Giuseppe Massimo - 16 de fevereiro 2011

domingo, 31 de julho de 2011
Foto de capa

Nova Friburgo, assim como as demais cidades serranas, devastadas pela tragédia climática do mês passado, foram contempladas com a solidaridade de brasileiros dos quatro cantos do país. Muito obrigado, de coração.

O fato é que houve uma quantidade acima do necessário de doações de roupas para os flagelados que, hoje, pouco mais de um mês após à tragédia, estão amontoadas na cidade, sem chegar ao destino final.

O lamentável disso tudo - e o flagrante fotográfico feito na manhã de ontem, terça-feira, no antigo Campo do Friburgo, no centro, mostra com nitidez - o pouco caso (se este é o termo correto) que estão dando a parte destas doações.

Aqui entre a gente, um desrespeito completo a quem doou e quem ainda espera receber uma doação.

Lamentável!

PARA PENSAR:

“A existência do elemento servil é a maior das abominações”

Rui Barbosa

PARA REFLETIR:

“Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores”

Khalil Gibran

COMPLEXO UNIVERSITÁRIO

O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, pela terceira vez disse em público que o prédio da Fábrica Ypu será desapropriado pelo governo federal para ser transformado num grande complexo universitário.

Além do já anunciado campus da Uerj, o complexo também terá a presença da UFF.

Ainda segundo Pezão, as duas universidades terão mais cursos do que oferecem hoje na cidade.

S.O.S. Uerj!

A pretendida desapropriação da Fábrica Ypu, não vamos criar ilusões, não é para hoje.

Não vamos criar falsas expectativas, portanto, de que o complexo universitário também será viabilizado agora, neste semestre.

Portanto, há de se achar uma solução para o problema imediato dos universitários da Uerj, cuja instalação, no Parque da Cascata, sofreu grandes avarias na devastação climática de 12 de janeiro em Nova Friburgo.

VOLTA ÀS AULAS

Já foi dito reiteradas vezes, mas não custa repetir mais uma vez: a volta às aulas na rede pública municipal será feita em três datas - 21 e 28 de fevereiro e 14 de março -, de acordo com a liberação dos prédios e constatação do ambiente limpo para uso dos alunos.

A notícia nova é que, das 99 escolas e 34 creches públicas responsáveis pelo atendimento de 20 mil alunos, 50 unidades estão aptas para inaugurar o ano letivo já na próxima segunda-feira, 21.

No caso, 38 escolas e 12 creches, onde estão matriculados 5.800 alunos.

A informação é do secretário municipal de Educação, Marcelo Verly.

“QUERO ASFALTO”

O prefeito em exercício de Nova Friburgo foi recebido na tarde de segunda-feira na Petrobras.

Indagado pela direção da petrolífera sobre quais eram seus pleitos, Dermeval Neto pediu asfalto para recuperar toda a cidade, sobretudo para atender às localidades devastadas pela tragédia climática, que serão reconstruídas.

Segundo ele, a empresa ficou sensibilizada com a reivindicação.

NÚMEROS DA TRAGÉDIA

Segundo informações, as seguradoras de veículos estão cobrindo os prejuízos de 1.200 carros, motos e caminhões destruídos na tragédia climática em Nova Friburgo.

Já os que não tinham seguro vão...

TROCA DE COMANDO

O 6º Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Friburgo tem novo comando.

O tenente-coronel Luiz Emanuel Palêncio Barbosa assumiu o lugar do coronel João Paulo Mori.

Aliás, como já tinha dois anos no comando, é mais do que natural a mudança de chefia na corporação.

O que não é normal é, vejam só, a troca ter sido feita e publicada no Diário Oficial de 11 de janeiro, um dia antes da tragédia climática que devastou Nova Friburgo.

Diante do fato, a mudança só está sendo efetivada agora.

TESTE DE FOGO

A presidenta Dilma Rousseff (PT) passará nesta quarta-feira pelo seu primeiro teste de fogo.

A proposta de elevar o mínimo para R$ 545 (as centrais sindicais pleiteiam R$ 560) será votada na Câmara dos Deputados.

MEIA BOMBA

O posto de vistoria do Detran, de Duas Pedras, aos poucos está voltando à normalidade.

Porém, os proprietários de veículos a diesel - que, assim como os outros, também pagam um salgado IPVA - não estão conseguindo receber na hora o famoso verdinho 2011, mesmo depois de terem sido aprovados na vistoria.

Um serviço incompleto é um serviço meia bomba...

MEMÓRIA FRIBURGUENSE

O presidente da Fundação D. João VI, Nelson Bohrer, respondeu ao oferecimento feito pelo Country Clube de ceder espaço físico para a instalação do Pró-Memória, noticiado pelo colunista no último fim de semana.

Segundo Nelson Bohrer, “cabe à presidência da Fundação o parecer técnico e, desde já, deixo claro minha posição contrária a essa ideia”.

E, entre vários motivos descritos: “O Casarão do Barão de Nova Friburgo, tombado pelo Iphan, além do que representa como patrimônio, é de madeira e necessita de ampla reforma. Não existe a menor possibilidade técnica de se abrigar o Arquivo Pró-Memória em suas dependências. Isso significa um risco imenso de se perder ambos os patrimônios”, diz.

PONTO FINAL

Nova Friburgo está acima, ainda mais neste delicado e crítico momento, acima dos interesses de grupos políticos.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.