Colunas
Giuseppe Massimo - 30 de janeiro.
PARA PENSAR:
“Como o tempo tenta nos enfraquecer!”
Oscar Niemeyer
PARA REFLETIR:
“Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um ‘sim’ ou um ‘não’ pode mudar toda a nossa existência”
Paulo Coelho
APERTO DE CINTO (1)
Heródoto chamou às pressas secretários e sua bancada na Câmara para uma reunião de emergência na manhã desta sexta-feira, no Salão Azul da Prefeitura.
E transmitiu uma notícia nada boa para os aliados.
Embora o governo municipal já tenha enxugado significativamente os gastos com pessoal, através da reforma administrativa, a Prefeitura fechará o mês de janeiro resvalando o teto máximo de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Ou melhor (pior, no caso), os gastos com pessoal ultrapassaram a margem de 51,3% e está em 52,3%.
APERTO DE CINTO (2)
E o prefeito chamou os aliados para avisar que terá que fazer um corte de 10% no quadro de cargos de confiança, pedindo os secretários que, até segunda-feira próxima, providenciem esta redução.
Além disso, todas as gratificações pagas pela Prefeitura – de cima até embaixo – terão um corte de 25%.
Esta proposta, aliás, está sendo enviada para votação na Câmara.
TAPA CRATERA
A coluna, muito sensibilizada, agradece a atuação rápida da Secretaria de Obras (após notinha esta semana) para reparar a cratera que estava voltando a se formar próxima à Secretaria de Assistência Social, na Augusto Spinelli.
O colunista não fala por si só: com certeza, os milhares de motoristas que trafegam por ali também estão agradecidos.
Vamos torcer para que a solução seja, desta vez, definitiva.
PAPO RETO
É bombástica – e muito esclarecedora – a entrevista da psicóloga Márcia Badaró, 30 anos de Desipe, sobre o sistema de carceragem de Nova Friburgo.
No programa Debates A VOZ DA SERRA, que está sendo veiculado na Luau TV (capitaneado por David Massena), a entrevistada rasga o verbo com relação à indústria da segurança particular, alimentada pelo estado, que só contribui para alimentar mais violência.
Márcia Badaró chama a proposta de construção da Casa de Custódia no município de “invenção” e defende a criação de uma cadeia pública e uma colônia agrícola decentes para substituir a carceragem da 151ª DP que, segundo ela, “na verdade, é um presídio ilegal”.
Vale a pena assistir ao papo com quem aborda o assunto sem medo e meias-palavras.
IDADE DA PEDRA
Tem coisas que a gente se esforça, se esforça, mas não entende.
Por exemplo: por que o boleto do IPVA é exclusividade de um único banco e esta mesma instituição financeira não fornece o código de barras para facilitar a vida das pessoas?
CUSTO ZERO
Atenção, senhoras e senhores telespectadores dos canais de televisão do sistema RCA: a Prefeitura chamou para si o problema do impasse entre as emissoras e a liga das escolas de samba quanto à transmissão dos desfiles das agremiações carnavalescas.
Segundo a Liga, está liberada a transmissão ao vivo do evento.
Melhor assim!
SANTO FORTE
Ex-aliados e atuais adversários políticos, a ex-prefeita Saudade Braga e o vereador Marcelo Verly não se cruzavam pessoalmente faz um bom tempo – mais de um ano, talvez.
Mas, esta semana o vereador conversava com um advogado na calçada da Catedral São João Batista quando vê quem caminhando? Ela mesma!
O pobre do santo (salve ele!), cuja imagem está no alto da Catedral, a tudo assistiu e, segundo informações, teria dado um gemido (uuuuuu...).
Rapidinho, com canal direto lá em cima, fez uma prece e os dois adversários, mesmo frios, trocaram... um aperto de mãos.
Amém!
PONTO FINAL
Enfim, o primeiro clássico para lotar o Maraca.
Inclusive, até lá os dois, Fla e Flu, continuam 100% em 2010, entende?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário