Colunas
Giuseppe Massimo - 11 de março 2011

O Dia Internacional da Mulher, como se sabe, foi dia 8.
Mas, para as mulheres friburguenses - e para todas as pessoas que lutam pelos direitos delas (viva elas!) - um presente já está a caminho e, depois de tantas e tantas protelações, será entregue ainda no fim deste semestre: a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), cujas instalações (na foto, o flagrante fotográfico do prédio) estão sendo erguidas na Avenida Presidente Costa e Silva, entre o 11º BPM e o Sesc, em Duas Pedras.
Quem garante o presente até junho é a nova chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, que antes de assumir as novas funções na cúpula policial era a responsável pelo programa estadual que cuidava do Deam.
Para Martha Rocha, a Deam significa “que as mulheres vítimas de violência têm cada vez mais confiança no trabalho da polícia e mais coragem para denunciar seus agressores”.
E tem toda a razão!
PARA PENSAR:
“O prêmio da boa ação é tê-la praticado”
Sêneca
PARA REFLETIR:
“Muitas vezes há mais bom senso numa única pessoa do que numa multidão”
Fedro
UFF VOLTA
Boa notícia para os universitários da UFF, campus local: as aulas dos três cursos oferecidos pela universidade - Odontologia, Fonoaudiologia e Biomedicina - começam na próxima segunda-feira, 14.
Vamu simbora!
UERJ, NÃO
O tempo passa, o tempo voa, e até a presente data os universitários dos cursos de Engenharia Mecânica e Computação da Uerj local ainda não sabem quando o ano letivo terá início aqui em Nova Friburgo.
Por enquanto, só estão vivendo de promessas e de falta de informações - não necessariamente nesta ordem.
REDE PÚBLICA
Como se sabe, até agora, 100 unidades (72 escolas e 28 creches) da rede municipal de ensino já retomaram as aulas, atendendo cerca de 14 mil alunos matriculados.
A previsão é que na próxima segunda-feira, 14, entre 22 e 24 unidades consigam iniciar o ano letivo.
O problema maior reside em oito unidades, ainda interditadas pela Defesa Civil ou que tiveram as obras de recuperação atrasadas pelas empreiteiras contratadas.
A secretaria de Educação tenta a todo custo encontrar alternativas para colocar toda a criançada para estudar.
REDE PÚBLICA (2)
O Córrego Dantas foi uma das áreas mais devastadas na tragédia climática de janeiro.
A escola e a creche municipal do populoso bairro permanecem interditadas porque os dois prédios estão na linha de descida de gigantescas pedras que se descolaram da montanha.
Como não há alternativas de imóveis no bairro, a criançada matriculada nas unidades do Córrego Dantas terá que ser remanejada para outro bairro ou distrito.
JUNTANDO FORÇAS
Na terça-feira próxima, 15, os sete prefeitos dos municípios atingidos pela tragédia climática de janeiro - leia-se Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro - se reunirão aqui, no Hotel Bucsky.
Além de avaliar a ajuda recebida até agora (diga-se, tímida, diante da destruição), os prefeitos dos três maiores municípios, que já participam do Consórcio Serra Carioca, convidarão os demais colegas a aderir ao movimento.
O consórcio serrano tem como uma das principais atribuições discutir e desenvolver ações comuns de reconstrução das cidades devastadas.
Aliás, vale o velho dito: uma andorinha só não faz verão, entende?
31 ANOS DA FUSÃO
O meu, o seu, o nosso Friburguense volta a campo para mais um compromisso na série B do Estadual amanhã à tarde e, enfrentando o desconhecido Rio Branco (não sei de onde, e isso pouco importa), tem tudo para somar mais três pontos e, assim, disparar ainda mais na liderança da competição rumo à elite estadual.
A provável festa do tricolor serrano nas arquibancadas é uma prévia apenas das comemorações dos 31 anos do clube, no próximo dia 16.
Aliás, no domingo, 13, o Frizão fará festinha interna para lembrar o aniversário de fusão do Serrano e Fluminense, que deu origem ao atual clube.
CD PIRATÃO
Bruna Surfistinha, como se sabe, é o filme de maior bilheteria este ano no país.
Pois bem, já circulam de mão em mão cópias piratas do filme. É mole?
PONTUAÇÃO MÁXIMA
A Viradouro de São Gonçalo terminou a apuração do grupo de acesso do carnaval 2011 em segundo lugar.
E, digamos, perdeu a vaga na elite de 2012 para a desconhecida e surpreendente Renascer, de Jacarepaguá.
Mas, não se trata disso.
O assunto que a coluna quer enaltecer é o sucesso do samba "Quem sou eu sem você?", do friburguense Jefinho Lima (Estandarte de Ouro 2010), da agremiação gonçalense, que obteve as seguintes notas na apuração: 10 + 10 + 10 + 10 + 10.
Mas, segundo os critérios de apuração, as notas mais baixas e a maior foram descartadas, o que, no caso, digamos, não muda em nada.
Jefinho, nota 10.
CAMPANHA ATUAL
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na quarta-feira, 9, a Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema "Fraternidade e a vida no Planeta - A criação geme em dores de parto".
A campanha objetiva "contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta".
Aliás, tema que se encaixa como uma luva à atual situação dos friburguenses.
CUSTO DA OBRA
A construção da nova ponte na RJ-116, em Bom Jardim, religando Nova Friburgo ao Centro-Norte fluminense, já está autorizada e começa já, já, conforme a coluna anunciou.
Faltou dizer que o custo da empreitada será de R$ 8,5 milhões.
BONS NEGÓCIOS
As poderosas Vale e a Leroy Merlin já fecharam contratos com empresas do polo metal-mecânico friburguense, na ordem de R$ 22 milhões, através de rodadas de negociações promovidas pelo governo estadual, em parceria com Firjan, Fecomércio e Sebrae.
Já, já será a vez da iniciativa de recuperação da economia serrana realizar evento semelhante, para atender outro polo econômico importante do município, o da moda íntima.
A rede Leader, por exemplo, quer ampliar a compra de calcinhas, sutiãs, cuecas etc. produzidas aqui no município.

Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário