Giuseppe Massimo - 17 de março 2011

domingo, 31 de julho de 2011
Foto de capa

PRAGA URBANA

O pombo comum, cujo nome científico é Columba livia domestica, é uma ave exótica, que se originou da pomba das rochas, de origem europeia, e foi introduzida no Brasil no século XVI. São aves mansas, que se encontram em grande número nos centros urbanos, onde se adaptaram muito bem, devido a vários fatores, entre eles, a facilidade de encontrar alimento e abrigo.

As aves, porém, são uma praga, responsáveis por transmitirem graves doenças, como criptococose, histoplasmose, ornitose, dermatites e salmonelose, perigosas à saúde humana.

Em vários municípios brasileiros são feitos esforços para o controle das aves, mas, aqui, a Praça Dermeval Barbosa Moreira, infelizmente continua como um cocho delas. Isto porque alguém diariamente alimenta os pombos, entende?

PARA PENSAR:

“O acaso, em algumas coisas, pode mais que nossos cálculos”

Cícero

PARA REFLETIR:

“Os mosquitos morrem entre aplausos”

Woody Allen

CHEFIA DO GOVERNO

O presidente da Câmara, Sérgio Xavier (PP), afinado com o prefeito Dermeval Neto (PMDB), deve ficar sete dias úteis à frente do governo municipal.

A contar do dia 23.

A conferir.

E...

No período de sete dias úteis, a partir de 23 próximo, a presidência do Legislativo será exercida pelo vice-presidente da Casa, Luciano Faria (PDT).

MUDANÇA NO SECRETARIADO

O secretário municipal de Administração, Ângelo Jaquel, está deixando o governo municipal.

Tido como um dos melhores quadros técnicos da Prefeitura, ele já conversou com Dermeval Neto sobre sua saída.

Jaquel recebeu convite profissional, digamos, irrecusável, para trabalhar no Paraná.

O substituto, por enquanto, não foi escolhido!

PAU NELES!

O eixo viário entre a Rua Sete de Setembro e a Praça Getúlio Vargas está igual a um gargalo nos horários de rush.

Na 7 de Setembro os ônibus são obrigados a fazer fila para entrar na rodoviária, mas, na pista da esquerda, podem reparar, os donos ilegais da via são os caminhões.

Na Getúlio Vargas a interrupção do trânsito é provocada por veículos de empresas diversas, que param em fila dupla para carregar e descarregar mercadorias fora de hora.

Aqui entre a gente, se os agentes de trânsito forem tão austeros como são em outras áreas, com certeza o trânsito fluirá melhor.

PAU NELES TAMBÉM!

A fila dupla na Monte Líbano também deveria merecer atenção das autoridades do trânsito.

Quando os ônibus param no fim da rua ninguém mais passa.

É que naquele trecho normalmente há veículos fazendo bandalhas.

SEM COPA

Frequentadores do Colégio Anchieta repararam que umas três ou quatro palmeiras imperiais estão sem copa, só com o pau em pé (no bom sentido, claro).

O que estaria acontecendo com as belas árvores centenárias?

TRAJE INADEQUADO

Na sessão específica de terça-feira, 15, na Câmara, para discutir a reconstrução da cidade, com a presença de muitos convidados, pegou mal, muito mal, os trajes de um dito “representante do movimento popular”, que se apresentou de bermuda e chinelos e teve até direito a discursar.

Aqui entre a gente, se intitular popular não quer dizer que não deveria seguir a liturgia da casa.

Aliás, trata-se de um desrespeito.

DENÚNCIA

A CPI da Alerj que investiga a tragédia climática na Região Serrana, durante visita ao bairro de Duas Pedras, ouviu queixas e mais queixas de moradores com relação à morosidade na retirada de barreiras que impedem o ir e vir das pessoas.

Os deputados estaduais ainda ouviram relatos de que, no bairro, vários carros estariam soterrados, com vítimas fatais em seu interior.

Não é impossível.

PERIGO NA MATA (1)

O Globo publicou esta semana ampla matéria denunciando que a proliferação de javalis (sus scrofa) já virou uma praga em território fluminense, com relatos de ataques a pessoas e danos a plantações.

Atividade atualmente proibida, o abate do mamífero é defendido por especialistas como uma solução para o problema.

Na mesma matéria consta que a situação mais preocupante no Estado é a Área de Proteção Ambiental (APA) de Macaé de Cima, aqui em Nova Friburgo.

PERIGO NA MATA (2)

Ali, na APA de Macaé de Cima, um proprietário cria uns 600 javalis, o que, segundo a matéria jornalística, é proibido por lei.

O processo de licença do criadouro comercial corre há quatro anos no Ibama, sem resposta.

Teme-se que, em caso de fuga dos animais, haveria um desequilíbrio ecológico.

Até porque, a espécie é considerada uma das cem piores espécies invasoras do planeta, com taxas elevadíssimas de reprodução.

CANCELADO

O show da cantora Roberta Sá, linda como ela só, e Trio Madeira Brasil, que estava previsto para acontecer no próximo dia 26, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, infelizmente foi cancelado.

O prédio continua inapto pela Defesa Civil.

FGTS

Como se sabe, o governo federal liberou o FGTS (até o teto de R$ 5,4 mil) para os trabalhadores dos municípios atingidos pela tragédia climática.

Para quem ainda não fez o pedido para a liberação da bufunfa, vale lembrar que o prazo termina neste sábado, 19.

O atendimento ao público é no antigo Fórum Júlio Zamith, na Praça Getúlio Vargas.

PONTO FINAL

Chegou a hora de a onça beber água.

O governo estadual começou a cobrar o IPVA dos proprietários de veículos dos municípios serranos devastados pela tragédia climática de 12 de janeiro.

Não pagou ainda ou está esperando a liberação do crédito do BNDES para quitar a dívida?

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.