Colunas
Giuseppe Massimo - 10 de agosto.
PARA PENSAR:
Há duas formas para viver a sua vida: Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre”
Fernando Pessoa
PARA REFLETIR:
“A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente”
Soren Kierkergaard
PROJETOS
A Câmara está recebendo mais dois projetos do governo municipal.
Um deles propõe um novo Código de Posturas de Nova Friburgo.
O outro trata da terceirização do estacionamento rotativo.
ALIÁS...
O prefeito quer agilidade na discussão e votação dos dois projetos. Principalmente o que trata do Código de Posturas.
É que Heródoto considera a lei em vigor – aprovada em 1967, na gestão do prefeito Amâncio Mário de Azevedo – totalmente desatualizada.
Mas para atender a solicitação do Executivo, os vereadores precisam primeiro desobstruir a pauta de votações, que continua trancada por um veto do próprio prefeito a um projeto do vereador Pierre Moraes.
Além disso, estão na frente ainda outros projetos cujo prazo de tramitação na Câmara estão vencendo e que podem vir a complicar a evolução também das votações em plenário.
Vale citar, por exemplo, o projeto que permite a renegociação de tributos municipais, e outro, que concede incentivos fiscais para empresas envolvidas no Projeto Minha Casa, Minha Vida, aqui no município.
CONTROLE ACIONÁRIO
Estão em fase de conclusão as negociações (se é que já não estão concluída) para troca do controle acionário de uma grande empresa friburguense do setor metal-mecânico.
Diga-se: não é aquela que você pode pensar num primeiro momento.
Salvo engano da coluna, a nova empresa irá se chamar DNF Tecnology.
A conferir.
A SABER
A empresa em questão é fabricante de pedais, pedais ajustáveis, pedais de controle eletrônico do acelerador e outras soluções de direção altamente projetadas para a indústria automotiva global.
BUROCRACIA
Há uns três meses, quatro talvez, o governo estadual doou para a Prefeitura de Nova Friburgo três ônibus ‘zerinhos em folha’.
Os veículos têm como objetivo o uso exclusivo do transporte escolar, sobretudo, de crianças da zona rural.
Porém, os ônibus continuam guardados no pátio do Ciep de Olaria.
Isto porque o governo estadual mandou os ônibus, mas ainda não liberou a documentação exigida para começarem a rodar.
Ou seja, é a burocracia mais uma vez atravancando o progresso, no caso, do ensino público.
É pena.
TALENTO PURO
Ganhador (e merecedor!) do Estandarte de Ouro do Carnaval deste ano no Rio, o friburguense Jefinho Lima virou de vez pop star do samba.
Com o passe valorizado, força de expressão, o compositor disputa o samba 2011 de três escolas cariocas: Imperatriz Leopoldinense,
Viradouro e Caprichosos de Pilares.
Participa ainda de uma outra disputa no Rio Grande do Sul, pela Bambas da Alegria; e mais uma em São Paulo, pela Rosas de Ouro.
E a gente não pode deixar de citar que Jefinho Lima prometeu também uma obra prima para Vilage no Samba, a ser lançada em outubro.
USO DE IMAGEM
Embora não sejam candidatos neste ano, as fotografias de Lula e Heródoto ilustram a propaganda de campanha de postulantes a cargos eletivos.
No caso do chefe do Executivo local, a exclusividade é oferecida ao ex-secretário municipal de Obras.
A presença do prefeito na campanha, óbvio, não deixa de ser um teste para aferir a quantas anda também a popularidade de seu governo.
PRESTAÇÃO PARCIAL
Já está disponível para consulta de quem quiser a primeira prestação de contas (receita e gastos) dos candidatos 2010.
Entre os candidatos friburguenses, os que mais arrecadaram recursos foram Glauber Braga (federal) e Rogério Cabral (estadual).
Na outra ponta, alguns informaram à Justiça Eleitoral não terem arrecadado ou gasto nenhum centavo na campanha até 3 de agosto.
O site para consulta é o do próprio Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br).
DESATUALIZADO
O TRE-Rio comemora o fato de ter julgado todos os processos de inscrição de candidaturas até 5 de agosto, de acordo com o calendário oficial.
No entanto, até ontem, segunda-feira, permaneciam pendentes no site oficial a situação (“aguardando julgamento”) de dois dos 14 candidatos friburgueses.
BOBEIRINHA
Lula garante que, perto do que está acontecendo na Rússia, os incêndios florestais no Brasil – comuns neste período do ano – não passam de fumacinha, entende?
CHEIRO NO AR
O Flamengo deixa a sensação no ar de que, desta vez, vai ser difícil escapar do inédito rebaixamento.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário