Giuseppe Massimo - 12 de maio 2011

domingo, 31 de julho de 2011
Raquel Puga
Por Lúcio Cesar Pereira
Raquel Puga Por Lúcio Cesar Pereira

PARA PENSAR:

“É um erro terrível teorizar antes de termos informação”

Arthur Conan Doyle

PARA REFLETIR:

“Aquele a quem a tragédia traz satisfação moral tem necessidade de se elevar ainda mais uns graus”

Friedrich Nietzsche

VAMOS a PÉ

É tradição o chefe do Executivo e o diretor do Sanatório Naval percorrerem o local dos desfiles cívico-militares em veículo aberto, da Prefeitura até o palanque oficial, após o hasteamento de bandeiras.

Mas, neste dia 16, aniversário de Nova Friburgo (salve!), as duas autoridades farão o percurso a pé.

É que o Sanatório Naval já se desfez do famoso jipão verde que era utilizado nos eventos do gênero.

HOMENAGEM

A Câmara de Vereadores, conforme já foi dito, transferiu deste mês para 8 de outubro a tradicional solenidade na qual homenageia personalidades com os títulos de cidadania friburguense e também distingue duas personalidades com a Comenda Barão de Nova Friburgo.

É pensamento do presidente da Câmara, Sérgio Xavier, oferecer uma das duas comendas ao vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Porém, há uma condição sine qua non: as prometidas obras de reconstrução do município, no âmbito estadual, precisam sair do papel, entende?

GUNS N´ ROSES

A Secretaria de Ordem Urbana confirmou a notícia do colunista de que, se Nova Friburgo estiver com céu de brigadeiro no dia do aniversário, o pessoal do Bope vai sobrevoar a avenida em um helicóptero para jogar pétalas de rosa sobre a Alberto Braune.

Outra notícia positiva: todo aquele pessoal da PM que deu suporte ao município nos dias pós-tragédia climática estarão aqui embaixo, na avenida, abrilhantando o evento.

Sejam bem-vindos!

RESPONSÁVEIS

A Ordem Urbana da Prefeitura, em parceria com as entidades ligadas à defesa dos direitos da infância e juventude, anuncia que irá pegar pesado contra os pais de jovens menores de 18 anos que forem flagrados consumindo bebidas alcoólicas.

Além do puxão de orelhas nos pais, como já acontece, os mesmos passarão a serem responsabilizados judicialmente.

A coluna apoia.

CENAS DE HORROR

Dia desses, a coluna divulgou notícia de que, junto com a venda ilegal de CDs e DVDs piratas, barraqueiros da feira de Olaria estariam oferecendo aos clientes um vídeo mórbido de cenas da tragédia climática aqui, de Nova Friburgo.

A PM não deixou barato e está investigando o caso.

Policiais militares que assistiram à peça ficaram chocados com as cenas de crianças mortas, corpos de adolescentes nus dentro do necrotério e outras imagens dantescas.

ATÉ BREVE!

O Xelú Bistrot, ali na Farinha Filho, vai dar um tempo e volta às atividades nos meados da Primavera.

A pausa deve-se ao fato da chef da casa, Maria Helena de Souza, ter sido intimada a retornar às suas origens gastronômicas na França e Itália.

Ela foi convidada novamente às pressas para se engajar na preparação gastronômica de eventos tops como o Festival de Cannes e a Fórmula 1.

O até breve de Maria Helena, na última terça-feira, foi celebrado com uma cocktail party especialíssima para os amigos.

MBA EM TRAGÉDIA

O deputado federal Glauber Braga retorna ao Brasil neste sábado, 14.

O parlamentar está em Genebra, na Suíça, representando o país num evento da ONU sobre redução de riscos de catástrofes naturais.

MERENDA FISCALIZADA

Matérias jornalísticas veiculadas esta semana no Fantástico e Jornal Nacional demonstraram de forma inequívoca o descaso com a merenda escolar pelo Brasil afora.

Precavida morreu de velha, a Secretaria de Educação local, além de apertar a fiscalização que é feita diariamente, está pedindo à comunidade escolar (direções, profissionais, alunos, pais) para que também ajudem a monitorar a qualidade da merenda na rede municipal.

Aliás, fiscalizar o poder público é um direito e um dever de todos nós.

AGRICULTURA FAMILIAR

E por falar em merenda escolar na rede pública, as secretarias de Agricultura e Educação estão finalizando chamada pública para cadastramento de agricultores familiares interessados em fornecer frutas, legumes e hortaliças para as escolas e creches friburguenses.

A lei federal estabelece o percentual mínimo de 30% pode e deve ser aplicado na aquisição da produção agrícola local.

SEM CHANCE

Se alguém vier no seu ouvido contar a abobrinha de que Nova Friburgo poderá abrigar uma das seleções mundiais na fase preparatória da Copa de 2014, pode dar pra ele um serrote para cortar o nariz de pinóquio.

Infelizmente, apenas quatro municípios do Estado do Rio foram pré-selecionados para eventualmente continuarem a aspirar tal possibilidade.

A saber: Búzios, Macaé e dois aqui na serra, Teresópolis e Petrópolis, e mais ninguém!

PONTO FINAL

Há exatos quatro meses, em 12 de janeiro, estávamos literalmente submersos na lama.

Hoje estamos... (a opinião é sua).

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.