Giuseppe Massimo - 15 de dezembro 2011

sexta-feira, 06 de abril de 2012
Ana Paula Ferreira

por Carlos Mafort
Ana Paula Ferreira por Carlos Mafort

PARA PENSAR:

“Os avarentos amealham como se fossem viver para sempre, os pródigos dissipam, como se fossem morrer”

Aristóteles

PARA REFLETIR:

Antes a verdade, com poucos amigos, do que a mentira, com muitos”

Hélio Albano da Costa

CPI APROVADA

O relatório final da CPI sobre as verbas repassadas ao município após a tragédia climática foi aprovado (10 votos) pelo plenário da Câmara, na sessão de terça-feira, 13.

A documentação levantada nas investigações será encaminhada aos MPE e MPF, mas, a tão falada Comissão Processante contra Dermeval Neto ainda não se tornou realidade.

É que, mesmo estando contida no relatório final, a mesma só pode ser formalizada no caso de um vereador ou um cidadão fazer o pedido de sua instalação à mesa diretora do Legislativo.

Até ontem, ninguém havia feito este pedido.

SEGUE...

O presidente e relator da CPI, Cláudio Damião e Pierre Moraes, respectivamente, estavam convictos de que a Comissão Processante contra Dermeval seria instalada automaticamente assim que o relatório final da comissão que investigou os repasses federais para o município fosse aprovado pelo plenário da Câmara.

Prevaleceu a argumentação do Procurador da Câmara, Guilherme Cardoso, de que a CP só pode ser criada caso algum vereador ou cidadão faça o pedido por escrito.

Vale lembrar que a Câmara entra em recesso parlamentar hoje, 15, e vai até 2 de fevereiro.

Ou seja, instalação de CP só se uma sessão extraordinária for convocada durante o recesso.

É POSSÍVEL

Com a Câmara em recesso parlamentar, qualquer sessão no Legislativo até 2 de fevereiro só é permitida se houver uma convocação extraordinária.

E o prefeito em exercício Sérgio Xavier já avisou que fará o pedido.

Não para tratar de Comissão Processante, mas para que sejam votadas matérias emergenciais de interesse do governo.

Tipo, a situação dos concursados de 1999, prorrogação do Concurso de 2007, alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias, entre outros temas.

ALUGUEL SOCIAL

O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, deve vir ao município, hoje, 15.

Ele é aguardado na Câmara, às 16h, para assinar a prorrogação do aluguel social por mais um ano para as famílias friburguenses.

O ato de assinatura está marcado para o plenário da Câmara.

SUJISMUNDO

A equipe do Massimo não dá colher de chá e, digamos, tudo observa.

Um leitor da coluna encaminhou e-mail ontem, 14, para relatar o seguinte fato:

“Massimo, divulga aí: hoje, exatamente às 08h15, parei o carro próximo ao Bradesco para ir ao caixa eletrônico do BB, quando observei que um funcionário da limpeza deste primeiro banco varreu todo o lixo do interior do mesmo e colocou exatamente em frente, no meio-fio. Observei que toda a rua próxima estava limpa, ou seja, os garis do turno da noite haviam limpado todo o centro da cidade e, justamente quem deveria manter limpo, estava sujando”.

O Massimo divulga, claro.

ENCONTRO DE BATERIAS

A Unidos da Saudade promove neste sábado, 17, a partir das 21h, o seu 1º Encontro de Baterias.

Presença confirmada de todas as agremiações friburguenses e participação especial da Escola de Samba Porto da Pedra.

DIA DE CAMPO

Nos dias 20 e 21, cerca de 600 agricultores de Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis são esperados para o sexto dia de campo no Mercado Produtor de Conquista.

O evento patrocinado pela Comercial Friburguense consiste na montagem de uma lavoura de vários cultivares diferentes (tomate, pimentão, alface, couve-flor, repolho, etc) para a demonstração de novas tecnologias de produção.

O evento também tem como objetivo conscientizar e incentivar o uso adequado de equipamentos de proteção individual durante pulverizações das plantações.

MENOS MAL

O número de homicídios cresceu 124% no Brasil.

Pelo menos, essa má notícia passou longe de Nova Friburgo.

Aqui, verdade seja dita, o número de assassinatos só faz diminuir.

PONTO FINAL

O esquema da Polícia Militar nas ruas de Nova Friburgo, reparem só, tem garantido a segurança dos empresários e consumidores e, mais ainda, dando uma sensação de tranquilidade à população.

Ponto para a PM!

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.