Colunas
Giuseppe Massimo - 20/03/2012
PARA PENSAR:
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”
Fernando Pessoa
PARA REFLETIR:
“Os homens juntam nuvens e depois se queixam das tempestades”
Joseph-Marie de Maistre
DIREITOS IGUAIS
Conforme noticiado pela coluna, a Secretaria Municipal de Saúde está encaminhando projeto à Câmara, em regime de urgência urgentíssima, pedindo autorização para reajustar os salários dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do Hospital Raul Sertã e da Maternidade, cujo piso será equiparado aos dos profissionais do Estado do Rio.
É justo.
Porém, os demais profissionais da rede pleiteiam o mesmo tratamento e já andam fazendo campanha pelos corredores da rede pública, entende?
ECOS DA TRAGÉDIA
Uma grande empreiteira e três ex-agentes públicos friburguenses tiveram os bens indisponibilizados pela Justiça Federal até o valor aproximado de R$ 2 milhões.
A ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal é relativa à utilização de verbas repassadas ao município na tragédia climática de 2011.
O processo corre em segredo de justiça.
PÉS NO CHÃO
O presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno, visitou ontem, segunda-feira, os serviços de reconstrução no município que estão sendo tocados pelo governo estadual.
Por enquanto, Ícaro continua voando alto, mas não viu nenhuma obra pronta.
LAMBANÇA
E o Felipe Massa e Bruno Senna na abertura da F-1, hein?
Que saudade do... Barrichello!
ÍNDICE DE GESTÃO PÚBLICA (1)
Nova Friburgo recebeu conceito B no Índice Firjan de Gestão Fiscal de 2010 divulgado no último fim de semana.
O IFGF aferiu a qualidade fiscal de 5.266 municípios brasileiros, tendo como base informações fornecidas pelas próprias cidades à Secretaria de Tesouro Nacional.
A pesquisa levou em consideração o desempenho das Prefeituras nos quesitos receita própria, gastos com pessoal, liquidez, investimento e custo de vida.
No ranking nacional de 2010, Nova Friburgo obteve a modestíssima 1.137ª posição e a 36ª no Estado do Rio.
ÍNDICE DE GESTÃO PÚBLICA (2)
O IFGF concede nota de 0 a 1 na aferição dos municípios brasileiros.
Em 2006, quando o índice foi criado, Nova Friburgo obteve nota 0,8254.
Em cinco anos, na avaliação de 2010, a nota caiu para 0,6595.
Os números não mentem: o declínio é visível.
ÍNDICE DE GESTÃO PÚBLICA (3)
Em 2006, 2007 e 2008, quando obteve conceito A, Nova Friburgo era governada pela ex-prefeita Saudade Braga.
A queda na qualidade de gestão fiscal do município, segundo o IFGF, se deu no primeiro ano do governo Heródoto (2009) passando ao conceito B.
E continuou no ano seguinte (2010), quando Nova Friburgo teve dois prefeitos, HBM (de janeiro até setembro) e Dermeval Neto (os três meses restantes).
PAPO-CABEÇÃO
Gaiatos de plantão no Country Clube fizeram uma musiquinha para homenagear o corretor de imóveis Alexandre Folly, o benfeitor da saga dos patos, história retratada em conta-gotas pelo colunista na semana passada.
“Mataram os patinhos do cabeção/ não fui eu não/ não fui eu não/ foi uma gambá malvada ou um cachorro caçador/ afinal, quem sumiu com os patinhos do cabeção?/ não fui eu não/ não fui eu não”.
A saber: o mocinho da história é conhecido como... está na letra.
DOIS PRÊMIOS
Patrocinadora número 1 do Friburguense AC, a Stam Cadeados e Fechaduras recebeu duas premiações do tricolor serrano no domingo, 18.
Nos festejos de 32 anos da fusão do Fluminense e Serrano, que deu origem ao tricolor serrano, o gestor da metalúrgica Rogério Faria foi homenageado pelo apoio que a empresa tem dado ao clube, onde quer que este esteja, na primeira ou segunda divisão do Campeonato Estadual.
No mesmo dia, à tarde, a Stam ganhou 90 minutos de exposição na TV Globo (vide foto) durante a transmissão do jogo entre Friburguense x Flamengo para várias praças do país.
Desde então, os telefones do empresário e da empresa não pararam mais de tocar com gente dos quatro cantos do país, digamos, enaltecendo a qualidade dos produtos genuinamente friburguenses.
NO MAIS...
O Frizão jogou de igual para igual com o Flamengo.
A derrota pelo placar mínimo—para não sermos injustos como foi o resultado—foi uma obra do acaso ou, quem sabe, um mero detalhe.
O colunista gostou muito da atuação do goleiro Marcos, do lateral Flavinho, do meia Jorge Luiz, sem contar que Ziquinha, ídolo máximo, deu um calorzinho lá na ponta direita.
Os demais também não decepcionaram.
NOVA ESTAÇÃO
O outono chegou nesta madrugada.
A boa notícia é que o verão veio e se foi sem ter sido o que a gente imaginou que seria.
Amém.
100 DIAS É O CACETE
O colunista tomou bomba em matemática. De novo.
Porque errou feio (Massimo 17/3) ao fazer a contagem sobre os 100 dias do atual governo.
O Massimo, às vezes, parece ser uma autêntica anta em certos assuntos.
Em compensação, em outros temas, sejamos justos, o colunista “se agarante”, percebe?
PONTO FINAL
Após o empate em 3 a 3 semana passada, a Delivery decidiu patrocinar o Flamengo na Libertadores.
Até porque, como se sabe, o time entrega em casa em apenas 10 minutos, entende?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário