Giuseppe Massimo - 13 de março.

sábado, 31 de julho de 2010

PARA PENSAR:

“A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento, que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas”

Miguel Cervantes

PARA REFLETIR:

“Quem nunca perdeu a cabeça por algumas coisas, não tem cabeça para perder”

Johann Paul F Richter

CPI DA EDUCAÇÃO (1)

A CPI da Educação da Câmara será prorrogada por mais 180 dias – ou seis meses, como queiram.

A prorrogação foi decidida na sessão da última quinta-feira, 11, por nove votos favoráveis e três contrários (os vereadores de sempre!).

A maioria dos vereadores percebeu que colocar um ponto final na comissão agora, sem ter feito uma investigação completa, representaria um desgaste político grande para o Legislativo.

Aliás, a CPI da Educação foi instalada para dar uma resposta à sociedade e, sem dúvida, tomara que a Câmara alcance este objetivo.

É o que se espera.

CPI DA EDUCAÇÃO (2)

Autora das denúncias de suposta compra de dois imóveis para instalação de creches públicas no governo passado e das precárias condições dos prédios da rede municipal de ensino repassados ao governo atual, que geraram a instalação da CPI da Educação em 2009, a atual secretária de Educação, professora Ledir Porto, será chamada pela comissão de inquérito para dar mais subsídios sobre os polêmicos assuntos.

Mas não será apenas ela, Ledir, que será convocada.

Os membros da CPI anunciam que pretendem convocar também a ex-secretária de Educação, professora Beatriz Abicalil.

E mais: a ex-prefeita Saudade Braga.

CPI DA EDUCAÇÃO (3)

Criada em fevereiro de 2009, a CPI da Câmara enviou ao longo desse tempo – um ano e um mês – dois ofícios ao Creci – órgão que agrega os corretores de imóveis da cidade.

Nos dois documentos os vereadores solicitaram ao órgão que indicasse três profissionais da área para fazer uma avaliação dos valores pagos pela Prefeitura na gestão da ex-prefeita Saudade Braga da compra de duas creches (uma no Jardinlândia e, outra, no centro da cidade) – que, segundo denúncia da atual secretária de Educação, Ledir Porto, poderiam estar com preços superfaturados.

Até esta sexta-feira, 12 (como já havia informado a coluna), o Creci se mantinha – estranhamente – calado.

A CPI entende que essa avaliação imobiliária é fator determinante para o sucesso das investigações e, por isso, encaminhará um novo ofício, alertando o órgão para que atenda imediatamente a solicitação.

Caso os vereadores não sejam mais uma vez atendidos espontaneamente, pode escrever, haverá uma ação judicial neste sentido.

A conferir.

STAND BY

Arrasta-se há alguns anos a decisão de tocar adiante a instalação do Centro de Oncologia, no Hospital Raul Sertã, para tratamento de pacientes com câncer – através do tratamento de quimioterapia e radioterapia.

A expectativa era de que o projeto fosse tocado adiante em 2010, conforme promessa da cúpula do governo.

Embora o tema não esteja sepultado, a chance de a unidade sair do papel este ano é... zero.

A prioridade da atual administração da Fundação Municipal de Saúde é a melhoria do atendimento básico.

A conferir.

PICOS DE ENERGIA

A caixa de e-mail desta coluna anda lotada.

De reclamações contra os picos de energia, normalmente no início do período noturno.

Com a palavra, a Energisa – embora o setor 0800 da empresa não se preste a um atendimento correto, percebe?

DICA

O bom da cidade neste fim de semana é... o motocross.

As provas acontecem no barródromo da Ceasa, em Conquista.

VISITA OFICIAL

Em abril, como se sabe, Nova Friburgo ganhará a sua primeira das seis ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto.

Um sonho de décadas dos friburguenses.

No próximo dia 22 o prefeito Heródoto e o secretário de Governo, Braulio Rezende, farão, digamos, uma visita de inspeção às obras em Olaria, atendendo a um convite do superintendente da concessionária Águas de Nova Friburgo, engenheiro Alexandre Bianchini.

PREFEITOS

Nova reunião de prefeitos do Centro-Norte fluminense e entidades no Conselho de Desenvolvimento Político Regional será nesta segunda-feira, 15.

O evento acontecerá na sede da Firjan local.

Na ocasião será apresentado aos prefeitos um projeto elaborado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), para um diagnóstico sobre as vocações regionais e perspectivas de aumento da arrecadação dos municípios.

ME AJUDA QUE...

O governador Sérgio Cabral vai ajudar com R$ 5 milhões a Prefeitura para a construção do aeroporto de Conquista, promessa de campanha do prefeito Heródoto.

Em contrapartida, o governo estadual quer colocar aqui, uma das duas casas de custódia que pretende construir na região.

Um assunto não tem nada a ver - ou não teria nada – com o outro, embora o governador queira fazer o vínculo.

PRAÇA DA INDECISÃO

A Câmara está realizando suas sessões no prédio do antigo fórum, na Praça Getúlio Vargas, embora os gabinetes dos vereadores continuem funcionando na Farinha Filho.

Mas, dizem que no trajeto entre um e outro ponto, vereadores trocam de opinião como mudam de roupa, percebe?

PONTO FINAL

Perguntar não ofende – ou, pelo menos, não deveria:

O que impede o Creci de ajudar a CPI da Educação de forma espontânea?

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.