Giuseppe Massimo - 20/08/2013

terça-feira, 20 de agosto de 2013
Clara Taranto
maquiagem Contém1g  
por Lúcio Cesar Pereira
Clara Taranto maquiagem Contém1g por Lúcio Cesar Pereira

PARA PENSAR:

"A esperança não murcha, ela não cansa, também como não sucumbe à crença. Vão-se os sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança”

Augusto Cury

 

PARA REFLETIR:

"A ausência da evidência não significa evidência da ausência”

Carl Sagan

 

GRANDE RISCO (1)

Um em cada seis friburguenses reside em área de risco de deslizamento ou de enchente.

A estimativa preocupante foi feita pela Defesa Civil durante apresentação da revisão do plano de redução de riscos do município, na sexta-feira, 16, em audiência pública realizada na Câmara.


GRANDE RISCO (2)

Segundo a Defesa Civil, 18.632 pessoas moram em áreas com risco de deslizamentos e outras 2.656 em locais com risco de inundações. 

O município tem 5.322 imóveis distribuídos em 99 áreas tidas como perigosas para morar.

Parece ser uma situação preocupante após a tragédia de 2011. E é.

 

A PROPÓSITO

A Defesa Civil fez ampla divulgação sobre a audiência pública em que apresentou o estudo do novo plano de risco de Nova Friburgo.

Porém, quase ninguém deu importância ao fato.

No plenário da Câmara, apenas uma meia dúzia de — força de expressão — gatos pingados.


NO MAIS...

Inclusive, com uma minoria de vereadores e demais autoridades e ainda quase nenhum representante das comunidades em área de risco na audiência realizada pela Defesa Civil, fica uma observação: cá pra nós, tão grave quanto a enorme quantidade de pessoas vivendo em área de risco é o fato de pouquíssimos estarem atentos às ações para reduzir o risco da população, entende?

 

ESPAÇO SIDERAL

O jornalista e empresário João Carlos Leal, morador de São Pedro da Serra, é um dos cem inscritos num projeto de uma empresa holandesa dispostos a ir morar em... Marte.

Agora, se o projeto fosse para selecionar friburguenses interessados em ir morar na Lua, com certeza a procura seria muito maior.

Até porque, o que tem de gente com a cabeça no satélite natural da Terra é uma barbaridade, né não?


VELÓRIO EM CASA

Correspondentes da coluna no aprazível distrito de São Pedro da Serra contam que os velórios na comunidade estão sendo realizados nas casas dos entes do falecido.

Segundo eles, o fato se dá porque a despedida dos mortos está proibida na igreja do distrito.

  

MEIO AMBIENTE

Inicialmente prevista para o início de agosto, a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente será realizada amanhã, às 14h30, no plenário da Câmara.

 

ATO E EFEITO

A deflagração das blitzes para flagrar motoristas devedores do IPVA, creiam, provocou um corre-corre às agências bancárias e, claro, ao site do Detran, para marcação da vistoria obrigatória dos veículos.

A procura é tão grande, vejam só, que a marcação, que era feita para até 48 horas, agora demora cerca de dez dias.


A PROPÓSITO

Agentes do Detran, Autran e Polícia Militar voltam às ruas e avenidas da cidade esta semana, provavelmente a partir de hoje, 20, para a segunda etapa da fiscalização do IPVA.

Quem estiver devendo corre o risco de ter o veículo apreendido.


NO MAIS...

Na semana passada, a operação para fiscalizar o IPVA apreendeu 131 veículos em Nova Friburgo.

Depois de pagarem o que era devido, proprietários foram obrigados ainda a obter o "nada consta” no Detran, no centro de Duas Pedras, para então terem seus veículos de volta.

Na sexta-feira, 16, o sistema do órgão saiu do ar e deixou a galera na mão, o que gerou muitos protestos, só contidos com a chegada da Polícia Militar.

Além de não conseguirem liberar seus veículos, os proprietários tiveram que pagar ontem, 19, mais duas diárias de R$ 70 cada — referentes a sábado e domingo.


MAIS (OU MENOS) MÉDICOS

Nova Friburgo e outros oito municípios do Centro-Norte fluminense se cadastraram no propalado programa Mais Médicos, menina dos olhos da presidenta Dilma.

Porém, nenhuma das cidades da região será beneficiada pelo programa na primeira etapa.

O Mais Médicos, no caso, virou menos, percebe?


ALIÁS...

Dos 1.618 médicos brasileiros e estrangeiros inscritos no programa Mais Médicos, apenas 70 foram selecionados para atender o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Rio.

E, repetindo: nenhum deles para o Centro-Norte fluminense.


CARRO BLINDADO

Sabe o vereador que comprou um carro blindado?

Tentou, mas não conseguiu emplacá-lo no Detran.

O equipamento de segurança pessoal só é permitido acompanhado de documento especial do Exército.

Aliás, há motivo para um político friburguense andar de carro blindado?


PONTO FINAL

De Zig Ziglar: "As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente”.


TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.