Giuseppe Massimo - 03/03/2012

sexta-feira, 06 de abril de 2012

PARA PENSAR:

“Quem não sabe o que procura não entende o que encontra”

Claude Bernard

PARA REFLETIR:

“O conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento”

John Kennedy

RANKING DA SAÚDE (1)

Se o resultado tivesse sido pior, talvez fosse classificado como um óbito municipal.

Mas, não chega a tanto.

Digamos que se trate de um paciente crônico internado no CTI.

Este foi o resultado obtido por Nova Friburgo no Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), divulgado esta semana pelo Ministério da Saúde, no qual foi aferido o desempenho das redes municipais e estaduais de saúde entre os anos de 2008 e 2010.

Em um universo máximo de 10, a cidade obteve nota vermelha, 4.58.

RANKING DA SAÚDE (2)

Vejam só como a nota 4.58 obtida pela rede pública de saúde no IDSUS é vergonhosa:

Dos 12 municípios da Região Centro-Norte Fluminense, Nova Friburgo só conseguiu superar outros dois municípios: Cachoeiras de Macacu e São Sebastião do Alto.

Ou seja, aqui, na cidade, a situação era (ou é ainda?) pior do que Duas Barras, Bom Jardim, Macuco, Sumidouro, Madalena, Carmo, Cordeiro, Cantagalo e Trajano de Moraes.

Resultado desolador, deprimente, lamentável...

RANKING DA SAÚDE (3)

A nota vermelha de Nova Friburgo no ranking 2008/2010 (último ano do governo Saudade Braga; 1,9 ano da gestão Heródoto Bento de Mello; e três meses de Dermeval Neto, período em que a cidade teve, pasmem, seis gestores da saúde) é pior do que a média nacional e nordestina também.

Cruz credo.

RANKING DA SAÚDE (4)

Melhorar a rede pública de saúde é um dos maiores, senão o maior desafio do atual governo municipal e dos próximos que estão por vir.

Fica no ar o nosso fio de esperança!

DECISÃO JUDICIAL

O juiz da Vara Federal de Nova Friburgo, Eduardo Francisco de Souza, bateu o martelo.

Determinou ao Leão da Receita Federal que retire imediatamente o nome da Prefeitura de Nova Friburgo do Cadastro Único de Convênio (Cauc) do Ministério da Fazenda, no que tange a uma arrastada pendenga entre o município e o INSS.

Desta forma, Nova Friburgo poderá restabelecer os convênios e receber repasses estaduais e federais.

Detalhe: Em caso de descumprimento da ordem judicial, o responsável pela Receita Federal corre o risco de levar uma “mordida” de R$ 1 mil/dia, e a União, de outros R$ 10 mil/dia.

CP CONTRA DERMEVAL

Coube ao advogado Ney Fabiano de Castro—que desligou-se do PT justamente depois que o partido aderiu à gestão Dermeval Neto—apresentar nesta quinta-feira, 1º, o pedido de abertura de Comissão Processante na Câmara contra o prefeito afastado, com pedido de cassação do mandato.

O pleito será analisado na sessão ordinária da próxima terça-feira, 6.

A CP será instalada caso obtenha o voto de dois terços do Legislativo, ou seja, de oito vereadores.

É muito provável.

SEGUE...

Caso a CP contra Dermeval Neto seja aprovada, o prazo de conclusão é de até 90 dias.

A comissão, se criada, terá um presidente, um relator e um membro indicados de acordo com os blocos partidários da Casa.

É muito provável que, entre os três integrantes da CP sejam escolhidos Cláudio Damião (PT) e Pierre Moraes, respectivamente, presidente e relator da CPI contra o prefeito afastado.

A conferir.

EX-TUCANO

Oposição ao atual prefeito, o presidente local do PSDB, vereador Marcelo Verly, anunciou esta semana que “os filiados tucanos que ainda ocupam cargos de confiança na Prefeitura, inclusive no primeiro escalão, vão ter que optar entre o partido ou o governo”

O secretário municipal de Esportes, Renato Satyro, deve mudar de partido.

A conferir.

MAJORITÁRIO

O vereador/apresentador Marcos Medeiros (PTB) tem espalhado aos quatro cantos que pretende alçar voos mais altos na campanha eleitoral deste ano.

A conferir.

CINE BJ

Bom Jardim, a simpática cidade vizinha, completa 119 anos de vida (salve ela!) nesta segunda-feira, 5.

Conforme a coluna já havia antecipado, após 30 anos, Bom Jardim ganhará um novo cinema.

Dizem tratar-se de uma coisa linda e moderna, com exibição de filmes em 3D.

NO MAIS...

A inauguração do novo cine BJ terá a presença da Banda Sinfônica dos Bombeiros e exibição de vários filmes nacionais e internacionais a partir desta segunda, às 17h.

Presentinhos do prefeito Paulo Barros e de seu antecessor, o atual secretário estadual de Reconstrução Serrana, Affonso Monnerat.

ALUGUEL SOCIAL (1)

A secretaria municipal de Assistência Social montou uma força-tarefa para tentar resolver a situação das famílias vítimas da tragédia climática que, mesmo já estando cadastradas no programa aluguel social, não conseguiram até hoje receber o benefício.

Um trabalho interno da Secretaria apurou até agora, vejam só, que 752 famílias estão dentro dos quesitos estipulados para seu recebimento do benefício.

A documentação destas famílias segue para a Secretária Estadual de Assistência Social que, como se sabe, prometeu incluir as famílias no programa tão logo as exigências legais fossem regularizadas.

ALUGUEL SOCIAL (2)

A partir desta segunda-feira, sem prazo para terminar, a Secretaria Municipal de Assistência Social fará uma verdadeira varredura—30 funcionários e seis veículos—nas áreas de risco de Nova Friburgo, onde há a presença de beneficiários do programa Aluguel Social.

Além de detectar eventuais distorções (pessoas que eventualmente não deveriam estar no programa ou recebem em duplicidade), a intenção é visitar os dois mil domicílios restantes com o fito de aferir se as famílias estão bem, precisando de algum tipo de apoio.

É um trabalho de campo árduo.

EMBROMAÇÃO SÓ

A reforma da Praça Lafayette Bravo, a principal de Conselheiro Paulino, já se arrasta há um ano e, mesmo reaberta, continua em obras.

E, pelo andar de tartaruga, a embromação ainda vai continuar por muito e muito tempo.

A empresa contratada para tocar o serviço destacou apenas dois operários para colocar a mão na massa.

A foto, infelizmente, foi feita numa merecida pausa para descanso.

INTEGRAÇÃO TEMPORAL

A coluna publicou notas anunciando que a concessionária Faol já colocou em funcionamento o sistema de integração temporal, permitindo que os usuários de transporte público de Nova Friburgo, a partir de agora, possam fazer a integração sem utilizar a rodoviária da Praça Getúlio Vargas.

Mas, calma gente.

Apenas os usuários que utilizam o benefício da integração na rodoviária devem se cadastrar na loja Fricard, na Rua Ernesto Brasílio, 39, para que possam usufruir da nova integração.

PONTO FINAL

O ano letivo nas escolas municipais já começou, mas as duas licitações para a compra de gêneros alimentícios da meninada só acontecerão dias 14 e 15 deste mês.

Atraso lamentável, seja qual for a justificativa, entende?

  • Foto da galeria

    Luiza Lorellay veste True Man maquiagem Contem 1g - Make-up por Lúcio Cesar Pereira

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.