Colunas
Giuseppe Massimo - 16/01/2013
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
Ione Pereira
Maquiagem Contém1g
Locação: Hotel Dominguez
por Lúcio Cesar Pereira
PARA PENSAR:
“O homem tem de ser modesto; tem de olhar para o céu”
Oscar Niemeyer
PARA REFLETIR:
“Jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações. Tome sempre todas as decisões que precisar tomar,mesmo sem ter a segurança de estar decidindo corretamente”
Paulo Coelho
BOLA DENTRO
Em meio ao lamentável crime hediondo ocorrido durante o ensaio do bloco carnavalesco, verdade seja dita, o Hospital Raul Sertã respondeu com eficiência no pronto atendimento às 10 vítimas baleadas.
A equipe normal de 11 médicos estava completa no horário do ocorrido e ainda contou com um reforço especial de outros 10 clínicos, cirurgiões, anestesistas, etc.
Detalhe: no mesmo plantão ainda houve ocorrências graves, como um acidente de moto.
SEGUE...
Ontem, duas vítimas baleadas durante o ensaio do bloco carnavalesco permaneciam internadas no Raul Sertã, além de uma terceira, transferida para o hospital da Unimed.
Nenhuma delas, segundo os médicos, corria risco de vida.
As demais já estão em casa.
CRIME NO BLOCÃO (1)
A corda arrebentou para o lado do bar Show de Bola.
Na segunda-feira, um dia após o episódio em frente ao bar onde duas pessoas morreram e outras 10 foram baleadas, a Secretaria de Ordem Urbana aplicou uma multa de cerca de R$ 2 mil pelo estabelecimento não ter obtido previamente o documento de “nada a opor”, indispensável para a realização do ensaio do Blocão do Rastafare.
Além disso, também interditou o Show de Bola por tempo indeterminado.
CRIME NO BLOCÃO (2)
A Secretaria de Ordem Urbana também ventilou a hipótese de tomar medidas legais contra o Rastafare, entre as quais impedir o desfile do blocão na abertura do carnaval.
No entanto, foi desaconselhada pela Procuradoria da Prefeitura que, segundo informações, não encontrou nenhum respaldo jurídico com tal finalidade prevista em lei.
Mas o desfile do Rastafare ainda não está confirmado.
O blocão, por exemplo, já está excluído da programação oficial do carnaval.
CRIME NO BLOCÃO (3)
Se a Secretaria de Ordem Urbana está de mãos atadas no episódio, a informação é que a Polícia Militar tem meios legais para impedir o Rastafare de desfilar na Alberto Braune, na sexta-feira de carnaval.
E, extraoficialmente, o comentário é que irá colocar a argumentação legal em prática.
A conferir.
CRIME NO BLOCÃO (4)
A coluna tentou insistentemente contato com o pessoal do Rastafare, ontem, para ouvir a posição oficial do blocão.
Infelizmente, não obteve êxito.
LINHA DE INVESTIGAÇÃO
A polícia já sabe que dois homens foram os autores dos disparos que mataram duas pessoas e feriram outras 10 durante o ensaio do bloco carnavalesco, domingo à noite.
E a motivação não foi guerra de traficantes, mas, ainda segundo a polícia, uma vingança, acerto de contas, referente a um outro assassinato ocorrido em 2012.
A prisão dos autores é uma questão de tempo.
PRÉ-CARNAVAL
O pré-carnaval promovido pela Liga das Escolas de Samba e Blocos de Enredo que aconteceria no último fim de semana foi transferido para os dias 18, 19 e 20, no Suspiro.
Embora o evento tenha o necessário nada a opor da PM ainda não está 100% confirmado.
A última palavra será de São Pedro, guardião das torneiras celestial.
A PROPÓSITO
Se não chover, o pré-carnaval da Liga das Escolas está de pé, inclusive, com a promessa da PM de aumentar o policiamento neste e em outros eventos de grande aglomeração popular.
Se chover, o evento será automaticamente cancelado. Ou melhor, transferido novamente.
PAROU POR QUÊ?
Após participar da homenagem às vítimas da tragédia climática organizada pelo Grupo Gama, sábado, Rogério Cabral decidiu fazer uma visita surpresa às obras de reconstrução na encosta do teleférico.
Ainda inacabada, o prefeito desconfiou que a empreiteira contratada pelo governo estadual tenha paralisado os serviços.
A Prefeitura encaminhou esta semana um ofício ao governo estadual para saber pormenores de cada uma das intervenções de reconstrução no município.
TRÊS IRMÃOS
Os moradores do Três Irmãos, cujos imóveis foram interditados em 13 de novembro por causa da avalanche de pedras ocorrida no bairro, vão ser incluídos no programa aluguel social.
O acordo firmado em Nova Friburgo entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Câmara e moradores do bairro foi ratificado ontem pelo secretário estadual de Assistência Social, Zaqueu Teixeira.
SEGUE...
O acordo que garante o aluguel social para as famílias do Três Irmãos foi firmado in loco ontem no Rio.
Uma comitiva friburguense—formada pela atual secretária municipal de Assistência Social, Simone de Almeida Pinto, os vereadores Márcio Damazio, Marcelo Verly e Alexandre Cruz e dois moradores, de nome Cintia e Diego—esteve pessoalmente com Zaqueu Teixeira.
NO MAIS...
A princípio, um levantamento inicial havia apontado que 90 famílias tiveram seus imóveis interditados pela avalanche de pedras no Três Irmãos.
Mas, posteriormente, foi apontado que cerca de 30 famílias já recebiam anteriormente o aluguel social.
Antes de liberar o benefício para os moradores dos Três Irmãos, a Defesa Civil fará um pente fino para evitar controvérsias, injustiças e eventuais espertezas.
QUALIFICAÇÃO
Simone Pinto e os vereadores friburguenses também estiveram ontem na representação do Ministério do Trabalho, no Rio.
A turma foi pedir a liberação de cursos de qualificação profissional para o município.
DIREITOS AUTORIAIS
A Prefeitura terá que pagar R$ 88,2 mil, corrigidos a partir de 2004, ao Ecad—entidade nacional que cuida dos direitos autorais dos artistas.
A decisão judicial já transitou em julgado e está em fase de execução.
É que no período de 2001 a 2003, o município realizou diversos eventos em via pública—leia-se carnaval, festival da cerveja, festa alemã, encontro de motociclistas, rock na rua, entre outros—sem ter efetuado o pagamento devido.
Recentemente, outros três municípios da região—Macuco, Sumidouro e Bom Jardim—também já haviam sido condenados pelo mesmo motivo.
ENQUANTO ISSO...
Ali, em Cordeiro, parte do novo governo, força de expressão, vai acabar... atrás das grades.
Brincadeirinha, gente.
É que a Prefeitura decidiu desapropriar o prédio da antiga delegacia de polícia do município para abrigar cinco secretarias e dois departamentos.
Obviamente, o imóvel terá que passar por adaptações para receber os novos inquilinos, entende?
DOR DE CABEÇA
Corre risco de desabarem galhos de eucaliptos centenários sobre a cabeça de gente responsável pela poda e corte de árvores da Praça Getúlio Vargas.
É que serão intimados a prestar esclarecimentos sobre o corte raso de eucaliptos supostamente saudáveis.
A conferir.
CHOQUE
No último fim de semana, a concessionária de luz divulgou um comunicado sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica no próximo dia 18 na Estrada João Heringer, em Vargem Alta, “a fim de possibilitar a execução de serviços de poda dos eucaliptos na Praça Getúlio Vargas, Centro”.
Parece tratar-se de um equívoco, uma distração informativa.
Até porque, imagina-se que não tenha que ir tão longe para desligar um interruptor para fazer um serviço central, certo?
VOLTA POR CIMA
O lutador friburguense peso leve Edson Barboza, dez vitórias no cartel, terá a oportunidade de se recuperar da derrota sofrida para o americano Jamie Varner, em maio do ano passado.
Ele volta a entrar no octógono neste sábado, em São Paulo.
ALIÁS...
Edson Barboza só pensa em sacudir a poeira e dar a volta por cima.
Enquanto aguarda o novo embate comemora o nocaute aplicado no inglês Terry Etim em 2011, um chute alto rodado, considerado um “golpe sem precedentes” na história do esporte.
Golpe que, inclusive, lhe rendeu o prêmio de “nocaute do ano”.
PONTO FINAL
Reage, Nova Friburgo!
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário