Fuga do tema

quarta-feira, 05 de abril de 2017

Para pensar

“A imprensa livre e a liberdade para o jornalismo investigativo são sempre dois pilares fortes que sustentam o exercício pleno da verdadeira democracia.”

Ricardo V. Barradas

Para refletir

“No elogio há mais impertinência do que na censura.”

Friedrich Nietzsche

Fuga do tema (1)

Tanto no Enem quanto em qualquer outra avaliação de redação, o jeito mais fácil de conseguir uma nota zero é desviar-se do tema proposto.

Ficou famoso o caso, há muitos anos, em que diversos candidatos confundiram as palavras laser e lazer, e por isso acabaram sendo eliminados da disputa em determinado vestibular.

Fuga do tema (2)

Pois bem, a julgar pela sessão da Câmara de Vereadores na última terça-feira, 4, muitos vereadores deveriam agradecer aos céus por terem sido eleitos por voto popular, e não por uma prova de redação.

Afinal, todos eles sabem bem que o regimento interno que acabaram de aprovar determina temas bastante específicos para os pronunciamentos curtos de terça-feira, 4, ao passo que os debates das sessões de quinta-feira continuam livres.

Atenuante

Em defesa dos parlamentares, contudo, é preciso admitir que certos temas simplesmente não podem ser ignorados.

Muito menos em tempos de redes sociais, nos quais se torna impossível manter certos esqueletos no armário.

Teor

De forma inevitável, os debates mais acalorados giraram em torno do que se passa atualmente no Hospital Raul Sertã e na Maternidade, com destaque para a qualidade da alimentação que vem sendo servida a funcionários, pacientes e acompanhantes no Raul Sertã.

Em determinado momento a sessão precisou ser interrompida para que o foco dos trabalhos pudesse ser retomado.

Requerimentos (1)

Mais tarde, a comida de nosso principal hospital voltaria ao centro das atenções, na forma de um requerimento de informações (muito bem) elaborado pelo gabinete do vereador Sérgio Louback.

O mesmo parlamentar ainda apresentou outro requerimento na mesma sessão, desta vez questionando se já houve abertura de inquérito sobre as horas extras dos servidores.

Requerimentos (2)

Além de Louback, também apresentaram requerimentos de informação os vereadores Nami Nassif e Professor Pierre.

Começando por Nami, ele apresentou 12 perguntas relacionadas à arrecadação e ao gasto da iluminação pública em Nova Friburgo.

O documento é complementar a outro do mesmo parlamentar, que já havia abordado outros aspectos da prestação deste mesmo serviço.

Requerimentos (3)

Pierre, por sua vez, apresentou o que promete ser o primeiro requerimento de uma série voltada a dar maior transparência à administração da saúde pública municipal.

O documento, assinado também pelo presidente da Comissão de Saúde, Wellington Moreira, solicita informações sobre o comitê gestor da saúde, tais como membros, cargos, atribuições e salários.

Termômetro

Discussões na Câmara, discussões na Prefeitura.

Determinado subsecretário da pasta de Saúde, que recebe salário de secretário e é conhecido pelo trato áspero que reserva a alguns de seus subordinados, levou publicamente às lágrimas uma servidora do setor de recursos humanos nesta terça-feira, 4.

A coisa foi séria, revoltou muita gente, e o colunista pode assegurar que foi necessária muita diplomacia para evitar que a situação fosse parar na delegacia.

Para legislar melhor

O presidente do Legislativo Municipal, Alexandre Cruz, recebeu na tarde de terça-feira, 4, a visita de representantes do Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj).

Na ocasião, foram avaliadas as necessidades de cursos de capacitação e aperfeiçoamento para assessores e vereadores, que devem integrar a grade da Escola do Legislativo no futuro próximo.

Aspas

“Estamos trazendo melhorias a curto prazo para nossos colaboradores”, afirmou Alexandre Cruz. “Investindo na qualidade dos nossos serviços para melhor servir a população. A presidência está à disposição para causas educacionais e sociais, resgatando a autoestima do nosso povo.”

Respostas

Ao que parece, o desafio do Massimo foi uma ideia bem recebida, inclusive pelos colegas da imprensa.

Novamente o colega Girlan Guilland acertou na mosca: “a imagem é o castelo do senhor Ary, também em Amparo.”

O colunista ficou muito contente por também receber mensagens do competente jornalista Bernardo Fonseca, da TV Zoom, e da nossa brilhante cronista, Ana Blue, todos entrando na brincadeira e acertando a resposta.

Pergunta

E já que a turma está gostando, segue mais uma foto para apreciação dos leitores.

E aí, onde foi que você já viu essa cruz?

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.