Colunas
Giuseppe Massimo - 3 de março 2011
No dia 12 de março completam dois meses da tragédia climática que devastou Nova Friburgo.
Nesse período, parte da cidade já voltou, digamos, à normalidade. Entretanto, há muito, muito mesmo a fazer antes de começar a tão falada reconstrução.
Nos achados do colunista na época da tragédia, em 12 de janeiro, o e-mail do jovem Thômas Balonecker Ouverney, 20 anos, morador de Nova Friburgo, que gostaria de passar uma mensagem não com palavras, mas com a foto acima.
Na ocasião, em meio a tudo o que aconteceu, a mensagem ficou guardada em nossos arquivos, mas, cá entre a gente, está atualizadíssima.
Afinal de contas, a limpeza das ruas está longe de terminar, a reconstrução ainda nem começou e as promessas das autoridades estaduais e federais continuam apenas na promessa.
Por isso fica a mensagem do jovem friburguense: Nova Friburgo pede socorro!
PARA PENSAR:
“A vaidade é um elemento tão sutil da alma humana que a encontramos onde menos se espera: ao lado da bondade, da abnegação, da generosidade!”
Ernesto Sábato
PARA REFLETIR:
“Não existe vaidade inteligente”
Louis-Ferdinand Céline
OLNEY NA PREFEITURA
O prefeito Dermeval Neto (PMDB) concede hoje, às 10h, entrevista coletiva na qual confirmará o que este colunista - e também Bastidores da Política - já haviam antecipado: Olney Botelho (PDT) assume a supersecretaria municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Projetos Especiais e Trabalho.
O principal objetivo do supersecretário será coordenar ações de reconstrução de Nova Friburgo, como se sabe, devastada na tragédia climática de janeiro.
OLNEY NA PREFEITURA
Olney adota o discurso de humildade em relação à nomeação para a supersecretaria, para não ferir suscetibilidades, ou melhor, não melindrar vaidades de outros colegas da linha de frente do governo.
Aliás, ele aceitou o convite de Dermeval Neto para unir forças e ajudar na reconstrução da cidade, e nunca para criar dificuldades pessoais, entende?
OLNEY NA PREFEITURA
Aliás, Olney tem dispensado o título de supersecretário, embora acumulando quatro secretarias importantes no governo municipal.
De forma humilde, ele diz que é apenas um friburguense disposto a ajudar o governo e a cidade a encontrar soluções para os muitos problemas da população.
Para o supersecretário, “desestabilizar o governo de Dermeval neste momento seria uma grande irresponsabilidade”.
OLNEY NA PREFEITURA
Antes de dizer sim ao casamento político com o prefeito Dermeval Neto, Olney Botelho tomou a precaução de ouvir a executiva e o diretório municipal do PDT, seu partido, e também consultar seu padrinho, o ministro do Trabalho e presidente nacional licenciado da sigla brizolista, Carlos Lupi.
Todos foram unânimes em dizer amém.
DERMEVAL, OLNEY E JAMILA JUNTOS
Vejam só como a vida política dá voltas: Dermeval Neto, atual prefeito; Jamila Calil, atual secretária de Saúde; e o novo supersecretário de Planejamento, Olney Botelho, eram adversários na última eleição municipal, em 2008.
PAREDÃO LEGISLATIVO
Os vereadores Nami Nassif (sem partido) e Edson Flávio (PR) serão intimados pela comissão especial da Câmara.
Os dois, que na sessão de terça-feira, 1º, se negaram a relatar aos demais colegas suas impressões pessoais sobre o estado de saúde do prefeito licenciado, Heródoto Bento de Mello, na visita de cortesia que fizeram ao apartamento de HBM, sexta-feira passada, serão agora colocados na parede para tal.
CULPA DA TRAGÉDIA
Ano passado, na semana que antecedeu o carnaval, a Rota 116 divulgou previsão de que 170 mil veículos passariam nos quatro postos de pedágio da RJ-116 durante o período de momo.
Agora, na mesma época do ano, a previsão caiu para 160 mil veículos.
Especula-se que a diferença de dez mil veículos a menos seja motivada por gente de fora que, devido à tragédia climática de janeiro, desistiu de subir a serra no carnaval.
SEJAM BEM-VINDAS!
Olha que notícia boa para o comércio friburguense da moda íntima, que ultimamente anda meio às moscas: nesta quinta-feira, três ônibus lotados vindos de Macaé estarão aqui na cidade para um tour de compras - calcinhas, sutiãs etc. e tal - e também para gastar uns bons cobres em restaurantes, como forma de ajudar na reconstrução econômica de Nova Friburgo.
As 120 mulheres macaenses são lideradas pela prefeita em exercício do município praiano, Marilena Garcia.
HOMENS MAUS
O BNDES diz ter liberado os propalados R$ 400 milhões em créditos para as empresas serranas.
A efetiva liberação da grana, porém, está nas mãos dos banqueiros que, como sempre, estão com seus corações iguais à pedra de gelo no polo sul.
Em suma: banqueiro que é banqueiro é sempre o vilão da história, né não?
PONTO FINAL
Olney, da Superpão à Supersecretaria.
Em ambas terá que usar muito fermento.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário