Colunas
Giuseppe Massimo - 3 de setembro.
Candidatos à presidência mostram a cara com a qual estarão nas urnas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou ontem, 2, a lacração dos softwares que serão distribuídos aos Tribunais Regionais para serem usados nas eleições deste ano. Os sistemas, que comandam o funcionamento das urnas eletrônicas, são fechados por meio de uma assinatura eletrônica para evitar fraudes. Esses softwares só funcionam nos computadores da Justiça Eleitoral e são ativados por senhas geradas pelo TSE. Com isso, a Justiça Eleitoral pretende garantir que, mesmo que os sistemas sejam interceptados, não haja possibilidade de instalação dos arquivos em computadores externos.
As versões finais desses sistemas, que serão distribuídos para todo o Brasil, guardam as informações, como foto, nome e número de cada candidato. Cada urna eletrônica é identificada por meio de um algoritmo único, de 128 dígitos, para assegurar a autenticidade e integridade do sistema.
Veja (fotos) com que cara os candidatos a presidente da República estarão nas urnas eletrônicas no dia 3 de outubro, conforme divulgação feita pelo TSE. Pela ordem, da esquerda para a direita: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), Plínio Sampaio (PSOL); embaixo, Levy Fidelix (PRTB), José Maria Eymael (PSDC), Zé Maria (PSTU), Ivan Pinheiro (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO).
Jorge Picciani faz campanha
para o Senado, hoje, no município
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e candidato ao Senado Federal, Jorge Picciani (PMDB), realiza caminhada hoje em Nova Friburgo, acompanhado do presidente do diretório local peemedebista, Braulio Rezende, e do prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC). O ato de campanha está marcado para as 9h30, com concentração na Praça Dermeval Barbosa Moreira. O candidato fará o percurso de campanha na Avenida Alberto Braune.
Segundo os principais institutos de pesquisa, Jorge Picciani aparece entre os quatro principais candidatos às duas vagas do Senado no pleito de 3 de outubro. Os outros três favoritos – Marcelo Crivella (PRP), César Maia (DEM) e Lindberg Farias (PT) – já estiveram recentemente no município em compromissos de campanha.
Antes da caminhada, o candidato peemedebista participará de um café da manhã com empresários e lideranças políticas.
Justiça Eleitoral realiza hoje audiência
para discutir propaganda de campanha
Acontece hoje, 3, às 14h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Rua Ernesto Brasílio, Centro - audiência pública convocada pelo juiz da 26ª ZE, Marcus Vinícius Miranda Gonçalves. O principal objetivo do encontro é a propaganda política que, inclusive, tem sido alvo de constantes operações de fiscais eleitorais no sentido de combater abusos e irregularidades. Aliás, segundo o cartório da 26ª ZE, até ontem, 2, já haviam sido apreendidos mais de 250 placas de candidatos flagradas em situações ilegais nas ruas e avenidas de Nova Friburgo. Na audiência também será definido o local para a instalação do comitê interpartidário, onde serão recebidos os boletins de urnas em 3 de outubro, data do pleito.
Candidatos têm até hoje para entregar
segunda parcial da prestação de contas
Termina nesta sexta-feira, 3, o prazo para que candidatos, comitês financeiros e partidos políticos, que ainda não entregaram a segunda parcial da prestação de contas, apresentem os documentos à Justiça Eleitoral. A divulgação desses dados será feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima segunda-feira, 6. O prazo para envio da primeira parcial começou no dia 28. A exemplo do que ocorreu na primeira fase, no início de agosto devem ser entregues os relatórios discriminando os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro recebidos para financiamento da campanha eleitoral, e os respectivos gastos realizados até o momento.
De acordo com a Lei 9.504/97 (artigo 28, parágrafo 41), nas prestações parciais serão publicados os saldos de receita e despesa de candidatos, comitês financeiros e partidos. A indicação dos nomes dos doadores e os respectivos valores doados somente serão exigidos na prestação de contas final, que deve ser entregue em 2 de novembro.
Lula desiste de falar na TV no Dia da Independência
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não fazer neste ano o pronunciamento oficial no rádio e na TV em comemoração ao feriado de 7 de Setembro. A decisão foi tomada porque a mensagem teria que passar pelo escrutínio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por se tratar de um ano de eleições presidenciais. Lula é, na TV e em eventos de campanha, o principal cabo eleitoral da candidata ao Planalto Dilma Rousseff (PT).
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário