Colunas
Giuseppe Massimo - 17/02/2012
IPTU 2012
O prefeito Sérgio Xavier decidiu na manhã de ontem alterar o calendário de cobrança do IPTU 2012.
A cota única com desconto (10%) ou a primeira parcela do imposto—que a princípio venceria neste domingo de carnaval—foi prorrogada para 9 de março.
SEGUE...
A decisão do prefeito Sérgio Xavier de transferir a data de cobrança do IPTU 2012 foi tomada após ele ler a coluna que levantou o problema na edição de ontem, 16.
O prefeito concordou com a ponderação de que seria um contrassenso manter o calendário para o meio do carnaval.
E reconhece ainda ter havido atraso na entrega de boa parte dos carnês, fato motivado pela mudança do formato do mesmo que, segundo ele, irá representar uma diminuição dos custos da Prefeitura.
Em suma: prevaleceu o bom senso.
NO MAIS...
Vale o reforço na informação para os contribuintes friburguenses: o pagamento do IPTU 2012—cota única ou a primeira parcela—deve ser efetuado no dia 9 de março.
Até porque é através da quitação dos impostos que são realizadas as ações em prol de toda a coletividade.
RESTA UM
A coluna publicou recentemente informação de que, mais uma vez, a Prefeitura foi incluída na relação de municípios inadimplentes no Cadastro Único de Convênios (Cauc) do Ministério da Fazenda.
Na ocasião, fato provocado por cinco apontamentos que impediam o município de firmar novos convênios ou repasses de recursos de convênios anteriormente assinados.
A página do Cauc atualizada mostra que quatro pendengas já foram sanadas.
ALIÁS...
Vejam só: uma das quatro pendengas resolvidas esta semana pela Prefeitura para limpar o nome no Cauc é relativa à prestação de contas de repasses para a educação municipal em 1998.
O nome da Prefeitura foi para o SPC federal por conta de uma dívida de meros R$ 2,4 mil—valor insignificante para um município e que foi gerado por protelações no pagamento de juros cobrados pelo Ministério da Educação.
O valor foi pago na última quarta-feira, 15.
E...
A sistemática inclusão de Nova Friburgo na lista de inadimplentes por fatos ocorridos no passado e que estão vindo à tona é deveras preocupante.
Senão vejamos: a briga por liberação de recursos em Brasília é uma verdadeira via-crúcis em tempos ditos normais.
A partir de junho, mesmo com a ficha limpa, os municípios brasileiros ficam impedidos de receber transferências de valores de convênio por conta de exigências previstas na lei eleitoral.
Ou seja, se está difícil agora, a partir de meados do ano ficará impossível.
RELAÇÃO APAGADA
Não convidem para a mesma mesa o prefeito em exercício e a Energisa.
Sérgio Xavier está muito chateado com o que diz ser uma falta de sensibilidade da concessionária com questões relevantes, como a iluminação pública na Avenida Emil Cleff, no Bairro Ypu.
Ele, o prefeito—mesmo reconhecendo se tratar de um problema da Prefeitura—fez vários apelos para que a Energisa cedesse uma equipe especializada para resolver o problema dos postes na porta de entrada da cidade (acesos durante o dia e apagados à noite) e não obteve resposta.
TOQUE LEGAL
O prédio da 151ª DP é um modelo.
A administração do mesmo, portanto, precisar ficar atenta.
Por exemplo, a colocação de veículos apreendidos na frente da mesma não tem nada a ver.
Além de feio, ocupa vagas importantes.
COISA FEIA
A coluna acha bonita as roupas da ReZumo da Ópera, do Friburgo Shopping.
Porém, não concorda em hipótese alguma com o fato da loja estar emporcalhando a cidade distribuindo panfletos nos vidros dos carros alheios.
Além de tudo, a lei vigente no município não permite esta prática.
SEGUE...
O puxão de orelhas na ReZumo da Ópera vale para outros porcalhões que também têm o mesmo mau hábito, percebe?
PROVIMENTO NEGADO
O plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade (10 votos), negou nesta quinta-feira, 16, provimento a um novo recurso do prefeito afastado Dermeval Neto.
Os advogados do político friburguense pleiteavam a redução do prazo de afastamento de 180 dias determinado pela própria presidência da corte, que se baseou em jurisprudência da própria Casa.
ASSIM SENDO...
Com a nova decisão unânime do STJ, a situação de Dermeval Neto permanece inalterada.
O prazo de 180 dias para voltar ao cargo em relação ao processo na Justiça Federal que havia originado o afastamento dele do cargo expira no início de maio.
Mas, como se sabe, um novo prazo de 180 dias foi aberto recentemente após ter havido uma nova decisão semelhante contra Dermeval na Justiça Estadual.
Ou seja, o afastamento de Dermeval Neto, neste momento, vale até agosto.
PONTO DE VISTA
O deputado Glauber Braga ligou ontem para dar resposta sobre nota publicada pela coluna dando conta de que aliados seus estariam na guilhotina política, ameaçados de serem exonerados de seus cargos de confiança no governo estadual, após recente entrevero com o vice-governador Luiz Fernando Pezão.
Glauber garante que nem ele e nem o PSB friburguense têm nomeações no governo estadual e que os eventuais ocupantes de cargos de confiança ligados ao partido exercem as funções por méritos próprios e foram convidados por seus superiores por critérios técnicos.
E acrescenta: “Mesmo que fosse diferente, e o PSB tivesse indicado cargos, a cobrança pela reconstrução do município feita ao governo estadual seria a mesma”.
RECADO
Glauber aproveita para mandar um recado a quem interessar:
Ele destaca que, em sua opinião, fazer listinha pedindo a cabeça dos outros é picuinha, política menor ou submissão.
Melhor seria, palavras dele, que estas pessoas, em vez de colocar na mesa do governador uma lista pedindo a exoneração de terceiros e criticá-lo por ter sido franco com Pezão, mandassem para Sérgio Cabral uma relação de prioridades e emergências para a recuperação da cidade.
“E são muitas as necessidades”, conclui.
CONTRADIÇÕES
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse textualmente esta semana: “O Brasil está na contramão. Enquanto a Europa enfrenta recessão e os EUA, baixa recuperação, o Brasil volta a crescer”.
Ao mesmo tempo, reparem só nas publicidades oficiais do governo federal, que enfatizam também o crescimento econômico do país.
Já os jornais publicam que, por conta da crise econômica, a União será obrigada a fazer um corte no Orçamento de 2012, de R$ 55 bilhões, inclusive, na área de saúde.
É de pirar o cabeção, né não?
ATRAÇÃO ESPECIAL
O tradicional e popular Bloco do Vigário, carioca da gema, será a atração do carnaval na segunda-feira de folia.
O bloco se apresenta a partir das 21h, no palco da Dermeval Barbosa Moreira.
Tira o pé do chão, galera.
É HOJE!
Maluco Beleza, Predial Primus, Piranhas e Rastafare.
A abertura do carnaval friburguense promete.
PONTO FINAL
Vamos curtir o carnaval com alegria.
Mas, óbvio, com muita paz e tranquilidade.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário