Colunas
Giuseppe Massimo - 16/10/2013
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Ingryd Ennes
por Lúcio Cesar Pereira
PARA PENSAR:
"Esqueça os tempos de aflição, mas nunca esqueça o que eles lhe ensinaram”.
Herbert Spencer Gasser
VOANDO BAIXO (1)
Em contato ontem, 15, com um assessor do ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil, o ex-governador do Rio Moreira Franco, o colunista confirmou que Nova Friburgo será mesmo contemplada com um aeroporto.
Mas, não agora.
A previsão é de que os céus da Suíça Brasileira comecem a virar rota de transporte de passageiros daqui a uns três ou quatro anos...
VOANDO BAIXO (2)
Além de Nova Friburgo, outros oito municípios fluminenses serão contemplados com aeroportos regionais, cumprindo cronograma iniciado em 2012 pela presidenta Dilma, que quer alavancar o setor aéreo.
Para tanto, o governo federal criou um Plano Logístico de Aviação Regional e injetará R$ 273 milhões no negócio. A manutenção dos aeroportos ficará com os estados ou prefeituras.
VOANDO BAIXO (3)
A fase agora é de levantamento de demandas de passageiros e terrenos para sediar os empreendimentos.
Alguns prefeitos já estão, inclusive, batendo à porta do ministro Moreira Franco para detalhar os projetos.
Por aqui, a região de Conquista, em Campo do Coelho, pode mesmo despontar como favorita. Aliás, sondagens de áreas para sediar o aeroporto por lá não são novidade...
Uniformes (1)
Os policiais do Bope ganharão novo uniforme, com camuflagem nos tons verde, preto e terra, a fim de dificultar a identificação dos agentes durante operações em comunidades do Rio ou na mata.
Com isso, ninguém vai mais confundir os guardas municipais de operações especiais de Nova Friburgo com agentes do Bope.
Uniformes (2)
No entanto, a tradicional farda preta do Bope continuará sendo utilizada em ações noturnas, em operações antiterrorismo ou de resgate e na retomada de reféns.
Então, especialmente à noite, pode ser que você confunda, sim, um guarda municipal com um policial do Bope.
Garis
Por falar em uniformes, quem vai ganhar um novo conjunto de uniformes são os garis da cidade.
Há até a expectativa de que ganhem também bermudas, já prevendo o forte calor do verão.
ALÍVIO
Uma boa notícia para os empresários: esta semana Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.865/2013, reabrindo até 31 de dezembro o prazo de adesão ao Refis da Crise e o programa de parcelamento de débitos junto a autarquias e fundações públicas federais.
Na prática, quem perdeu o prazo para aderir ao benefício da lei anterior poderá agora incluir no programa novos débitos — desde que vencidos até 31/11/2008 (e quanto aos débitos de 2009... 2010... 2011... 2012... 2013... Calma, gente! É só uma mãozinha...)
As vantagens são poder quitar os débitos com significativa redução de multa e ainda parcelar no melhor estilo Casas Bahia: 180 meses.
Não é nada não é nada... para muitos empresários é a tábua de salvação.
E na praça...
Não são dois, nem três, nem meia dúzia: dos 193 eucaliptos da Praça Getúlio Vargas, 115 devem ser substituídos, de acordo com o anteprojeto do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) para a reforma da praça.
O instituto — assim como já vem fazendo nas obras de restauração do chalé do Country — pretende realizar uma reforma fiel ao projeto original da praça, de autoria do grande engenheiro e paisagista francês Glaziou.
Parques tecnológicos
Nova Friburgo está representada na 30ª Conferência Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação e no 23º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos, em Recife.
O vereador Marcelo Verly participa do evento, que tem como tema "Parques tecnológicos modelando novas cidades”.
Na abertura, as presenças do ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Mais de 1.100 participantes, englobando pesquisadores, empresários, legisladores e gestores de habitats de inovação de 65 países estão reunidos por lá.
Na mira do MP
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) ajuizou ação civil pública requerendo a condenação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), e da Concessionária Rota 116.
A ação exige que sejam feitas obras em caráter de urgência, para minimizar os riscos geológicos e de desabamentos na RJ-116.
Boa parte dos reparos necessários é decorrência da tragédia climática de 2011.
Torcida
O meu, o seu, o nosso Frizão tem jogo de vida ou morte hoje, às 15h, contra o Ceres.
Tem que vencer para sobreviver.
Retorno dos tricolores (1)
A diretoria do Friburguense está preocupada com o retorno dos jogadores que emprestou ao Macaé para a disputa da Série C do Brasileiro.
Com o histórico acesso próximo à Série B, o Macaé estaria disposto a querer ficar com os atletas do Tricolor da Serra.
Retorno dos tricolores (2)
O Frizão não abre mão de seus atletas e só vai liberá-los caso as multas contratuais sejam pagas, sem descontos.
O recado já foi dado.
Quanto ao técnico Gerson Andreotti, que foi indicado, há esperança de seu retorno, mas aí a história é diferente. Técnico não tem passe, se é que vocês me entendem...
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário