Giuseppe Massimo - 24 de março 2011

domingo, 31 de julho de 2011
Glenda Ludwig
Lúcio Cesar Pereira
Glenda Ludwig Lúcio Cesar Pereira

PARA PENSAR:

“É menos mau inquietar-se na dúvida do que descansar no erro”

Alessandro Manzoni

PARA REFLETIR:

“Os homens podem dividir-se em dois grupos: os que seguem em frente e fazem alguma coisa e os que vão atrás a criticar”

Sêneca

LICENÇA DE HBM

Na semana passada, Heródoto mandou à Câmara novo pedido de licença médica por 45 dias, cujo teor depende do relatório final da comissão especial do próprio Legislativo, criada com fins específicos de saber qual é o real estado de saúde físico e mental do prefeito licenciado.

Pois bem, a comissão deve fechar seu trabalho e entregá-lo para decisão final e soberana do plenário da Câmara.

O colunista acredita que a comissão vai propor a aprovação da licença médica, não por 45 dias como pediu HBM, mas pelo dobro do período, 90 dias.

Se o plenário vai acatar, não sei.

OUTRA TENDÊNCIA

A Câmara, como se sabe, recebeu, semana passada, uma representação popular propondo a cassação definitiva do mandato de Heródoto.

Há fortes resistências entre os vereadores em abrir uma comissão processante neste sentido.

O caso, aliás, pode mexer com as estruturas do Legislativo.

A conferir.

CONDOMÍNIO INDUSTRIAL

A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou na terça-feira, 22, proposta de benefício fiscal para empresas que venham a se instalar num futuro condomínio industrial aqui em Nova Friburgo.

O ICMS delas, a exemplo do que acontece em condomínio idêntico em pleno funcionamento em Bom Jardim, seria reduzido de 19% para 2%.

A tendência é que a matéria seja aprovada no plenário da Alerj e encaminhada para uma palavra final do governador Sérgio Cabral.

PESOS E MEDIDAS

O BNDES tem divulgado que a liberação de créditos para o empresariado serrano está andando rápido.

Entretanto, o que se ouve do outro lado são ainda muitas lamúrias não só com a morosidade, mas também com relação aos valores individuais abaixo das necessidades, além de mudanças, para pior, nas condições de pagamento.

BULA

A partir do próximo dia 31, cerca de 20 mil apresentações de remédios ficarão 6% mais salgados.

O reajuste já está oficializado na bula do governo federal.

NOMEAÇÃO (1)

A Prefeitura tem novo secretário de Projetos Especiais.

O engenheiro Gustavo Sarruf Estefan, digamos, ficará subordinado à equipe do supersecretário de Planejamento, Olney Botelho.

NOMEAÇÃO (2)

O advogado Carlos Alberto Braga, ex-Procon, teve sua nomeação confirmada para o comando da Secretaria Municipal de Administração, de acordo com nota antecipada por esta coluna.

UERJ NA FILÓ (1)

O colunista já havia antecipado a notícia que, agora, caminha para ser oficializada: o campus da Uerj de Nova Friburgo, que ficou inviabilizado no Parque da Cascata após a tragédia climática de janeiro, será mesmo transferido para o prédio da Fábrica de Filó.

O diretor do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), professor Hélio Pedro Amaral Souto, publicou esta semana comunicado oficial neste sentido, no site da Uerj, afirmando que “é grande a probabilidade” da transferência ocorrer já, já.

UERJ NA FILÓ (2)

No referido comunicado oficial, a Uerj acertou com a Triumph Internacional – leia-se Filó – o aluguel dos prédios cinco e sete da empresa, ambos com três andares, onde a universidade pretende ampliar os cursos oferecidos.

Os imóveis passarão por reforma, adequação e instalação de infraestrutura e, se Deus quiser, estarão aptos em mais ou menos um mês.

A expectativa é de que as aulas no campus sejam retomadas em maio.

Antes tarde do que nunca.

EMBARQUE

O prefeito Dermeval Neto embarcou ontem à noite para os EUA.

Volta ao Brasil dia 30, e reassume o mandato dois dias depois.

VIAGEM

O prefeito interino Sérgio Xavier estará hoje em Brasília.

Ao lado de Olney Botelho, entre vários compromissos, terá encontro com os senadores fluminenses Lindberg Farias e Francisco Dornelles.

PERGUNTA FINAL

Qual foi mesmo o legado de Obama no Brasil?

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.