Funcionalismo municipal: cargos e carreiras

quarta-feira, 19 de março de 2014
Foto de capa

CARGOS E CARREIRAS (1)

O Plano de Cargos, Carreiras e Salários para o funcionalismo municipal deve ser finalizado, "se tudo correr bem”, até o fim de 2014.

A previsão foi feita pelo secretário de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão, Juvenal Condack, durante a assembleia do Sinsenf na noite de segunda-feira, 17.


CARGOS E CARREIRAS (2)

Segundo o secretário, o próximo passo é realizar licitação para contratar empresa especializada em auditoria, a fim de elaborar uma radiografia das possibilidades econômicas da viúva municipal.

No cerne da questão está a (im)possibilidade de migração de regime, de celetista para estatutário.


CARGOS E CARREIRAS (3)

Na atualidade, Nova Friburgo colhe os maus frutos plantados ao longo das últimas décadas, na composição e na aplicação de um regime de privilégios que, alcançando apenas um universo aproximado de 10% dos funcionários, responde pelo rombo de R$ 140 milhões do Fundo Previdenciário.

Em muitos casos, por exemplo, funcionários que contribuíram ao longo da carreira com valores próximos a um salário mínimo são promovidos às vésperas da aposentadoria para então receberem um benefício maior.


CARGOS E CARREIRAS (4)

Além dos privilégios, existe também a questão da isonomia.

Entre o pessoal do apoio, alguns funcionários exercem funções idênticas àqueles lotados em outras áreas.

Nesses casos, a aplicação de um PCCS restrito terminaria por criar desigualdades incompatíveis com a legislação.


A PROPÓSITO

Todas essas informações chocam-se frontalmente com as aspirações defendidas pelo Sepe, desenhando um cenário sombrio para a educação ao longo dos próximos meses.

O diálogo entre as partes parece cada vez mais difícil.

Paralelamente, a procuradoria geral do município toma as providências necessárias para defender o caráter irregular da greve atual, abrindo a porta para o desconto dos dias perdidos e, em casos extremos, até mesmo a demissão.


OLHO DO FURACÃO

Em meio a esse impasse, o governo acaba de anunciar o nome da nova secretária de Educação.

Tânia Trilha, que já foi secretária de Fazenda no governo Sérgio Xavier, assume a pasta com a missão de costurar um difícil acordo capaz de assegurar o retorno das aulas o quanto antes.

O colunista deseja que ela tenha sucesso na difícil empreitada!

 

 


TRÂNSITO (1)

A Secretaria de Ordem e Mobilidade comunica alterações na Avenida Nossa Senhora do Amparo, visando reduzir os constantes engarrafamentos da Avenida Governador Roberto Silveira.

A nova sinalização, e principalmente os novos trechos de calçada pintados em amarelo, indicando a impossibilidade de estacionar, têm desagradado a vários moradores, apesar de tornarem mais fluido o tráfego dos veículos.


TRÂNSITO (2)

A Secretaria também anuncia para hoje a continuidade da operação de recolhimento de carcaças abandonadas pela cidade.

O número de veículos abandonados, aliás, é tão grande que já começa a causar dificuldades para o armazenamento na antiga Autran.

As operações, contudo, não devem parar tão cedo.


COOPERAÇÃO

Desde o início do ano, a Prefeitura e a Universidade Estácio de Sá firmaram um convênio que garante facilidades de pagamentos e descontos nas mensalidades aos servidores municipais e seus dependentes diretos nos cursos oferecidos em Friburgo.

Em contrapartida, a Prefeitura oferece a possibilidade de inserção de alunos estagiários nas diversas áreas e unidades mantidas por ela, sob supervisão.

Em meio a tantas dificuldades envolvendo a educação básica, essa é certamente uma iniciativa positiva.


TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.