Colunas
Giuseppe Massimo - 19 de junho.
PARA PENSAR:
“Quando se está morto, sabe-se de tudo, é uma das vantagens”
José Saramago
(6/11/1922 - 18/6/2010)
PARA REFLETIR:“As misérias do mundo estão aí, e só há dois modos de reagir diante delas: ou entender que não se tem a culpa e, portanto, encolher os ombros e dizer que não está nas suas mãos remediá-lo – e isto é certo –, ou, melhor, assumir que, ainda quando não está nas nossas mãos resolvê-lo, devemos comportar-nos como se assim fosse”
José Saramago
ELEITORES FRIBURGUENSES (1)
A Justiça Eleitoral ainda não completou a totalização.
Contudo, já existem números praticamente conclusivos sobre o aumento de eleitores friburguenses aptos a votar neste ano.
Em relação ao pleito de 2008, a quantidade de eleitores distribuídos pelas três zonas do município cresceu de 141.365 para 145.198 eleitores.
Ou seja, um aumento próximo de 3%.
ELEITORES FRIBURGUENSES (2)
Ainda de forma extraoficial, eis os números de eleitores das três ZE’s de Nova Friburgo, segundo dados da Justiça Eleitoral:
A 26ª ZE, que abrange o Centro e bairros adjacentes, teve a quantidade de eleitores aumentada de 60.993 (2008) para 62.440 (2010);
A 81ª ZE, que compreende Olaria e Mury e bairros adjacentes, computa até agora um crescimento de 34.851 para 35.517 eleitores.
Na 222ª, que atende a Conselheiro Paulino e demais distritos (à exceção de Mury), o número cresceu de 45.521 para 47.241 eleitores.
ALIADOS E ALOCADOS
O prefeito tem dito aos amigos próximos que pretende dar uma sacudida no secretariado.
Heródoto, digamos, tem observado que alguns integrantes do primeiro escalão só jogam para a plateia.
Em suma: aparecem quando tem um filho bonito para ninar, mas, quando o filho é feio...
PARABÉNS PRA ELES!
Na última quinta-feira, 17, o atendimento ao público na agência do INSS, na Rua Galeano das Neves, esquina com a Praça Getúlio Vargas, foi suspenso entre 13h e 16h.
Embora tenha sido afixado um cartaz justificando a interrupção dos serviços (reunião técnica interna), algumas pessoas que esperavam impacientes a reabertura do local juram ter ouvido em alto e bom som uma cantoria de parabéns pra você lá dentro, por volta das 15h.
Cá pra nós, quem estava de fora não comeu bolo, mas cuspiu marimbondo, entende?
TOQUE
Em boa hora, a Rota 116 está recapeando e fazendo a pintura vertical do eixo rodoviário que corta o município, no trecho que liga Debossan a Conselheiro Paulino.
A concessionária está em dívida, porém, com a sinalização das duas lombadas colocadas há uns dois meses no Paissandu.
Do jeito que está, opinião da coluna, é um prato cheio para provocar um grande acidente.
LDO 2011
A Câmara tem até dia 30 para votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2011 encaminhada há cerca de dois meses pelo Executivo.
Detalhe: a matéria será votada na íntegra, sem emendas, porque alguns vereadores interessados em fazer sugestões perderam o prazo legal.
A LDO, digamos, é uma prévia do orçamento municipal.
ALIÁS...
Presidente da comissão de Orçamento e Finanças da Câmara, o vereador Pierre Moraes (PDT), tentou emplacar algumas emendas à LDO, mas foi barrado no baile porque, segundo informações, perdeu o prazo para tal. O mesmo aconteceu com Luciano Faria.
Inconformado, o professor/vereador fez um discurso de desabafo e, em determinado momento, disse ser um parlamentar “que não é vendido e nem faz jogatina”.
Será que ele quis dizer que tem vereador que é ou age assim ou jogou no ar para ver se alguém vestia a carapuça?
Sei não...
A PEDIDO
O engenheiro José Vitor Pingret, idealizador do famoso Projeto do lago de Heródoto, pediu exoneração do cargo que ocupava na Secretaria de Projetos Especiais da Prefeitura.
O assunto foi tema de debate acirrado depois que um vereador de oposição queria aprovar um pedido de informações ao prefeito para que justificasse a exoneração.
Custou a entender que a saída do cargo foi a pedido e que o mais conveniente e sensato seria fazer a indagação ao próprio Pingret, e não ao prefeito.
ESGOTAMENTO SANITÁRIO
A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, em visita a Nova Friburgo, nesta sexta-feira, 18, anunciou investimentos de ampliação da rede de esgotamento sanitário de três distritos: Lumiar, São Pedro da Serra e Riograndina.
O investimento será feito pelo governo estadual, segundo ela.
MASSIMO NA COPA (1)
Vejam só: um bolão entre frequentadores do Bar América (R$ 20 por cabeça) arrecadou R$ 900 sobre o resultado do jogo de estreia do Brasil.
Houve duas vencedoras, que dividiram o prêmio. Eu escrevi: duas vencedoras.
Detalhe: palpite de homem em Copa do Mundo é furada na certa.
MASSIMO NA COPA (2)
Em virtude do segundo jogo do Brasil na Copa, o trânsito na Monte Líbano será interditado.
Os motoristas friburguenses já sabem como proceder nesses casos.
MASSIMO NA COPA (3)
A Argentina fez com a Coreia do Sul o que o Brasil também deveria ter feito com a Coreia do Norte, né não?
MASSIMO NA COPA (4)
A pergunta que não quer calar: com que roupa feia e extravagante Dunga aparecerá à beira do gramado neste domingo?
MASSIMO NA COPA (5)
O embate contra a Costa do Marfim neste domingo é uma decisão para o Brasil.
PONTO FINAL
Vamos, Brasil!
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário