Colunas
Giuseppe Massimo - 22/03/2012
PARA PENSAR:
“Quem me dera ao menos uma vez explicar o que ninguém consegue entender...”
Renato Russo
PARA REFLETIR:
“Se você vai tentar, vá até o fim. Caso contrário, nem comece”
Charles Bukowski
NEM BOM, NEM RUIM
Ontem, véspera do Dia Mundial da Água, a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou avaliação feita em 49 rios de 11 estados diferentes sobre o nível de qualidade dos mesmos.
Nenhum obteve classificação boa ou ótima.
A grande maioria, cerca de 75%, tiveram conceito regular.
É o caso da aferição feita no Bengalas, principal rio friburguense.
NO MAIS...
Num passado recente, a mesma pesquisa havia classificado o nível de qualidade do Bengalas como ruim.
Acredita-se que a melhoria da mais nova avaliação tenha íntima relação com a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto de Olaria e a colocação de receptores em vários trechos do rio.
CP DA CÂMARA (1)
Deu a lógica: Vanozinho se declarou impedido e Pierre Moraes passa a compor a Comissão Processante da Câmara que, como se sabe, pode resultar no afastamento definitivo de Dermeval Neto da Prefeitura.
Pierre terá a mesma incumbência da CPI da Tragédia, ocupando o cargo de relator da CP.
Aqui entre a gente, não precisa ser nenhum vidente para imaginar qual será o relatório final desta comissão, entende?
CP DA CÂMARA (2)
A Câmara demorou 15 dias para conseguir chegar a um denominador comum em relação à formação da CP contra Dermeval.
A comissão terá Edson Flávio como presidente; Pierre Moraes, relator; e Manoel Martins, como ele mesmo se definiu, “vou assistir a tudo”.
Nesse caso, apenas um membro (no bom sentido, claro!).
CP DA CÂMARA (3)
O prazo de até 90 dias para a CP apresentar o seu relatório final só começa a contar a partir da data da notificação pessoal a ser feita ao prefeito afastado.
A partir de hoje, servidores da Câmara vão tentar encontrá-lo em alguns endereços, como residência, local de trabalho etc.
E ele, Dermeval, está na cidade?
SEGUE...
Caso não consiga êxito na notificação pessoal de Dermeval, a CP irá publicar futuramente um ato oficial que, segundo o relator da comissão, tem o mesmo efeito legal.
CONFRONTO DIRETO
O meu, o seu, o nosso Friburguense só conseguiu até agora um único ponto na Taça Rio.
O tricolor serrano que na Taça Guanabara havia conquistado 11 pontos ocupa atualmente a 11ª colocação na soma geral do Estadual.
O time tem seis pontinhos de vantagem sobre o penúltimo colocado e sete sobre o último, mas não pode mais bobear para não correr risco de rebaixamento.
Aliás, o embate contra o Olaria neste fim de semana é um jogo chamado de seis pontos.
Ganhou, fica na boa.
Caso contrário...
OPÇÃO
Os jovens brasileiros vão poder optar por servir às Forças Armadas ou à Defesa Civil.
É o que diz o Estatuto de Proteção Civil, relatado pelo deputado friburguense Glauber Braga, já aprovado pelo Congresso Nacional e na dependência apenas da sanção presidencial para entrar em vigor.
INFORMATIVO
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) de Nova Friburgo lançaram este mês um informativo on-line para divulgar notícias atualizadas sobre comércio e economia.
O informativo é endereçado não apenas às empresas associadas, mas também para profissionais da imprensa, escritórios de contabilidade e empresários de diversos setores.
Algo em torno de mil e-mails disparados a cada edição.
LIXO LÁ...
Marcando a retomada do movimento Ame Nova Friburgo—criado há dez anos pelo saudoso produtor Sergio Madureira, juntamente com um grupo de abnegados—será lançada a campanha “Lixo lá... No seu devido lugar”.
A ação visa conscientizar as pessoas quanto aos malefícios de se jogar lixo a qualquer hora e em qualquer lugar—uma prática que tem se tornado muito comum na cidade.
Os organizadores querem iniciar a campanha pela Avenida Alberto Braune, coração comercial da cidade, onde é rotineira a falta de consciência comunitária, que só serve para sujar e emporcalhar a minha, a sua, a nossa Nova Friburgo.
Eu apoio.
AINDA SOBRE...
Sobre a informação de que Nova Friburgo teria obtido conceito “A” nos anos de 2006, 2007 e 2008 no Índice Firjan de Gestão Fiscal—na administração da então prefeita Saudade Braga—vale o esclarecimento de que o mesmo se refere ao quesito “liquidez”, um dos cinco que compõem o estudo anual.
Nos anos em questão, os conceitos finais do município no IFGF não passaram de dois “C” e um “B”.
Ou seja, o resultado de 2010—um “B” aferido com a nota 0,6595—foi melhor do que todos os três conceitos do governo socialista.
PONTO FINAL
De J. Petit-Senn: “Tratemos de acreditar na metade do bem que dizem de nós. E de não acreditar na metade do mal que dizem dos outros”.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário