Colunas
Giuseppe Massimo - 10/03/2012
PARA PENSAR:
“Ouve o que dizes, faze o que pregas”
Gregório I
PARA REFLETIR:
“A palavra é livre; a ação, muda; a obediência, cega”
Friedrich von Schiller
CHOPE OFICIAL
O prefeito Sérgio Xavier (PMDB) anuncia nos próximos dias a realização dos festejos de maio, quando o município completará 194 anos.
Detalhe importante: esta semana, a Prefeitura recebeu sinal verde da Ambev para o patrocínio do evento.
Melhor ainda: o chope oficial dos festejos de aniversário será o da Brahma, número 1.
A conferir.
IMÓVEL CEDIDO
Em relação à afirmação do secretário municipal de Educação, Ricardo Lengruber (Massimo de sexta-feira, 9), o coordenador do Ibama, Mauro Zurita, diz que o órgão ambiental está aguardando uma posição oficial da municipalidade para a desocupação do prédio na Rua Santos Werneck, no Centro.
Zurita, através de e-mail, no entanto, acrescenta não ter havido ainda qualquer tratativa de desocupação do imóvel e nem prazo estabelecido para isso.
Ele lembra que está em vigor um convênio entre o Ibama e a Prefeitura, firmado em 1991, no qual o município se compromete a ceder um espaço físico em boas condições para o funcionamento do órgão ambiental.
NO MAIS...
O prédio da Rua Santos Werneck foi adquirido pela Prefeitura no apagar das luzes do governo Saudade em 2008 para a implantação de uma creche, mas, em 2011, acabou cedido ao Ibama.
Semana passada, o presidente da Câmara, Luciano Faria (PDT), cobrou da Secretaria de Educação uma solução para a pendenga.
Tal fato originou o posicionamento do secretário Ricardo Lengruber que, ao saber da cessão ilegal do imóvel ao Ibama, decidiu retomá-lo.
A ideia do secretário é usar o imóvel adquirido por R$ 350 mil em 2008, inadequado para a instalação de uma creche, para “a implantação da Casa da Educação, espaço destinado à formação continuada dos profissionais de educação da rede municipal, Conselhos de Educação e outros fins ligados à rede”, diz.
AINDA NÃO
Embora tenha sido aprovada na terça-feira passada, a Comissão Processante da Câmara contra o prefeito afastado Dermeval Neto (PTdoB) ainda vai demorar mais uns diazinhos para ser oficialmente instalada.
Isto porque, a reunião interna dos três vereadores que irão compô-la, e que estava marcada para a última quinta-feira, 8, foi transferida para a próxima segunda-feira, 12, às 16h.
O vereador Edson Flávio (PR) justificou a impossibilidade de participar da dita reunião, às 16h30, devido a um contratempo com o filho.
SEGUE...
Nesta segunda-feira, 12, se não ocorrer qualquer outro contratempo, os vereadores Edson Flávio (PR), Marcelo Verly (PSDB) e Manoel Martins (PSD) se reúnem na Câmara para definir o papel de cada um deles na CP.
Um será presidente, outro relator e o terceiro membro.
NO MAIS...
Na hora livre da sessão de quinta-feira, às 18h, os vereadores Cláudio Damião (PT), Pierre Moraes (PDT) e Edson Flávio (PR)—integrantes da CPI que acabou originando a instalação da CP—deixaram a entender que são contrários à presença do vereador e ex-secretário municipal de Educação, Marcelo Verly (PSDB), na Comissão Processante criada no dia 6 e que poderá culminar com a cassação do mandato do prefeito afastado Dermeval Neto (PTdoB).
De forma sutil, eles sustentam que o relatório final da CPI cita a Secretaria de Educação na gestão de Marcelo Verly.
Em resposta aos três, o vereador tucano disse não concordar com o ponto de vista deles.
PREÇOS SALGADOS
Nos últimos tempos tem crescido aqui, no comércio friburguense, o número de estabelecimentos encerrando as atividades ou afixando cartazes de “passo o ponto”.
A principal motivação é o aluguel cobrado pelos proprietários dos imóveis, tidos com um saco de sal.
MEU PAI, MEU FILHO
A Promotoria da Infância do Ministério Público, em parceria com as escolas públicas municipais e estaduais, levantou que cerca de 700 alunos não possuem o registro paterno na certidão de nascimento.
A partir disso, já foram abertos 200 procedimentos para reconhecimento de paternidade.
A boa (ou a melhor) notícia é que desde a implantação do projeto “Em Nome do Pai”—nome sugestivo, aliás—já ocorreram 10 reconhecimentos espontâneos.
MULHER CIDADÃ
A Câmara aprovou sugestão do vereador Cláudio Damião propondo a criação da Medalha Mulher Cidadã Heloneida Studart.
A honraria será concedida todo dia 8 de março—Dia Internacional da Mulher—“em reconhecimento à luta pela igualdade entre homens e mulheres e por um mundo mais justo, democrático e sem opressão, tem como finalidade prestar uma homenagem às mulheres e particularmente àquelas que se tornaram símbolos da participação ativa na luta pela transformação de sua condição e da sociedade”.
A favor.
SUBIU NO TELHADO
A Fifa anuncia suspensão de todas as atividades ligadas à Copa no Brasil.
E acrescenta que as negociações com o país só serão retomadas após o presidente da entidade conseguir encontro com a presidente Dilma.
PONTO FINAL
Ufa, salve o fim de semana.


Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário