giuseppe - 06/03/2012

sexta-feira, 06 de abril de 2012

PARA PENSAR:

“Quem tolera os intolerante faz-se cúmplice de seus crimes”

Claude-Adrien Helvétius

PARA REFLETIR:

“Na vida ou em cena, detalhe é tudo”

Jece Valadão

CP DO DERMEVAL (1)

A Câmara, como se sabe, vota hoje (18h) um pedido de abertura de Comissão Processante contra o prefeito afastado Dermeval Neto (PTdoB).

Como já se sabe também, a legislação vigente prevê o mínimo de oito dos 12 votos favoráveis (dois terços) no plenário para que a proposta seja aprovada.

Ontem, segunda-feira, a coluna tentou ouvir antecipadamente os 12 vereadores sobre o posicionamento individual de cada na sessão de logo mais.

Pois bem, até ontem, somente seis vereadores haviam declarado o voto favorável.

CP DO DERMEVAL (2)

Entre os vereadores ouvidos pela coluna, um disse que é voto contra.

Outros dois, embora ainda não tenham se definido, diziam estar propensos a rejeitar o pedido de CP contra o prefeito afastado.

Um outro acreditava que poderia passar mal na hora da sessão e outros dois torciam para que, até a hora fatídica, fosse construído um muro bem alto dentro do plenário da Câmara, onde pudessem ficar dependurados.

Ou seja, tudo pode acontecer para um lado ou para o outro.

A conferir.

CP DO DERMEVAL (3)

Gente entendida em questões internas da Câmara assegura ao colunista que, em meio à controvérsia e interesses pessoais, a proposta de abertura de Comissão Processante contra o prefeito afastado só será aprovada se houver um posicionamento do Executivo.

Até ontem, pelo que se sabe, o atual prefeito não tinha interferido na pendenga.

Como a sessão decisiva está marcada para o início da noite... a conferir.

BUROCRACIA PÚBLICA

O jornalão O Globo manchetou no último domingo que, das 633 creches e pré-escolas financiadas pelo programa Proinfância do Ministério da Educação, somente 221 unidades estão concluídas pelo Brasil afora.

Nova Friburgo foi contemplada em maio do ano passado com a promessa de três creches do tal programa—Nova Suíça, São Geraldo e Vila Nova—e, embora a primeira parcela para a construção das unidades já tenha sido depositada e o processo administrativo tenha sido elaborado no ano passado, por enquanto, nenhuma licitação foi anunciada.

SINAL AMARELO

Em votação apertada na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que, além de ficha limpa (sem condenação em segunda instância), pretendentes a cargos eletivos de vereador a presidente da República precisam ter as contas de campanha aprovadas na Justiça Federal.

A dúvida é se a recente decisão do TSE engloba a campanha municipal de 2008.

Se valer, pelo menos dois atuais vereadores friburguenses vão levar bomba na hora de tentarem registrar este ano as suas respectivas candidaturas à reeleição.

A conferir.

CONCESSÕES PÚBLICAS

A Câmara dos Deputados ratificou a renovação da concessão de serviços de radiodifusão da Rádio Nova Friburgo AM e da InterTV por mais 10 anos.

Agora, o Senado deve fazer o mesmo.

SEGUE...

A Câmara dos Deputados também aprovou concessão de serviços de radiodifusão em favor da Associação Geral de Moradores do Loteamento Floresta, no distrito de Conselheiro Paulino.

Também pelo período de 10 anos.

META

Vasco, Fluminense, Botafogo e Flamengo querem virar a mesa reduzindo o número de clubes no Estadual de 2013 dos atuais 16 participantes para apenas 12.

O tricolor serrano tem que ficar esperto com essa manobra dos grandes.

Em se tratando de Federação de Futebol do Rio, tudo é possível.

SEGUE...

Atualmente, com 12 pontos na soma geral e ao lado do Nova Iguaçu na nona colocação, o Friburguense estaria classificado para a elite do ano que vem.

Agora, não pode dar mole nos seis jogos que ainda lhe restam.

A saber: Macaé (fora), Flamengo (fora), Olaria (fora), Madureira (casa), Botafogo (fora) e Bonsucesso (casa).

BOLA OU BÚLICA

Membro da bancada governista, o deputado Glauber Braga (PSB) encontra dificuldades justamente entre os parlamentares dilmistas para aprovar a sua proposta de criação do Estatuto da Defesa Civil, com um Plano Nacional de Proteção Civil, para enfrentamento de tragédias climáticas, como a ocorrida aqui, na Região Serrana.

O tema deve ser votado hoje em Brasília, mas, caso contrário, deve trancar a pauta de votações da Casa.

“As vítimas das chuvas não podem esperar. Agradeço o apoio de todos os parlamentares que estão ao meu lado e afirmo que vou batalhar até último minuto para ter a matéria aprovada“, diz Glauber.

REGISTROS POLICIAIS

Há tempos não acontecia um fim de semana tão violento como este último aqui, em Nova Friburgo.

Um assassinato na Fazenda da Laje; uma tentativa de homicídio, em Nova Suíça; um acidente de trânsito com morte em frente à antiga Rendas Arp; e um monte de outros registros policiais de menor poder ofensivo.

Calma, gente.

NO MAIS...

Os acidentes de trânsito estão matando mais do que homicídios aqui, em Nova Friburgo.

Este ano, foram registrados até agora quatro assassinatos e o dobro de mortes em colisões de veículos.

PONTO FINAL

Perguntar não ofende—ou, pelo menos, não deveria:

A Câmara vai aprovar a Comissão Processante contra o prefeito afastado?

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.