Giuseppe Massimo - 19 de maio.

sábado, 31 de julho de 2010

Mudanças nos comandos das secretarias municipais de Administração e de Obras

O advogado Sidinei Condack subiu as escadarias do Palácio Barão de Nova Friburgo, sede do governo municipal, no dia 1º de janeiro de 2009, na posse do prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC). E é mais um a deixar o governo prematuramente. Na última sexta-feira, 14, a pedido, ele deixou o cargo de secretário municipal de Administração. O ato oficial confirmando sua saída foi divulgado ontem, 18. O substituto já está definido e não causou surpresas: o atual secretário de Governo, Angelo Augusto Jaquel Júnior (que, aliás, já havia exercido esta mesma função no governo Saudade Braga/PSB) foi o escolhido para suceder Sidinei Condack. O governo municipal não deu detalhes sobre a saída de Sidinei Condack e o ex-secretário de Administração, por outro lado, também ainda prefere manter o silêncio com relação a sua saída.

Embora ainda não esteja oficialmente confirmada (o ato não foi publicado), já é dada como certa a saída também do secretário municipal de Obras, engenheiro José Nader. Ele teria apresentado uma carta de demissão em caráter irrevogável ao prefeito. O engenheiro estava no cargo desde abril passado, quando foi escolhido para a vaga de Hélio Gonçalves Corrêa, cujo nome faz parte de uma lista tríplice de pré-candidatos a deputado estadual que poderão concorrer com o apoio político do governo Heródoto. Os outros dois nomes desta lista são os ex-secretários Braulio Rezende Filho (Governo) e Roberto Wermelinger (Agricultura).

Presidente da Câmara defende ampliação do grupo a ser vacinado contra a H1N1

O presidente da Câmara de Nova Friburgo, vereador Sérgio Xavier (PP) - foto -, propôs através de indicação legislativa a ampliação da prevenção contra a gripe H1N1 entre todas as pessoas que trabalham em contato direto com o público, principalmente para atender àquelas que trabalhem em locais fechados. O projeto teve aprovação unânime, semana passada, inclusive recebeu elogios da Comissão Permanente de Saúde da Casa Legislativa, presidida pelo vereador e médico Renato Abi-Râmia (PMDB).

Segundo Renato Abi-Râmia, “a iniciativa é louvável, mesmo sem ter a certeza de que haverá doses disponíveis além das já destinadas aos grupos de risco selecionados pelo Ministério da Saúde”.

A justificativa do presidente da Câmara foi a de que existe um grande número de pessoas que trabalha diretamente com o público em ambientes fechados, propícias ao contágio pelo vírus H1N1, que estão fora dos critérios adotados para a imunização. “Por isso a preocupação de criar um instrumento legal que abranja outros grupos de pessoas, que poderão se beneficiar com a sobra de doses que, com certeza, não serão aproveitadas para o próximo ano”, disse Sérgio Xavier. Renato Abi-Râmia concordou e acrescentou que realmente essas doses só serão aproveitadas este ano e que, para 2011, o Ministério da Saúde terá que adquirir novo estoque.

Dilma tem a preferência dos homens e Serra a das mulheres, afere pesquisa

A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira, 17, apresenta uma curiosidade na corrida sucessória: o pré-candidato do PSDB, José Serra, tem a preferência do eleitorado feminino (38,1%), seguido pela petista Dilma Rousseff (32,3%) e a verde Marina Silva (9,5%). Entre o eleitorado masculino, a preferida muda de lado: Dilma obteve 42,1% contra 37,4% de Serra e Marina com 6,4%.

Na pesquisa geral estimulada incluindo o cenário considerado mais provável pelo Instituto Sensus, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, registra 35,7% das intenções de voto, contra 33,2% de José Serra (PSDB). A diferença entre ambos fica dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Marina Silva (PV) aparece com 7,3% das intenções de voto. Segundo a pesquisa, José Maria Eymael, do PSDC, obteve com 1,1% e Américo de Souza, do PSL, com 1%. Brancos, nulos e indecisos somam 20,6%. Foram entrevistadas 2.000 pessoas, em 136 municípios de 24 Estados, entre os dias 10 e 14 de maio de 2010. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 11.548/2010.

RECORDE - A pesquisa CNT/Sensus mostra ainda que a aprovação do governo Lula subiu de 71,5% em janeiro para 76,1% dos entrevistados e atingiu o recorde desde o início do governo petista, em 2003. A aprovação pessoal também subiu, saltando de 81,7% em janeiro para 83,7% em maio. A parcela dos que reprovam o presidente saiu de 13,9% para 13,1% agora. O grupo daqueles que não responderam ou não sabem foi de 4,4% para 3,2%.

Luciano Faria leva seu gabinete parlamentar para comunidades

O vereador Luciano Faria (PDT) desde abril tem desenvolvido o Gabinete de Bairro. O projeto tem como objetivo aproximar o Legislativo das comunidades nos bairros e distritos da cidade, uma vez por mês, sempre na segunda terça-feira do mês. Segundo o vereador, o principal intuito é ouvir sugestões e reclamações e tirar dúvidas dos cidadãos nas próprias comunidades em que residem, além de mostrar um pouco das realizações de seu mandato. Luciano diz que o foco é o atendimento voltado às funções do Poder Legislativo, mas há também atendimento jurídico, além de serviços como aulas de shiatsu, cortes de cabelos e aferição de pressão arterial, como forma de apoio social à população carente. No primeiro mês foram beneficiados os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra e, agora em maio, o gabinete esteve em Conselheiro Paulino.

Senado analisa hoje Ficha Limpa

O relator do projeto Ficha Limpa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), acredita que será possível aprovar o projeto na comissão hoje, quarta-feira, e enviá-lo para o plenário do Senado no mesmo dia. O senador confirmou também que não vai mexer no texto que veio da Câmara dos Deputados, a fim de aprovar logo o projeto, para que entre em vigor já para as eleições de outubro deste ano. O projeto Ficha Limpa foi aprovado pela Câmara na semana passada. Pelo texto, ficarão impedidos de se candidatar políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada por crimes de maior gravidade, como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.