Colunas
Festival de Cinema: apoio decisivo
Para pensar:
“Os progressos da ciência obedecem à lei da repulsão: para dar um passo em frente, é preciso começar por derrubar o domínio do erro e das falsas teorias.”
Bóris Pasternak
Para refletir:
“Mesmo os macacos caem das árvores.”
Provérbio coreano
Apoio decisivo
No mês crítico para a realização do sonhado Festival de Cinema de Nova Friburgo, os obstinados organizadores do evento ganharam um aliado de peso.
A Firjan, através de sua representação regional chefiada por Carlos Eduardo de Lima, comprou a ideia e se comprometeu a ajudar com conteúdo, com sua preciosa rede de contatos, e tudo mais que estiver ao alcance da instituição.
Bom exemplo
Num momento em que o Festival de Inverno sublinha a importância de eventos bem organizados para promover a economia e a autoestima de uma cidade, a postura da Firjan soa como um belo exemplo a ser seguido por outras instituições.
E não custa recordar que o projeto já conta com o amparo da Lei Rouanet, de tal forma que investimentos em sua realização poderão ser debitados do Imposto de Renda.
Encruzilhada
Esperanças no Festival de Cinema, desalento em relação ao indispensável Hospital de Oncologia.
Diante da gravidade da crise vivida (e, em grande parte, criada) pelo governo estadual, o deputado estadual Wanderson Nogueira iniciou, tempos atrás, uma mobilização visando federalizar a administração do futuro hospital na Ponte da Saudade.
Era a saída mais lógica.
Temer pelo pior
O parlamentar, contudo, deu de cara com a porta, por assim dizer.
Enquanto o atual governo estiver no Palácio do Planalto, sem chance.
Nada a se estranhar, contudo, numa administração que assume abertamente seguir “a agenda do mercado”.
Ou que se dedica a cortar aposentadorias enquanto negocia o recebimento de R$ 500 mil semanais em troca de favorecimentos em detrimento do interesse público.
Olha o gás! (1)
Quem mora por aqui há bastante tempo, sabe que existem alguns mistérios em Nova Friburgo.
Existe servidor nomeado que tem o dom da ubiquidade, e existe, também, este estranho preço do gás, que tanta gente questiona por ser mais alto do que em cidades vizinhas, mas ninguém, até agora, foi capaz de elucidar completamente.
Olha o gás! (2)
Essa, no entanto, é uma situação que pode mudar em breve.
A boa e velha bola de cristal do Massimo andou dando algumas dicas a este respeito.
Salvo uma ou outra interpretação equivocada, o artefato informa que Procon de nossa cidade - que tem feito um trabalho digno de elogios, diga-se - vai acatar e investigar uma denúncia respaldada por mais de 700 assinaturas de que o mercado estaria sendo afetado por uma espécie de cartelização.
Olha o gás! (3)
A profecia, inclusive, veio com data certa para se cumprir.
A operação será deflagrada na próxima terça-feira, 1º de agosto, e está nas mãos de pessoas da mais alta confiança.
O Massimo está de olho.
Resta ver o que irão encontrar.
Papai Papudo
Brasileiro, definitivamente, é um povo a ser estudado.
Mal foi anunciado o novo aumento do pedágio na RJ-116 para R$ 5,60 e algumas vozes de boa memória já começaram a lembrar do folclórico personagem Papai Papudo, que integrava a turma do palhaço Bozo em sua encarnação brasileira, no anos 80 no SBT e repetia o bordão “cinco e sessenta” todas as vezes em que lhe perguntavam a hora.
É isso. Aumento nos combustíveis, aumento no pedágio… Bom humor é o que nos resta.
Endereço
Já faz algum tempo que a coluna tem evitado publicar endereços ou telefones, por motivos diversos.
Muitos leitores, no entanto, perguntaram qual o endereço para inscrições na 3ª Conferência Serrana, divulgada na edição de ontem, 27.
Pois bem, basta visitar a página www.conferenciaserrana.com.br e se cadastrar.
Respostas (1)
Antes de elucidarmos o mistério da foto publicada na edição de ontem, 27, o Massimo faz o registro de que o craque Cristielton Viana também acertou o desafio da pequena torre do Ienf, tendo enviado sua resposta pouco depois do fechamento da coluna respectiva.
Parabéns para ele!
Respostas (2)
Já a foto de Regina Lo Bianco que retrata detalhe da antiga (e charmosa) residência de Galdino do Valle Filho foi corretamente identificada por Stenio de Oliveira Soares, Gilberto Éboli, Silvio Poeta, Rosemarie Künzel, Cristielton Viana e Girlan Guilland.
E não para por aí. Além de acertarem a resposta, diversos amigos ainda lembraram que Galdino foi autor da lei que criou o dia da criança, celebrado a cada 12 de outubro.
Aspas
“A foto mostra detalhe da casa do Galdino do Vale Filho, na avenida de mesmo nome, no eixo rodoviário. Líder político, médico e deputado federal, autor da lei que criou o Dia da Criança (12 de outubro). Em 2009, o imóvel foi o primeiro tombamento amigável entre a família e a prefeitura, num programa de preservação histórica lançado pelo então prefeito Heródoto Bento de Mello”, escreveu Girlan.
Pergunta
A coluna tem recebido algumas fotos de leitores, e irá publicá-las nos próximos dias.
O colunista, contudo, não resistiu aos encantos desta bela imagem assinada por Henrique Pinheiro.
Desafio bom, hein?
E aí, os amigos sabem dizer onde ela foi feita?
Boa sorte a todos.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário