Colunas
Giuseppe Massimo - 26 de outubro 2011
PARA PENSAR:
“A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar noutro lugar o que ela não nos pode dar”
Sigmund Freud
PARA REFLETIR:
“O homem que só bebe água tem algum segredo que pretende ocultar dos seus semelhantes”
Charles Baudelaire
AÇÃO CIVIL PÚBLICA (1)
A promotora Luciana Soares Rodrigues, da Promotoria de Tutela Coletiva, informou que o Ministério Público ajuizou em 6 de setembro ação civil pública contra os governos municipal e estadual obrigando-os a implementar um plano emergencial de alerta e contingência abrangendo 254 áreas de risco de Nova Friburgo.
Segundo ela, a Justiça deferiu liminar favorável ao MP.
A promotora lista uma série de ações a serem implementadas pelo poder público entre 15 e 30 de outubro, algumas já vencidas, e sem nenhuma providência.
AÇÃO CIVIL PÚBLICA (2)
Os pedidos do MP contra os governos estadual e municipal para atender à população em áreas de risco não só englobam como vão além dos pretendidos pelo movimento “Eu luto!”.
Senão vejamos: “A implementação total, até o dia 30 de novembro de 2011, de sistema de alerta preventivo de chuvas fortes através de central de monitoramento climático, com a instalação de sirenes em todas as áreas de risco povoadas com mais de 50 pessoas e o treinamento da população respectiva; e a cientificação de todas as pessoas que se encontram em área de risco até 30 de outubro de 2011, mediante visitas pessoais domiciliares e divulgação na internet, da abrangência das áreas de risco e da localização dos pontos de apoio seguro para onde devam ir em caso de chuvas, alertas por carros de som e informes na imprensa locais”, informa o MP.
E MAIS AINDA...
Outros pedidos do MP contemplados na ação civil pública são “a implementação, até 15 de outubro de 2011, de sistema onde qualquer cidadão possa se inscrever para receber gratuitamente torpedos via celular, alertando a chegada de chuvas fortes a Nova Friburgo. A estruturação dos pontos de apoio com água, alimentos e material de higiene, por parte do Município, bem como a reestruturação da Defesa Civil Municipal, com a contratação de mais engenheiros e geólogos também são objeto da ação”.
ESTRADA DO CONTORNO
Tem dinheiro para as obras do Maracanã? Tem sim senhor!
Tem dinheiro para as obras da Estrada do Contorno? Para a obra ainda não, mas para o projeto topográfico, cadastral, viário e estrutural da nova rodovia que o governo estadual pretende construir aqui, em Nova Friburgo, já tem e está liberado.
O DER publicou no Diário Oficial do Estado um extrato contratual autorizando o pagamento à empresa LGO Topografia Ltda pela execução do serviço.
O valor contratado é de R$ 848.545,75.
SEGUE...
A propalada Estrada do Contorno, segundo o projeto elaborado pela empresa LGO Topografia, terá 42 km de extensão, entre Mury e o trevo de Duas Barras, na RJ-116, passando ainda pelas estradas vicinais de Bom Jardim, BJ-18 e BJ-34.
NO AR
Não era um avião, nem um pássaro e nem aquele super-herói, mas um helicóptero.
Chamou a atenção o voo de um helicóptero sobre os quatro cantos de Nova Friburgo—você viu, né?—na manhã de ontem, terça-feira.
Dentro da aeronave, representantes do Ministério Público, Polícia Militar e Bombeiros.
Além de observar de perto a situação das encostas e áreas de risco, a vistoria solicitada pelo MP teve como objetivo colher subsídios para a elaboração de um plano de contingenciamento de saúde, mais especificamente de unidades básicas.
PEZÃO AO TELEFONE
Pezão, o vice, ligou ontem no fim da tarde para o celular do colunista.
Ele contesta a nota da coluna que afirma que nada está sendo feito em relação às 3.480 casas populares em Nova Friburgo.
E disse ao colunista que a construção das mesmas começa agora em novembro.
Disse mais: Dilma libera hoje, quarta-feira, mais R$ 320 milhões para obras na Região Serrana.
DRAGAGEM
As obras do PAC em Conselheiro Paulino, como noticiado, estão sendo retomadas esta semana.
Sobretudo, o andamento da canalização do Rio Bengalas.
Outra boa notícia para a população do sexto distrito é a chegada de equipamentos para dragagem do Rio Córrego Dantas que deságua no Prado, aquele que corta o terreno do Nova Friburgo Futebol Clube.
A promessa é que o serviço comece nos próximos dias!
CANA E CANA
A PM interceptou a entrada de 2.500 latinhas de cerveja no presídio carioca onde ficam presos policiais, o tal do BEP.
Moral da história: o pessoal está em cana, sem cana, né não?
SEI NÃO!
Os jornais publicaram em destaque ontem, terça, a foto de Dilma e Lula em Manaus (AM), ambos com cocares na cabeça.
Juro que fiquei em dúvida qual dos dois é o verdadeiro cacique da tribo.
ENEM NADA
Hoje faz três dias que as provas do Enem foram concluídas e, contradizendo os anos anteriores, não veio à tona nenhum grande escândalo.
Isso é um escândalo!
PONTO FINAL
“Se Deus não existe, tudo é permitido”, de Dostoiévski.
“Se Deus não existe, tudo é absurdo”, de Ariano Suassuna.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário