Colunas
Giuseppe Massimo - 3 de maio 2011
PARA PENSAR:
“A pior prisão é um coração fechado”
João Paulo II
PARA REFLETIR:
“A paz exige quatro condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade”
João Paulo II
“QUEREMOS AULA” (1)
Universitários da Uerj, como já foi dito, protestaram na sexta-feira, 29, pressionando pela volta às aulas. Ou melhor, para o início do ano letivo 2011.
Aparentemente, a manifestação ocorrida na Câmara de Vereadores — onde aconteceu audiência pública da comissão de Educação da Alerj — deu resultado.
A reitoria da universidade pública começou a se mexer para encontrar, pelo menos, uma solução paliativa.
“QUEREMOS AULA” (2)
Como o contrato para locação do prédio da Triumph/Filó ainda não foi celebrado, a reitoria da Uerj autorizou o diretor local da instituição, professor Hélio Pedro, a abrir negociações com a Universidade Estácio de Sá, nas Braunes.
Se tudo der certo — e tomara que dê — os cursos de engenharia mecânica e computação da universidade pública funcionarão provisoriamente na Estácio, até que seja encontrada uma solução definitiva.
Aliás, o importante é acabar com o blablablá e resolver a questão, entende?
VANOZINHO FICA
O vereador licenciado Vanor Breder Pacheco estava pensando em deixar a Secretaria de Serviços Públicos para reassumir seu mandato na Câmara.
Ontem de manhã, após conversa com o prefeito Dermeval Neto e seu substituto no Legislativo, Jorge Carvalho, Vanozinho abortou momentaneamente a ideia.
HBM PASSEIA
Acompanhado de uma de suas filhas, o prefeito afastado, HBM, circulou numa cadeira de rodas por um tempinho no fim da manhã de sábado, 30, na calçada da Ariosto Bento de Mello, onde reside.
CASA DA MEMÓRIA
A Fundação D. João VI, entidade que cuida da memória documental de Nova Friburgo, digamos, continua desalojada.
Ontem, 2, porém, surgiu uma luz no fim do túnel para a reabertura da fundação.
A Prefeitura aceita pagar o aluguel das salas onde funcionavam anteriormente o Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente, no prédio dos Bancários, na Rua José Eugênio Müller, Centro.
Se a D. João VI topar, está resolvido.
BIRD NA SERRA
Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) estiveram aqui em Nova Friburgo no último sábado, 30.
A presença do bancão foi para discutir investimentos para o município relacionados à reconstrução da tragédia climática.
O encontro, com representantes do governo municipal, Firjan, OAB, entre outras entidades, foi a portas fechadas, no Bucsky, na Ponte da Saudade.
O Bird elogiou a parceria dos governos municipal, estadual e federal.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Você tem sugestões para ajudar a melhorar a educação municipal?
Se tem, não perca a oportunidade democrática de expor a sua opinião.
A partir desta quarta-feira (e em todas elas, nos meses de maio e junho), a Secretaria de Educação realizará audiências públicas, no plenário da Câmara, para formulação da proposta orçamentária do setor em 2012.
A audiência — aberta a toda a população — começa às 18h.
OBRA PÚBLICA
Para combater superfaturamentos em obras públicas e reduzir preços de licitações, o Ministério Público Federal recomendará a seus procuradores e a outros órgãos de controle a adoção de novos critérios para a fiscalização de editais e contratos.
A estratégia inclui a realização de audiências públicas e elaboração de um manual com as diretrizes.
Os novos critérios têm como base estudos do Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal, que apontam que as referências oficiais usadas nos orçamentos das obras públicas permitem que construtoras cubram valores até 25% maiores que o custo real das obras.
O movimento do Ministério Público ocorre ao mesmo tempo em que empreiteiras atuam para jogar para cima os índices de preços oficiais.
CIRURGIAS ELETIVAS
O Hospital Raul Sertã, ou melhor, a rede municipal de saúde, vai tirar o atraso em maio.
Este mês, através de mutirão, começam a ser efetuadas as cirurgias eletivas que estavam agendadas para janeiro e fevereiro e foram suspensas na ocasião, devido à tragédia climática.
16 DE MAIO
O 16 de maio, aniversário de Nova Friburgo, terá festa em Conselheiro Paulino.
Para ser mais exato, no Campo do Pastão.
No local acontecerão shows de Los Gringos, Gibi e Toque Serrano, Cabeça de Égua e bloco Globo de Ouro.
O evento é organizado pela Prefeitura, com apoio da iniciativa privada.
VELHINHA MACONHEIRA
Usuários da linha intermunicipal Friburgo-Rio foram surpreendidos com a presença de uma senhorinha de cabelos brancos, de uns 70 anos de bagagem, e aparência acima de qualquer suspeita dentro do ônibus.
A dita cuja, vejam só, abriu sua maleta de mão quando o ônibus passava pela Ponte Rio-Niterói, tirou uma seda e enrolou um produto esverdeado, que ninguém tinha dúvida que se tratava de... maconha.
Ao ser questionada, a velhinha tranquilizou os demais passageiros: “Estou apertando agora, mas só vou fumar depois”, disse.
O episódio (com testemunhas) aconteceu na terça-feira passada, na linha que saiu da rodoviária Sul, na Ponte da Saudade, às 14h.
É mole?
ACIDENTE MUSICAL
Três integrantes do grupo Swing e Simpatia — muito conhecido na região — ficaram feridos no acidente com a van que transportava os músicos no último fim de semana, após terem realizado show em Trajano de Moraes.
O veículo capotou no trevo de Santa Maria Madalena.
FICA DIFÍCIL!
A PM foi chamada para uma operação na Rua General Osório no último domingo à noite.
Chegando lá, os policiais constataram que “a queixa procedia”.
Um morador da rua (não de rua, por favor), autor do chamado, estava uma fera.
Reclamava a plenos pulmões o barulho das equipes que limpavam e lavavam a via pública, visando o conforto de toda a coletividade da área.
JOGO SOLIDÁRIO
Friburguense e Botafogo marcaram amistoso para o próximo sábado, às 16h, aqui no Eduardo Guinle.
A renda da partida será revertida em favor das vítimas da tragédia climática de 12 de janeiro.
O gesto solidário é bacana.
ENERGIA SOLIDÁRIA
Veja que boa notícia: a Energisa realiza hoje, 3, cerimônia para entregar doações de fundos, obtidas numa campanha pós-tragédia serrana, a 61 costureiros empreendedores que tinham confecções próprias, mas perderam seus equipamentos na calamidade de 12 de janeiro.
Cada um dos beneficiados receberá R$ 4.166,66 para adquirir um kit fechado de três máquinas têxteis e ainda um financiamento de R$ 1.333,33 para quitação dos equipamentos, a fim de reiniciar a vida.
A Energisa tem apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo e ainda contará com o apoio da Frilog no transporte das máquinas.
A cerimônia acontece às19h30, no Chimarron.
SAÚDE É O QUE INTERESSA
A concessionária Águas de Nova Friburgo lançou internamente diversos projetos que visam o bem-estar e desenvolvimento de seus funcionários.
E um destes projetos voltados para os funcionários, intitulado “Saúde é o que interessa”, já começou a dar frutos e troféus.
A equipe formada por seis corredores da concessionária fez bonito na competição denominada “Terê Adventure”, ocorrida no município vizinho, dentro das comemorações do 1º de Maio.
A equipe subiu no pódio três vezes.
Palmas para os friburguenses Francisco de Assis Silva (1º lugar), Hailton de Oliveira (3º) e Robson Salgado (1º) em suas faixas etárias.
E também para os outros que aderiram ao programa da empresa.
JÁ VAI TARDE
Osama Bin Laden já está no inferno.
PONTO FINAL
Eu, você, todos nós já sabíamos: contra o eterno freguês, o campeonato é sempre líquido e certo.
Mengo, Mengo, Mengo...
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário