Colunas
Giuseppe Massimo - 28/11/2013
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Ayxa Nara Rezier
por Lúcio Cesar Pereira
ProJovem I
Depois de tantos problemas, como a falta de pagamento aos profissionais e de vales-transporte aos alunos e muitas reclamações, a Prefeitura resolveu evocar a lei para aplicar multa à empresa CCCM, com base no estabelecido no contrato.
ProJovem II
A Prefeitura fez pelo menos duas notificações à empresa por conta desses problemas que vêm sendo denunciados há algum tempo por vereadores na Câmara.
O caso também está sendo acompanhado pelo Ministério Público Federal.
Pedido de vistas
Se a moda pega — o tal pedido de vistas aos projetos (direito de cada vereador) —, a coisa pode ficar feia na Câmara.
Os vereadores podem pedir vistas a qualquer projeto desde que seja deliberado por maioria de votos pelo plenário. Concedido, o vereador tem três dias para analisar.
Nos corredores o comentário é que a decisão de dar ou não vista não será por interesses técnicos, mas de acordo com a conveniência de cada edil.
Vale ressaltar, portanto, que a decisão do pedido de vistas não cabe ao presidente ou à mesa diretora, mas sim, à maioria de votos.
Dois pesos e duas medidas, se é que você me entende.
Homenagem
Na sessão desta quinta, 28, às 17h30, será realizada homenagem póstuma na Câmara de Vereadores ao subtenente Antônio Gripp, do Bope.
O friburguense foi morto em combate e a família receberá moção especial de louvor assinada por todos os 21 vereadores.
Autoridades militares são aguardadas na sessão, que não será específica.
Os trabalhos seguirão normais e só serão interrompidos para a homenagem.
Polêmica
Mais uma polêmica no Legislativo friburguense. A bola da vez é o projeto de autoria do vereador Wellinton Moreira que prevê para todos os pacientes a possibilidade de levar consigo a cópia do prontuário médico.
A proposta, que tramita na casa há mais de 40 dias, chegou a ir ao plenário, mas acabou adiada sua apreciação para a sessão de terça, 3.
Prontuários médicos
O adiamento se deu por um pedido de vista do vereador Renato Abi-Ramia, que tinha analisado o projeto e dado parecer contrário na Comissão de Justiça e também na Comissão de Saúde.
A medida valeria tanto para a saúde pública como privada.
Resistência
O projeto encontra resistência na classe médica e opiniões diversas no Legislativo.
A legalidade é contestada, mas tanto o autor como quatro dos cinco membros da Comissão de Justiça sustentam sua constitucionalidade.
Mas, e para os pacientes? É benéfico?
Conferência da Saúde
Apesar da indagação de um grupo de vereadores na reunião ordinária da última terça-feira, 26, a comissão do Conselho Municipal de Saúde diz que mantém as datas da conferência, inclusive com toda a programação de palestrantes, de 29 de novembro a 1º de dezembro, na Câmara.
Ressalta ainda que foi dada a devida publicidade à conferência e que, portanto, não vê motivos para atender ao pleito do grupo de edis.
Farpas
Quem tem assistido às sessões da Câmara nota uma elevação na troca de farpas e até nos confrontos diretos entre alguns vereadores.
Uns mais em foco, outros menos.
Seriam as tais pesquisas que rolam por aí?
Ataques
No mais, ataques diretos ao governo municipal e consequentes defesas e ataques ainda mais certeiros ao governo do estado.
Seriam já as eleições 2014 batendo à porta?
Se neste fim de ano já está assim, imagina na Copa...
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário