento em que a cidade se prepara para receber perto de R$ 15 milhões em emendas destinadas por Julio Lopes (PP-RJ) e Hugo Leal (PSB), talvez seja um bom momento para se falar em fiação subterrânea.

Pergunta

Não basta olhar, é preciso ver.

Sempre atenta, nossa querida fotógrafa Regina Lo Bianco bateu os olhos e capturou este interessante detalhe, discretamente inserido na paisagem em local de grande movimento na cidade.

Aos leitores, o Massimo pergunta: onde pode ser visto este adorno?

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.