Colunas
Giuseppe Massimo - 11 a 13 de fevereiro 2012
PARA PENSAR:
“Perder é uma forma de aprender. E ganhar, uma forma de se esquecer o que se aprendeu”
Carlos Drummond de Andrade
PARA REFLETIR:
“A perseverança é a mãe da boa sorte”
Miguel de Cervantes
PM E GUARDA MUNICIPAL
O Comando-Geral da Polícia Militar fala em “normalidade”, mas, fato é que, no decorrer do primeiro dia da deflagração da greve dos servidores da Segurança Pública aqui, em Nova Friburgo, nenhuma viatura ou policial fardado do 11º BPM foi vista circulando no centro da cidade.
Por outro lado, saltou aos olhos a presença da Guarda Municipal, com 25 homens e uma dúzia de veículos cuidando do policiamento ostensivo da área central da cidade.
Aliás, em 48 anos de existência (foi criada em 1963) é a primeira vez que a GM executa tais funções sozinha.
Executa um papel preponderante nesta hora de apreensão popular.
SEGUE...
A deflagração da greve dos bombeiros, policiais militares e civis é uma questão muito preocupante.
E, óbvio, a questão merece ser tratada com prioridade máxima.
Até porque se trata de uma situação de crise institucional.
ESTRUTURA DO CARNAVAL
A Prefeitura marcou para o dia 16, às 9h, a licitação para escolher a empresa que ficará responsável pela iluminação e sonorização do carnaval 2012.
O presidente da Câmara, vereador Luciano Faria (PDT), revelou a sua apreensão com a proximidade muito grande entre a data do processo licitatório e os desfiles carnavalescos, previstos para os dias 18 e 19.
Segundo ele, se houver algum imbróglio de última hora, adeus carnaval.
Tomara que não, né?
SEGUE...
Além da iluminação e sonorização da Alberto Braune, a Prefeitura corre contra o tempo para contratação de banheiros químicos, gradil da passarela do samba e outros itens importantes para viabilizar os desfiles carnavalescos.
Uma fonte palaciana, porém, assegura que só haverá montagem de arquibancadas se for concretizada a negociação com uma cervejaria para bancar os referidos custos.
A conferir.
ALAMEDA DO LAGO
Certamente, há também na vida pública uma grande desvantagem em ter a caneta na mão.
É a situação, por exemplo, do atual prefeito que mora numa rua adjacente à Alameda do Canal, entre a Ponte da Saudade e Varginha.
A referida alameda é uma das vias mais esburacadas da cidade e, digamos, a Secretaria Municipal de Obras estava receosa de priorizar o serviço em detrimento das demais vias para não criar o famoso disse-me-disse.
Mas a situação é tão caótica e provocou tantas reclamações da vizinhança que, agora, a ordem foi expedida para resolver o problema.
Aliás, uma equipe da Prefeitura reiniciou nesta sexta-feira o trabalho de tapa-buracos em toda a extensão da estrada ligando os dois populosos bairros e só sairá de lá quando a coisa estiver definitivamente resolvida.
Amém.
SEGUE...
Sejamos justos: há muito a ser feito, mas o tapa-buracos da Prefeitura já melhorou a situação de muitas ruas e avenidas da cidade.
Não para, não para, não para...
POSTES DO BAIRRO YPU
Em relação às notas publicadas nesta coluna sobre os postes de iluminação pública da Avenida Emil Cleff, que ficam acesos durante o dia e apagados à noite, a Secretaria Municipal de Obras explicou que depende de um caminhão apropriado para resolver o problema.
O secretário municipal de Obras, Clauber Dominguez, disse que irá recorrer à Autran, que dispõe do equipamento e pode cedê-lo aos Serviços Públicos para acabar com a birutice das lâmpadas.
A conferir.
ÁREA DE RISCO
O prédio em pior situação aqui, no centro da cidade, é o Centro Administrativo Nelson Chaves.
Localizado na Praça Getúlio Vargas, o imóvel foi adquirido pela Prefeitura em 1992 e já serviu como gabinetes dos vereadores e à Secretaria Municipal de Educação, entre outros órgãos públicos.
Vários andares do mesmo estão interditados, até porque, em péssimas condições, nunca recebeu uma única obra.
Porém, ironia do destino, o imóvel é o “habitat” da Cruz Vermelha, entidade que realiza relevantes serviços em prol da população em área de risco.
Aliás, é muito comum rebocos do Centro Administrativo Nélson Chaves despencarem lá do alto sobre a marquise ou na vizinhança.
SER OU NÃO SER?
Dia desses, a coluna divulgou a informação de que, caso seja sacramentado o acordo político para o PR indicar o vice na chapa majoritária com o PSB de Saudade Braga, o nome preferido do cacique-mor Anthony Garotinho (PR) para o cargo é o do atual secretário municipal de Ordem Urbana, coronel Hudson Aguiar.
Aonde chega, sempre animado, o coronel Hudson vai logo dizendo: “Não sou candidato a nada e nem pretendo me desincompatibilizar das minhas atuais funções”, diz.
Conversa vai, conversa vem, porém, ele encerra o assunto: “O futuro a Deus pertence”.
QUEM É?
Conforme noticiado pela coluna, a Autran tem novo superintendente.
Especialista em trânsito, o engenheiro Rubens Braga é um técnico importado para dar um choque de ordem nas vias urbanas.
Mas, convenhamos, o governo municipal está devendo uma apresentação pública dele.
Aliás, desatualizado, o site oficial da Prefeitura ainda apresenta o antecessor como responsável pela autarquia.
E POR FALAR...
O novo superintendente da Autran, com certeza, está fundindo a cuca para melhorar o trânsito friburguense.
Via de regra, em horários de rush, o trânsito anda tão brabo que para um motorista fazer o percurso de Conselheiro Paulino ao Centro o tempo médio chega a 50 minutos.
Idem, para as situações de Olaria, Paissandu...
TOMBO NA PRAÇA
Dezenas, centenas de um escritório de seguros daqui, de Nova Friburgo, caíram no conto do vigário.
Pagaram pelo seguro de veículos e, quando necessitam do mesmo, descobrem que a apólice não foi registrada pelo mesmo.
O acusado encontra-se em local incerto e não sabido.
Ou seja, deu no pé com a grana.
REGISTRO
A tragédia climática que devastou a Região Serrana em 2011 completa 13 meses neste domingo.
É O CACETE!
Podem reparar: o encarte esportivo de O Globo—juntamente com a classificação e tabela do Estadual 2012—traz a relação dos principais artilheiros da competição, onde cita o atacante do Friburguense, Rômulo (seis gols), como sendo jogador do... Figueirense (SC).
Não é a primeira vez que o jornalão comete o mesmo erro.
É o mesmo que confundir a Globo com a Record, entende?
PARADA DURA
Perguntar não ofende—ou, pelo menos, não deveria:
Pelo futebol apresentado até agora na Libertadores, qual dos cariocas será o primeiro, quem será o segundo e, posteriormente, o terceiro, a ser eliminado da competição?
BANDA NA PRAÇA
A centenária Banda Sinfônica Campesina Friburguense, viva ela, dará show neste sábado.
Detalhe a mais: a banda terá o acompanhamento de ritmistas da bateria treme-terra da Unidos da Saudade, sob o comando do mestre Gutinho e rebolado de três passistas da roxo e branco.
Às 18h, na Praça Getúlio Vargas.
SÓ PARA MAIORES
Atenção, atenção, senhores e senhoras:
O Centro de Convivência da Terceira Idade, ali no Clube de Xadrez, promoverá grande baile de carnaval na próxima quarta-feira, 15, a partir das 16h30.
Classificação: só para quem vive a feliz idade, percebe?
QUINZINHO NA IMPERATRIZ
Só para relembrar a informação:
A Imperatriz de Olaria faz festança neste sábado, 11, a partir das 22h.
Com direito a apresentação da bateria nota 1000 do mestre Fred, grupo Swing Total e um ensaio geral do enredo “O que faz rir também faz chorar” para o desfile 2012.
E mais: participação especial de Quinzinho do Império.
PONTO FINAL
No mais: “Marcha soldado, cabeça de papel. Quem não marchar direito, vai preso pro quartel. O quartel pegou fogo, a polícia deu sinal. Acode, acode, acode a Bandeira Nacional”.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário