Colunas
Giuseppe Massimo - 15/03/2012
PARA PENSAR:
“Enquanto nós estamos adiando, a vida passa”
Sêneca
PARA REFLETIR:
“Eu quero a atualidade sem enfeitá-la com um futuro que a redima”
Clarice Lispector
RECOMENDAÇÃO DO MP
O vereador Marcelo Verly (PSDB) recebeu na terça-feira, 13, recomendação por escrito, assinada por dois promotores do setor de Tutela Coletiva do Ministério Público Estadual—leia-se MP Nova Friburgo.
O documento faz várias argumentações.
A principal sugere que ele, o vereador, peça a sua saída voluntária da Comissão Processante—criada semana passada pela Câmara—contra o prefeito afastado Dermeval Neto (PTdoB).
A promotoria dá prazo de 10 dias para ele, o vereador, acatar ou não a recomendação.
Ou seja, quer uma definição até o próximo dia 23.
A conferir.
SEGUE...
Através de e-mail, o vereador Marcelo Verly comentou o recebimento da recomendação do Ministério Público:
“Eu já vinha fazendo essa análise [pedir afastamento] junto à minha assessoria jurídica, mesmo tendo sido sorteado no dia da aprovação da Comissão Processante”, disse ele, explicando que tal atitude se deve ao fato de ter sido ouvido como testemunha pela CPI da Tragédia Climática que desaguou na referida CP.
NO MAIS...
Antes de receber a recomendação do MP, sugerindo seu afastamento da Comissão Processante, Marcelo Verly protocolou na Câmara um documento no qual levanta a suspeição de todos os vereadores que haviam participado da CPI que deu origem à CP, em especial, do colega Edson Flávio (PR).
O parlamentar tucano alegou a suspeita pelo fato de o chefe de gabinete de Edson Flávio—atual presidente do DEM, Mário Constantino—ter prestado serviços à municipalidade através de sua empresa na pós-tragédia climática.
Aliás, o embate entre os dois parlamentares no plenário da Câmara, terça-feira, foi o que se pode chamar de quase barraco.
ESTÁ NA ATA
O vereador Isaque Demani (PR) em discurso na Câmara, terça agora, pediu a palavra para responder ao vereador Cláudio Damião (PT), que, semana passada, o havia criticado publicamente por não ter comparecido à sessão legislativa que aprovou a CP contra Dermeval Neto.
Reiterou que, se estivesse presente votaria a favor da proposta, e só não o fez devido a um problema dentário que o impediu de comparecer à Câmara.
No mais, disse que considera a crítica como “jogo sujo” de um parlamentar que, em sua opinião, se intitula “como o dono da verdade da Câmara”.
E...
Damião assistiu ao desabafo de Demani de costas, conversando com um outro colega.
CADÊ A GRAVATA?
O vereador Cláudio Damião, digamos, pagou o pato.
Mas, sejamos justos: outros vereadores também criticaram a ausência de Isaque Demani na sessão legislativa em que foi aprovada a tal CP e, inclusive, chegaram a propalar que o presenteariam com uma “gravata amarela”.
Não deram o presente.
Vai ver que, além de reconsiderar a maldade, acharam por bem fazer uso da gravata oportunamente, entende?
MESTRE-CUCA
A Rendas Arp, como se sabe, encerrou as suas atividades industriais no ano passado.
Os galpões da centenária empresa, como também se sabe, estão sendo terceirizados para empresas diversas.
A novidade é que a Universidade Candido Mendes acaba de locar um dos prédios da Arp.
A Ucam pretende instalar ali, bacana, um curso de gastronomia.
MUDANÇAS NO GOVERNO
O prefeito Sérgio Xavier (PMDB) já começa a pensar nos substitutos dos atuais secretários municipais de Saúde (Renato Abi-Ramia), Serviços Públicos (Alexandre Cruz), Conselheiro Paulino (Wilson Tavares), entre outros.
As mudanças serão efetuadas devido ao calendário eleitoral.
Os ocupantes de cargos no Executivo para estarem aptos a concorrer a um mandato eletivo este ano terão que sair até o início de abril.
PERIGO MÁXIMO
A única via de acesso à Granja do Céu, próximo ao Cônego (vejam as fotos em destaque), está interditada pela Defesa Civil ao fluxo de veículos e pedestres.
É que na via continuam diariamente rolando pedras e terra de uma encosta que ruiu há uns meses, mesmo nos dias em que não chove.
A determinação da Defesa Civil, infelizmente, é apenas para inglês ver.
PRÉDIOS TOMBADOS
Dia desses, a coluna publicou nota anunciando que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) havia aprovado a liberação de recursos próprios para a recuperação do casarão antigo do Country Clube que, como se sabe, está caindo pelas tabelas.
Pois bem, não só o recurso do casarão do NFCC, como uma verba destinada ao antigo Parque Hotel, nos fundos do NFCC, já estão depositados numa conta do Iphan no Rio.
Em breve, começam as obras.
MAS...
O Iphan também anunciou recursos para recuperação da minha, da sua, da nossa centenária Praça Getúlio Vargas.
A liberação da verba, porém, depende da apresentação de um projeto a ser elaborado pela Prefeitura.
COMEDOR DE PATOS
A coluna publicou esta semana a notícia de que os patinhos que vivem nos lagos do Country Clube estão sendo devorados por um animal desconhecido.
Pois bem, ontem de manhã, um dos diretores do NFCC ligou para o colunista confirmando a notícia.
Ele, o diretor, garante que o animal devorador de patos já foi identificado.
Não era o bicho-papão, como se suspeitava, mas, pasmem, o bicho-homem.
MAIS AINDA...
Segundo o diretor do Country, o tal bicho-homem que tem devorado os patinhos é dono de um veículo cujo final da placa é 32.
Na contravenção do bicho o número, salvo engano, representa o camelo.
Aliás, nem sabia que camelo gostava de comer patos, percebe?
INSTRUMENTO
O procurador-geral de justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, visitou, nesta terça-feira, o Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (Craai) aqui, em Nova Friburgo.
Foi recebido pelo coordenador do Craai, promotor Hédel Luiz Nara Ramos Júnior, e ainda por outros 10 colegas de municípios vizinhos.
Dentre os temas de caráter institucional tratado por Cláudio Lopes em sua visita, o destaque fica para a criação do Grupo Especial de Apoio à Atuação dos Promotores de Justiça para Prevenção e Resposta a situações de emergência ou estado de calamidade, devido à ocorrência de Desastres (GPRD).
No entendimento dele, o grupo é mais um auxílio colocado à disposição dos promotores para enfrentar as situações de crise em suas comarcas.
CAMPO NEUTRO
Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo querem enxugar o número de clubes na elite estadual.
Entre as alegações, os grandes do Rio reclamam que os jogos contra os miúdos não têm apelo nas bilheterias dos estádios.
É, digamos, uma meia-verdade.
Por exemplo, se o jogo Friburguense x Flamengo (mando do tricolor serrano) fosse realizado aqui, no Eduardo Guinle, com certeza haveria lotação máxima.
Como a partida será em Volta Redonda, a expectativa é que o estádio de lá receba um público meia-bomba.
A PROPÓSITO
Frizão x Mengão é o jogo da Globo, domingo à tarde.
PONTO FINAL
O ambiente anda nervoso nos bastidores políticos da cidade.
Os moradores continuam se arriscando porque alegam não ter outro caminho para sair e voltar para casa.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário