Giuseppe Massimo - 10/12/2013

terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Diane Cardoso
por Lúcio Cesar Pereira
Diane Cardoso por Lúcio Cesar Pereira

Deflagrada

Após a votação do polêmico projeto das Parcerias Público-Privadas (PPP), a guerra entre oposição e situação está declarada. 

Depois de praticamente um ano de mandato, o governo comemora também o fim do centrão.


Centrão

O centrão, que chegou a ser anunciado com entusiasmo pelos vereadores de olho em uma parcela maior de eleitores, parece tornar muito clara a sua posição: são governistas. 

A exceção do finado centrão é o vereador Cigano, que tem votado e defendido a oposição.


Trégua

Neste dia 10 a trégua entre os dois grupos. 

Isto porque, não tem sessão. 

Mas, amanhã, 11, a guerra deverá ser retomada...

Tem sessão adiada de hoje para amanhã para análise da reforma administrativa. 

Deve passar com folga, apesar de críticas públicas, como elevação do quadro de cargos de confiança.

 

Sucesso íntimo

A moda íntima de Nova Friburgo teve papel de destaque na 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs) em Brasília, na última semana.

Foi a primeira participação do APL de Nova Friburgo no evento, que tem como objetivo "debater as possibilidades de estímulo ao desenvolvimento local e regional, com soluções inovadoras voltadas ao incremento da competitividade e da sustentabilidade, econômica, social e ambiental, convergente com as demais políticas nacionais”.

O convite partiu do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, responsável por coordenar o Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais. 

A moda íntima friburguense foi apontada como case de sucesso na implantação e desenvolvimento pleno. 

A apresentação foi feita pela presidente da Representação Regional da Firjan no Centro-Norte fluminense e presidente do Conselho da Moda, Nelci Layola Porto.

 

Por falar nisso... 

Nova Friburgo ganhou uma Escola de Panificação do Senai. 

A inauguração da unidade ontem, 9, em Duas Pedras, contou com a presença do presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.

O espaço tem diversos cursos de qualificação programados já para o próximo ano, com o objetivo de melhorar os sistemas de produção, gerenciamento do negócio, promoção do atendimento e redução de custos, formando profissionais e reciclando os existentes. 

Além disso, os alunos contarão com um moderno maquinário, adequado à NR-12, norma que implementou novas exigências em termos de segurança do trabalho. 

Para janeiro estão previstos cursos de confeiteiro e padeiro.

 

Motos & motociclistas

O Detran e a Polícia Militar iniciam esta semana um conjunto de ações para reduzir o índice de acidentes de motos no interior do Estado. 

A iniciativa prevê a habilitação de motociclistas, o registro e licenciamento do veículo e a capacitação de motofretistas para que possam exercer a profissão regularmente.

Na próxima quinta-feira, 12, às 10h, no 11º BPM, participam de reunião prefeitos e autoridades locais de trânsito de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Cantagalo, Cordeiro, Santa Maria Madalena, Trajano de Morais, São Sebastião do Alto e Macuco. 

 

Áreas de risco

Segundo dados do Departamento de Recursos Minerais (DRM), 207.547 pessoas moram em encostas de alto risco nos 92 municípios do Estado. 

Só em Nova Friburgo são 22.400 friburguenses morando em área de risco. 

Em segundo lugar está Teresópolis, com 19.200, seguido de Petrópolis, com 18 mil pessoas.

 

Adílio em Nova Friburgo

Ídolo da torcida do Flamengo e peça fundamental no título da série B estadual do Friburguense em 1994, o ex-jogador Adílio esteve em Nova Friburgo ontem para comemorar os 20 anos do acesso do Tricolor da Serra. 

O atleta atendeu a todos com extrema simpatia e emocionou com a frase: "O time do meu coração é o Flamengo, mas o Friburguense e a cidade de Nova Friburgo estão na minha alma.”

 

Pista de motocross (1)

A final do estadual de motocross, realizada no último domingo, em Conquista, pode não ter sido a última no Motódromo Swian Zanoni. 

De acordo com o prefeito Rogério Cabral, a ideia é transformar o espaço em um parque permanente de eventos e a pista de motocross seria mantida e teria sua estrutura melhorada.


Pista de motocross (2)

As especulações sobre o "fim” do motódromo vieram à tona após o anúncio da construção do Condomínio Industrial na localidade de Conquista. 

O atual espaço da pista seria destinado ao Centro de Convenções — mas o governo municipal negocia a compra de parte do terreno ao lado. 

Desta forma, sobraria espaço para manter e até mesmo ampliar o Motódromo Swian Zanoni.


Mobilidade

Das 74 ações de mobilidade para a Copa do Mundo, 38 estão atrasadas e 18 não vão decolar.

A previsão inicial de gastos com a Copa foi estimada em R$ 33 bilhões, mas já diminuiu para R$ 25,6 bilhões.


Rebaixados

Não deu. 

Vasco e Fluminense caíram. 

O futebol do Rio terá apenas dois representantes na elite. 

Santa Catarina terá mais: três! 

Sinal dos tempos...  




TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.