Colunas
Giuseppe Massimo - 25 de março 2011
PARA PENSAR:
“A única tristeza que não tem consolo na vida é a tristeza que se mereceu”
Jacinto Benavente
PARA REFLETIR:
“Às vezes, inventar é mais fácil do que nos adaptarmos ao inventado”
Carlos Drummond de Andrade
NOVA FRIBURGO DIZIMADA
O Ministério Público atualizou esta semana a lista de desaparecidos em Nova Friburgo na tragédia climática de 12 de janeiro: 85.
O número de vitimas fatais na cidade permanece em 428.
16 DE MAIO (1)
O secretário municipal de Turismo telefonou ontem, 24, para confirmar a notícia publicada no início da semana pelo colunista, dando conta que o tradicional desfile cívico-militar de 16 de maio, data de aniversário do município, será abrilhantado com a presença das escolas de samba da cidade.
De acordo com José Motta, ratificando a nota do Massimo, Vilage, Imperatriz, Saudade, Prado e Alunão — não necessariamente nesta ordem — unidas na avenida, desfilarão de branco, cantando e sambando o amor por Nova Friburgo.
O Massimo repete que aprova a iniciativa e dará nota 10 para todas elas.
16 DE MAIO (2)
O secretário de Turismo aproveitou a ligação para dar uma outra boa notícia sobre o aniversário do município: na véspera do 16 de maio, na Via Expressa, acontecerá apresentação de uma grande orquestra, um renomado grupo de balé e espetáculo de um famoso coral, antecedendo à apresentação de show de renomado artista.
Ainda segundo ele, os nomes da programação já estão definidos, mas só serão divulgados depois de cumpridos os trâmites legais.
Detalhe: o evento será pago pelo governo estadual.
16 DE MAIO (3)
O município de Petrópolis, que semana passada aniversariou, ganhou presente semelhante do governo estadual.
Lá se apresentaram o coral, balé e orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, espetáculos encerrados com show de Maria Rita.
Se o nosso presente do governo estadual for igual, convenhamos, está ótimo!
APOIO AO MORANGO
A região de Campo do Coelho, tida como a maior produtora de morango do Estado do Rio, foi uma das mais devastadas na tragédia climática de janeiro.
Esta semana, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, anunciou que incluirá os produtores de morango no programa Frutificar.
O Frutificar já incentiva — com assistência técnica, financiamento com juros de 2% ano e apoio à comercialização — a produção de abacaxi, goiaba, coco, pêssego, uva, banana, maracujá, manga, laranja, tangerina e limão, em várias regiões fluminenses.
FICHAS LIMPA E SUJA
A decisão do STF sobre a Lei Ficha Limpa, quarta-feira, 23, atingiu em cheio as pretensões do deputado estadual (suplente), Rogério Cabral, de reconquistar seu mandato efetivo na Alerj.
Valendo o ficha suja em 2010, a cadeira permanecerá com o deputado Átila Nunes, que herdou a vaga de titular de Rogério Cabral, mesmo tendo a metade dos votos do político friburguense, graças aos votos de um candidato de seu partido com vasta folha corrida.
RODOVIÁRIA OBSOLETA
A previsão é do superintendente da Autran, coronel Celso Novaes: por conta do cartão Fricard, que substituiu o vale-transporte em papel, a Rodoviária de Integração César Guinle, na Praça Getúlio Vargas, deverá estar desativada em mais ou menos um mês, logo depois da Páscoa.
Assim que a rodoviária for desativada, segundo a Autran, o trânsito será reordenado nas adjacências da Getúlio Vargas.
ZERO TERCEIRIZADO
O governo municipal já enviou à Câmara anteprojeto propondo ampliar e terceirizar a Zona de Estacionamento Rotativo (Zero).
Ontem, 24, Celso Novaes foi defender a aprovação da matéria perante os legisladores friburguenses.
SEM CONCESSÃO
A Autran anunciou esta semana a suspensão de dez licenças de permissão de motoristas de veículos escolares, nove deles por um ano e um por seis meses.
São motoristas que cometeram pelo menos uma infração grave ou foi reincidente em infração média nos últimos 12 meses.
A suspensão de permissão, nestes casos, está prevista no artigo 138 do Código Nacional de Trânsito.
Em suma: escreveu, não leu, o pau comeu, entende?
PONTO FINAL
Trocadilho: a Lei do Ficha Limpa “si” Fux no pleito de 2010!
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário