Colunas
Giuseppe Massimo - 29/02/2012
PARA PENSAR:
“A água turva não mostra os peixes ou conchas no fundo; o mesmo faz a mente nublada”
Buda
PARA REFLETIR:
“Nunca se deve engatinhar quando se tem o impulso de voar”
Helen Keller
AÇÃO CONTRA EGOÍSTAS
O atual secretário municipal de Obras anda indignado da vida.
O motivo de tanta revolta do engenheiro Clauber Domingues é a falta de cidadania de um punhado de friburguenses que, vejam só, para resolver algum tipo de problema individual estão lacrando bueiros com entulhos e cimento e, mais ainda, construindo quebra-molas em suas ruas para mudar o curso das águas das chuvas.
O secretário tem razão quando diz que gente desse tipo, que só olha para o próprio umbigo, não aprendeu nada com a tragédia e não está nem aí para a coletividade.
NO MAIS...
O secretário de Obras está acionando a Procuradoria da Prefeitura para tomar as devidas medidas legais contra essa parcela mesquinha, burra e ignorante da comunidade que lacra bueiros ou constrói quebra-molas para mudar ilegalmente o rumo das águas que, normalmente, costumam provocar prejuízos para outros cidadãos.
Ele, o secretário, está correto ao agir contra os egoístas em questão.
FOGO AMIGO
São impublicáveis as afirmações que os dois vereadores do PR local, Edson Flávio e Isaque Demani, andam falando um do outro.
Dizem que o motivo para tanta confusão é uma briga de espaço político dentro do próprio partido.
E, mais do que isso, uma disputa acirrada por uma eventual indicação para candidato a vice-prefeito na coligação majoritária que o PR pretende sacramentar com o PSB de Saudade Braga.
Calma, gente!
1º LUGAR
A Secretaria Estadual de Educação divulgou esta semana o resultado do Saerj 2011, também conhecido como Saerjinho, que consiste numa avaliação feita com alunos de todas as escolas da rede pública estadual para aferir o rendimento de aprendizado dos alunos a cada fim de ano letivo.
E, boa notícia, a garotada friburguense das 5ª e 9ª séries e ainda do terceiro ano do ensino médio das 27 escolas estaduais daqui de Nova Friburgo obtiveram a melhor média em todo o Estado do Rio nas provas de matemática e português.
Vale lembrar que o resultado positivo foi conquistado justamente no ano que a Região Serrana sofreu a maior tragédia climática do país e uma das oito maiores em termos de deslizamento no mundo, com a rede pública de ensino atingida em cheio.
Parabéns, garotada!
POSTO AVANÇADO
A Águas de Nova Friburgo inaugurou nesta segunda-feira mais um serviço aos consumidores friburguenses.
A concessionária lançou o projeto atendimento móvel no qual uma equipe de funcionários dentro de uma van padronizada está visitando semanalmente os distritos de Conselheiro Paulino e Lumiar e ainda o bairro de Olaria oferecendo os mesmos serviços da loja comercial na Moisés Amélio.
O atendimento itinerante foi iniciado por Conselheiro, com a referida van estacionada em frente à UPA.
MAZELAS DA ROBERTO SILVEIRA
Salta aos olhos as inúmeras mazelas que margeiam a Avenida Roberto Silveira, o eixo rodoviário ligando Duas Pedras ao distrito de Conselheiro Paulino e, claro, Nova Friburgo aos demais municípios da Região Centro-Norte Fluminense.
Não vamos, pelo menos por enquanto, destacar o trânsito infernal da via, cada dia mais engessado pelo excesso de veículos e, claro, pelo estacionamento irregular nas laterais da avenida.
Os casos em questão, no momento, são outros: na foto à esquerda, reparem, o poste de (ir)responsabilidade da Oi Telemar, que só não caiu ainda porque está amarrado por um cabo de aço ao sinal de trânsito próximo à ponte do Jardim Ouro Preto; reparem também na outra foto, a quantas anda a porta de entrada do Ciep Glauber Rocha, no Prado, onde o capim cresceu e está igual a um pasto. Aqui, entre a gente, não é porque a escola é pública que não mereça o cuidado de um jardineiro, entende?
PULE DE 10
Em outubro tem eleição.
Além da eleição para escolha dos futuros prefeito e vereadores, também está marcado o pleito para definir o substituto do atual presidente do Friburguense, Raul Marcos Pires Gonçalves, que após dois mandatos consecutivos deixará o cargo.
A rádio tricolor serrano garante que o nome do atual presidente da Imperatriz de Olaria e também presidente do Conselho Deliberativo do Frizão, Vagner Faria, é tido como favas contadas.
A conferir.
SEGUE...
O Friburguense estreia na Taça Rio hoje, fora de casa, contra o Nova Iguaçu—seu algoz na final do troféu Edilson Silva.
Nas contas do Friburguense, com 11 pontos conquistados na Taça Guanabara, o time só precisa ganhar mais três ou quatro em sete jogos para se manter na elite do futebol estadual.
Mas, o técnico Gérson Andreotti e seus comandados almejam voo mais alto.
Ou seja, repetir o desempenho do primeiro turno e, quem sabe, beliscar uma vaga na semifinal da Taça Rio.
LÁ OU CÁ?
O ano letivo dos universitários da Uerj do campus de Nova Friburgo será iniciado na próxima segunda-feira, 6.
Até ontem os alunos não tinham certeza ainda se as aulas serão iniciadas na Estácio de Sá, como ocorreu em 2011, ou em um dos galpões da Fábrica de Filó, que foi alugado e está sendo reformado para atender aos futuros engenheiros mecânicos e de computação.
PONTO FINAL
Deu nos jornais: a presidenta Dilma Rousseff vai abrir os cofres da União para liberar a verba necessária à reconstrução da base brasileira na Antártica, destruída no último fim de semana, por um incêndio.
Diga-se, nada contra.
Mas a gente aproveita a ocasião para lembrar à excelentíssima dona Dilma que não se esqueça também das promessas semelhantes de reconstrução que fez aqui, em Nova Friburgo, após a tragédia climática de 2011 e que andam a passos de cágado.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário