Colunas
Giuseppe Massimo - 23 de agosto 2011
PARA PENSAR:
“Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir”
José Saramago
PARA REFLETIR:
“A persistência é o menor caminho do êxito”
Charles Chaplin
VERBA DA RECONSTRUÇÃO
O vice-governador Luiz Fernando Pezão pediu mais R$ 688 milhões à presidente Dilma Rousseff para que o governo estadual faça obras de encostas e dragagens nos sete municípios serranos, antes do próximo período de chuvas.
O Estado, porém, sabe que diante do contingenciamento de recursos federais face à crise econômica mundial, dificilmente haverá um repasse imediato de verbas.
Pezão sugere que a grana seja emprestada, via BNDES.
E...
Em recente visita a Nova Friburgo, Pezão anunciou aos empresários serranos um novo socorro de R$ 300 milhões via BNDES.
A promessa de que o valor seria liberado em agosto dificilmente se concretizará.
O vice-governador informa que a nova linha de crédito depende de um sinal verde da ministra Mirian Belchior, do Planejamento, Orçamento e Gestão.
LEI DA LÍNGUA
A Câmara promulgou lei municipal tornando obrigatória a utilização da língua portuguesa em anúncios comerciais e publicitários.
Quando houver nomes, expressões ou frases estrangeiras nas peças, a lei obriga que seja feita a tradução correspondente, com um detalhe: em tamanho maior, colocado acima da referida frase, nome ou expressão.
O descumprimento da lei sujeitará o infrator a uma multa de 40 Ufirs.
SEGUE...
A lei municipal obrigando a utilização do nosso idioma ou sua tradução vale, segundo está escrito no texto para os painéis, para adesivos, colagens, plotters e outdoors.
Aliás, reparem nas duas expressões da própria lei que, se fossem levadas ao pé da letra, estariam sujeitas às penalidades previstas pela própria, percebe?
SEGUE AINDA...
Se a lei promulgada pela Câmara for levada ao extremo, como seria divulgado publicitariamente um “show no shopping, com couvert artístico, com direito a um drink”, por exemplo?
Sei lá, sei não!
MAS...
Em um aspecto, sejamos justos, a lei municipal da língua portuguesa tem um lado positivo.
Tem algumas peças publicitárias que exageram e ficam até pedantes tamanha a quantidade de expressões estrangeiras.
Em suma: nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno... o melhor é o bom senso!
DEBANDADA
O PR, partido que elegeu dois vereadores (Edson Flávio e Isaque Demani) em 2008 aqui, em Nova Friburgo, está com um pepinaço para o pleito municipal do ano que vem: a maioria da lista prévia de filiados para concorrer à vereança ameaça deixar o partido.
Vale dizer que o comando da sigla foi tirado pela regional de Isaque Demani e entregue a Edson Flávio há uns 40 dias e, segundo comentários, teria provocado a ameaça de debandada ampla, geral e irrestrita.
A conferir!
PEQUENAS USINAS
A primeira das três unidades geradoras da Pequena Central Hidrelétrica (PCH), construídas pela Energisa na Bacia do Rio Grande, aqui, na Região Serrana, entrou em operação comercial na última sexta-feira, 19, em São Sebastião do Alto.
As outras duas unidades já estão em fase de teste operacional.
Quando estiverem na plenitude, as três poderão gerar anualmente cerca de 160 GWh.
DA GEMA (1)
Tido como uma das novas promessas do mundo das lutas livres, o friburguense Edson Barbosa irá participar do UFC Rio, no próximo dia 27, sábado agora.
Na categoria peso leve, o lutador friburguense disputará o título contra o inglês Ross Pearson.
Detalhe: Edson Barbosa já fez oito duelos como profissional, dois deles no UFC, ganhando todos.
DA GEMA (2)
Um dos gestos mais bonitos do final de semana foi do lateral flamenguista Rafael Galhardo mostrando seu amor pela terra natal ao estampar a camisa “100% Nova Friburgo” na comemoração brasileira no Mundial Sub-20, na Colômbia.
Nós, friburguenses, estamos precisando ver coisas assim para ajudar a levantar o astral do município, percebe?
PONTO TURÍSTICO
Depois de sete meses fechado, por conta dos estragos sofridos na tragédia climática, o Jardim do Nêgo foi reaberto ao público.
As esculturas, em sua maioria, foram recuperadas, com outras novidades para os visitantes.
Beleza pura!
PONTO FINAL
Ante a avalanche de denúncias, perguntar não ofende — ou, pelo menos, não deveria:
Quem será o próximo ministro(a) a ser posto para fora do governo Dilma?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário