Colunas
Giuseppe Massimo - 10 de abril.
PARA PENSAR:
“O sol nasceu para todos... a sombra só para alguns!”
Ditado popular
PARA REFLETIR:
“Tenha cuidado ao emprestar dinheiro a amigos. Você pode perder as duas coisas”.
S. Brown
É GOL!
Na última quinta-feira, a coluna retratou o fato da Defesa Civil do município estar sem veículo próprio e tendo que usar um fusquinha cedido pelos Bombeiros.
Pois bem, neste mesmo dia, o secretário municipal de Fazenda, Ivison Macedo, cedeu um Gol novinho para uso da Defesa Civil, enquanto a caminhonete do órgão está sendo consertada.
Além disso, os telefones internos da Defesa Civil – alvo de comentário da coluna na mesma nota – também já estão funcionando.
É isso. É assim que a banda tem que tocar, percebe?
LISTA NEGRA
Uma avalanche de contas de campanhas rejeitadas, com trânsito em julgado, está à disposição dos eleitores friburguenses afixadas no mural público da 26ª Zona Eleitoral.
Salvo engano da coluna, quem teve a prestação de contas rejeitada fica impossibilitado de concorrer a qualquer cargo eletivo por quatro anos.
EXCESSO
As convenções regionais para escolha de candidatos a deputados federal e estadual só acontecem em junho.
Nos bastidores políticos da cidade, porém, comenta-se que Nova Friburgo terá pelo menos cinco pretendentes a uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília e outros oito ou nove postulantes a uma cadeira na Assembleia Legislativa, no Rio.
Depois não digam que a coluna não avisou: são muitos candidatos para um universo pequeno de eleitores, percebe?
APOIO TOTAL
Como se sabe, a Câmara vai analisar, em breve, um projeto de autoria do vereador Jorge Carvalho (PMDB), líder do governo no Legislativo, propondo a proibição de caminhões e carretas circularem no centro de Nova Friburgo em horários de rush, pela manhã e à tarde.
O projeto ganhou esta semana o apoio amplo, geral e irrestrito do próprio Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do município, cujo presidente, Assis Cordeiro Gonçalves, o popularíssimo Assiszão, remeteu ofício ao vereador que fez a proposta, afirmando estar inteiramente de acordo.
VACINA CARA
A campanha pública de vacinação contra a gripe suína, infelizmente, não é para todos.
Quem não está nas faixas etárias ou nos grupos considerados de maior risco tem que recorrer à rede privada.
A vacina, que sai de graça para uns, custa entre R$ 70 e R$ 80 para outros.
Moral da história: nem todos são iguais perante ao Ministério da Saúde.
SOLIDARIEDADE
Falar ou comentar sobre o que aconteceu esta semana na região metropolitana do Rio é, desculpem o trocadilho, chover no molhado.
Estamos todos nós, friburguenses, solidários às vítimas.
E (veja a matéria nesta edição) podemos colaborar para amenizar o drama participando da Rede Solidária Social criada aqui mesmo em Friburgo, para arrecadar alimentos não perecíveis, alimentos prontos, produtos de higiene pessoal, roupas, colchonetes, travesseiros e lençóis, para atender aos milhares desabrigados.
Participe. Não deixe de ajudar!
SOLIDARIEDADE (2)
A Águas do Brasil, que tem várias concessionárias de água e esgoto em vários municípios do estado do Rio, inclusive, em Friburgo, também mergulhou de cabeça para ajudar o povo niteroiense.
A empresa está cedendo 50 máquinas e caminhões – alguns daqui mesmo – para ajudar as equipes que trabalham nos pontos críticos atingidos pelas tempestades em Niterói.
HORTIFRUTIGRANJEIROS
A região serrana foi poupada.
Mas as chuvas e o friozinho na região provocarão um aumento médio de 10% nos preços dos hortifrutigranjeiros produzido aqui.
É que o tempo instável está provocando a perda de produção, o que faz o preço subir na mão dos especuladores.
É pena.
BANDEIRA BRANCA
A chapa única para comandar a Associação Comercial, Industrial e Agrícola do município ganhou o sugestivo nome de Paz e Desenvolvimento de Nova Friburgo.
Não por acaso.
A composição da chapa de consenso para o biênio 2010 / 2012 foi montada – de forma muito bem arquitetada – para tentar colocar de uma vez por todas um ponto final no imbróglio existente com as demais entidades da classe, entende?
CADÊ A AUTRAN?
Não é de hoje que o trânsito da cidade vai mal.
Mas, convenhamos, há alguns pontos críticos onde a falta de fiscalização anda fazendo a diferença para pior.
É o caso, por exemplo, das filas duplas da Avenida Julius Arp, em Olaria e das ruas Moisés Amélio e Carlos Éboli, ambas no Centro.
Isso pra gente ser sucinto!
EFEITO ADRIANO
A diretoria do Friburguense afastou dois jogadores do elenco, reincidentes no consumo de bebidas alcoólicas em vésperas de jogos decisivos.
E tinha que mandar embora mesmo.
Até porque os camaradas deviam estar pensando que eram o Adriano, né não?
REGISTRO
O governador chorou em público com a perda dos royalties e, pelo que se sabe, não derramou uma só lágrima com a tragédia do Rio, Niterói e demais municípios.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário