Colunas
Giuseppe Massimo - 15 de junho 2011

PARA PENSAR:
“A burrice é contagiosa —
o talento, não”
Agripino Grieca
PARA REFLETIR:
“Esses que puxam conversa sobre se chove ou não chove não poderão ir para o céu! Lá faz sempre bom tempo...”
Mario Quintana
OLHANDO DO ALTO...
O prefeito Dermeval Neto e o presidente da Câmara, Sérgio Xavier, entre outros políticos, sobrevoaram Nova Friburgo na manhã de ontem, 14.
Eles foram ver do alto as marcas da tragédia climática de 12 de janeiro.
O voo foi feito num helicóptero cedido pela PM.
PEDRAS SOLTAS
No sobrevoo que fizeram sobre as áreas devastadas pela tragédia climática, prefeito e presidente da Câmara ficaram chocados com a visão panorâmica da destruição — como não poderia deixar de ser.
E mais do que isso: estão ainda mais preocupados do que estavam antes com o que restou de algumas montanhas que circundam Nova Friburgo, em cujos sopés há grande concentração populacional.
A percepção de cima é que nessas montanhas há uma infinidade de pequenas, médias e grandes pedras que foram deslocadas nas chuvas do início do ano e se tornaram agora um gigantesco risco de nova tragédia anunciada.
ALIÁS...
O que o prefeito e o presidente da Câmara viram lá de cima, digamos, não chega a ser uma grande surpresa.
Surpresa, na verdade, é que mesmo todos sabendo que a temporada de chuvas volta em breve, os governos federal e estadual anunciaram para o município, até agora, a recuperação de apenas oito encostas.
Será que vão esperar tudo cair de novo, olhando passivamente de braços cruzados?
NOVAS ETES (1)
Em meio ao início das obras, a Águas de Nova Friburgo promoveu um ato simbólico — lançamento da pedra fundamental — da Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Centro, segunda-feira, no Curral do Sol.
Depois de ter inaugurado a ETE Olaria ano passado, a nova estação não pode ser chamada propriamente de segunda, porque será inaugurada no fim do ano.
Antes disso, a concessionária inicia a construção da ETE de Campo do Coelho, que entrará em funcionamento em mais ou menos dois meses.
As três ETEs têm capacidade para tratar 70% do esgoto da cidade.
NOVAS ETES (2)
A ETE Olaria já está funcionando, a ETE Campo do Coelho será inaugurada daqui a dois meses, e a ETE Centro ficará pronta até dezembro.
Como já foi dito, as três estações tratarão 70% do esgoto friburguense.
A média nacional dos municípios com população de até 180 mil habitantes, caso de Nova Friburgo, é de 20%.
Ou seja: já, já estaremos alguns passos à frente!
MUSEU DA MARINHA
O Museu da Marinha, que, a princípio seria construído anexo à ETE Centro, no Curral do Sol, ainda carece de decisão final.
É possível que o referido museu tenha como palco outra ETE, a de Olaria.
A conferir.
PT X PT
O presidente local do PT reconhece publicamente que a reunião da executiva petista, na segunda-feira, 13, na sede do partido, foi “pesada e tensa”.
O encontro dos nove membros da cúpula petista, segundo Norival Spíndola, foi para tratar da polêmica proposta de uma filiada que havia protocolado um pedido para que o único vereador do PT, Cláudio Damião, respondesse a processo na comissão de ética por ter acusado companheiros de “boquinha” no governo municipal, entre outras pendengas internas.
O processo foi arquivado.
E...
A partir de agora — é decisão da executiva local petista — apenas o presidente do PT, Norival Spíndola, está autorizado a falar em público em nome dos petistas, quando o assunto for partidário.
“Lavamos a roupa suja e está tudo mais leve agora. O PT entra em um novo caminho, sem autodestruição”, disse Spíndola.
PENA QUE ATRASOU!
Foram simplesmente emocionantes os atos religiosos alusivos ao Dia de Santo Antônio, na noite de segunda-feira, 13, no Suspiro.
Os festejos tiveram um sentimento maior do que nos anos anteriores por causa da situação em que se encontra a capela do santo casamenteiro.
Uma festa linda!
Não fosse o atraso de uma hora no início da missa e da consecutiva procissão.
Muitos fiéis, cansados, não aguentaram esperar.
Mas, com certeza, serão redimidos pelos céus, entende?
FIRME E FORTE
O ex-deputado friburguense Paulo Cordeiro respondeu bem ao tratamento da traqueobronquite a que se submeteu num hospital no Rio.
Ele já respira sem aparelhos e está lúcido.
A recuperação é feita com um ingrediente a mais: o carinho dos familiares.
PONTO FINAL
Faltam sete meses e uma semana para o início do verão, período das grandes chuvas recomeçarem.

Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário