Giuseppe Massimo - 9 de fevereiro 2012

sexta-feira, 06 de abril de 2012
Ana Cecília Macedo

Por  Carlos Mafort
Ana Cecília Macedo Por Carlos Mafort

PARA PENSAR:

“O grande inimigo da verdade não é muito frequentemente a mentira (deliberada, controvertida e desonesta), mas o mito—persistente, persuasivo, e não realista”

John F. Kennedy

PARA REFLETIR:

“O mal do malandro é achar que todo mundo é otário”

Ditado popular

DIA DECISIVO

Os bombeiros, policiais militares e civis vão deflagrar uma greve geral no Estado do Rio?

A decisão acontece hoje e, se aprovada, o movimento se iniciará amanhã, sexta-feira.

A conferir.

SEGUE...

O colunista conversou com líderes do movimento dos bombeiros e policiais militares e civis de Nova Friburgo.

O que valer lá no Rio valerá aqui também.

A conferir.

PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

A Câmara aprovou na sessão de terça-feira, 7, um projeto, digamos, polêmico.

A proposta garante a todos servidores municipais nascidos entre janeiro a maio receberem metade do 13º salário no mês em que aniversariam.

O projeto não contempla os aniversariantes de junho a dezembro.

Isto porque, como se sabe, 50% do benefício já é antecipado para o funcionalismo no meio do ano.

ESTRELLA NA SERRA

Natural do Rio, mas friburguense por opção, o ainda diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, deixará o cargo ainda este mês.

Ex-presidente local do PT, seu nome é mais um que entra no rol dos possíveis prefeitáveis.

A conferir.

PREFERIDO DE GAROTINHO

Dia desses, a coluna publicou informação dando conta que o ex-governador e atual deputado Anthony Garotinho escreveu em seu blog que o PR—partido o qual ele é expoente no Estado do Rio—tende a indicar o nome do pré-candidato a vice na chapa a ser possivelmente encabeçada por Saudade Braga (PSB) na disputa majoritária de outubro deste ano.

A partir da informação, os vereadores Edson Flávio e Isaque Demani, ambos do PR, começaram um disputa interna pela indicação.

Contudo, se o acordo PSB/PR vier mesmo a ser sacramentado, a indicação deve recair sobre um terceiro nome.

E não é o do vereador Reinaldo Rodrigues, que trocou o PPS pelo PR no fim do ano, mas o do coronel Hudson Aguiar—atual secretário municipal de Ordem Urbana.

ALIÁS...

O coronel Hudson Aguiar foi o comandante-geral da PM no Estado do Rio na gestão do casal Garotinho.

PAI DO CARNAVAL

Como se sabe, os desfiles carnavalescos aqui, em Nova Friburgo, chegaram a ser ameaçados de transferência para outra data.

Coube ao atual presidente da Câmara, Luciano Faria, fazer habilidosamente o meio-campo entre as agremiações e o poder público para que os mesmos fossem confirmados para o real período carnavalesco.

CHUÁ

Uma cratera enorme voltou a se formar no primeiro ponto de ônibus da Alberto Braune.

O dito trouxe à tona uma piscina de água suja que, a cada passada de ônibus, joga uma cachoeira sobre a calçada.

E, claro, dando um chuá na roupa dos cidadãos que aguardam o coletivo no referido ponto.

Adivinhem o qual é a expressão facial e labial das vítimas contempladas?

MADE IN EUA

Dia desses, a coluna publicou que uns 30 casais friburguenses—ou mais—optaram por ir para New York em vez de desfrutarem o calorão das praias do litoral carioca no período de carnaval.

É que, vejam só, o preço de uma estadia de hotel cinco estrelas na famosa Times Square é equivalente a uma pousada duas/três estrelas em Búzios nesta época do ano.

Além do que, convenhamos, é uma ótima oportunidade para aproveitar a cotação do dólar e trazer umas muambinhas dos EUA, entende?

EFEITO LADY KATE

Um dos membros que irá fazer parte da excursão friburguense ao país de Obama revelou ao colunista estar empolgadíssimo com a oportunidade de ir a New York. Segundo ele, “é a chance na vida de conhecer a capital dos Estados Unidos”.

No caso específico, o problema não é dinheiro para viajar, mas glamour cultural, percebe?

AÇÃO CIVIL PÚBLICA (1)

As decisões em primeira instância são da juíza Paula do Nascimento Gonzales Telles, da 1ª Vara Cível de Nova Friburgo, e foram proferidas na manhã de ontem, 8:

A ex-secretária de Saúde, Jamila Calil, e os ex-ocupantes dos cargos de confiança na Fundação Municipal de Saúde, Carlos Alberto da Rocha (financeiro), José Antonio Nery (manutenção) e Idenilson Moura Rodrigues (manutenção), além dos responsáveis pelas empresas C.A. Marzanno e PA Gripp tiveram os bens indisponibilizados, em duas ações civis públicas propostas pelo Ministério Público Estadual.

As ações são consequências do resultado final da CPI da Câmara.

Os réus deverão recorrer da decisão no TJ-Rio.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA (2)

A decisão em primeira instância é do juiz Fernando Luiz Gonçalves Moraes, da 2ª Vara Cível de Nova Friburgo, proferida na manhã de ontem, 8:

O prefeito afastado Dermeval Neto e o ex-secretário de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa, tiveram também os seus bens indisponibilizados em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual.

A ação também é consequência do resultado final da CPI da Câmara.

Os réus deverão recorrer da decisão no TJ-Rio.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA (3)

Nas três ações civis públicas, os juízes das duas Varas Cíveis de Nova Friburgo decidiram pelo não retorno dos agentes públicos em questão aos seus antigos cargos.

Os réus deverão recorrer da decisão no TJ-Rio.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA (4)

Na ação proposta pelo Ministério Público Federal que originou o afastamento de Dermeval Neto em 7 de novembro de 2010, o Superior Tribunal de Justiça (STJ)—baseado em jurisprudência da Casa—decidiu que o prazo máximo deste referido afastamento é de seis meses, portanto, irá se expirar em maio próximo.

Detalhe importante: para eventualmente retornar ao cargo, o prefeito afastado terá obrigatoriamente que derrubar esta nova decisão judicial que, conforme jurisprudência do STJ, o coloca fora das funções por mais seis meses, a partir de agora. Ou seja, até agosto.

ANTECIPAÇÃO

Os servidores do Legislativo, incluindo os parlamentares, vão pular o carnaval com o salário de fevereiro no bolso.

Os vencimentos que, normalmente, são pagos no vigésimo dia do mês serão antecipados para o próximo dia 17, no caso, a sexta-feira em que o período de momo é iniciado.

PONTO FINAL

Faltam 17 dias para acabar o horário de verão!

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.