Feira marroquina

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Para pensar:

“Atrás do ódio existe muito medo. Pessoas com medo são agressivas.”
Leandro Karnal

Para refletir:

“O talento educa-se na calma, o caráter no tumulto da vida.”

Autor desconhecido

Feira marroquina (1)

Às vezes a coluna parece meio repetitiva, mas não resta outra opção quando os problemas teimam em se agravar, em meio à indiferença de quem poderia (e deveria) fazer algo a respeito.

Caminhar pelas ruas do centro de Nova Friburgo no último fim de semana foi uma experiência que confirmou o que todo mundo já percebeu: continua a crescer em ritmo acelerado o número de ambulantes em nossas ruas.

Feira marroquina (2)

O cenário, como está, já deixou de ter apenas implicações sobre o comércio, e a legitimidade para cobrar impostos de quem se submete a uma concorrência desleal.

A situação já evoluiu para um problema de mobilidade.

É nítido, para qualquer um que não esteja distante do que acontece em nossas ruas, que a falta de fiscalização foi percebida, e a notícia está correndo.

A tendência é que novos ambulantes continuem a chegar.

Proteção ao varejo (1)

E já que falamos sobre o comércio, é importante registrar que o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, participou na noite do último dia 18, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Varejista, no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio.

Braulio Rezende avaliou que a implantação da Frente, que irá mediar a relação do setor com a Alerj, foi uma vitória do comércio no âmbito político.

Aspas

“A partir de agora, ganhamos representação em todas as ações da Alerj que digam respeito ao varejo. Vamos poder debater, antes que sejam votados os projetos de lei que geram impacto no comércio do estado. Queremos discutir nossos problemas e apontar saídas para o setor. O varejo fluminense é um dos pilares da economia do país, e comporta o maior volume de empresas com até cinco funcionários”, assinalou.

Proteção ao varejo (2)

Braulio também explica que a Frente Parlamentar criará Fóruns de Desenvolvimento do Varejo para identificar demandas e fomentar soluções para as diferentes regiões do Estado do Rio.

O presidente da CDL e do Sincomércio já se mobiliza para realizar em Nova Friburgo o primeiro evento, que será denominado Fórum Rio Mais Varejo.

Composição

A Frente Parlamentar em Defesa do Setor Varejista será presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro, e terá como vice-presidente o deputado Osório.

Além deles, estiveram presentes ao lançamento o deputado federal Índio da Costa, a deputada estadual Ana Paula Rechuan, e o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) do estado, Marcelo Mérida.

Até onde?

Na segunda-feira, 23, a falta de condições de trabalho enfrentada por médicos do Hospital Raul Sertã tornou-se, oficialmente, um caso de polícia.

Num ato de desespero, diante da falta de insumos “que custam centavos” mas que são necessários para que vidas sejam poupadas, um cirurgião foi à delegacia mais próxima e registrou boletim de ocorrência.

Às claras

Em seguida, o mesmo cirurgião “deu a cara a tapa” e identificou-se num áudio de desabafo que tem circulado em diversos grupos.

O Massimo respeita a coragem do profissional, e se posiciona da mesma forma.

São inúmeros os registros e relatos que endossam tudo o que foi dito, e já passamos muito do ponto em que bastaria dar alguma declaração negando os fatos para que ficássemos tranquilos.

Negação

Na mesma gravação, antes de dizer que “saúde não é padaria”, o doutor manifesta sua suspeita de que o sucateamento se preste a pressionar a Câmara a votar pela implantação de Organizações Sociais em nossa rede, replicando aqui o modelo que tantos problemas rendeu no Rio de Janeiro, inclusive com a participação de membros de nosso comitê gestor.

O médico não está, de forma alguma, sozinho nessa suspeita.

Novos Talentos

O Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF/UFF) promove hoje, 25, a partir das 19h no Teatro Municipal Laercio Ventura, o Festival de Novos Talentos, com apresentações de artistas de diversos segmentos da Região Serrana. A entrada é gratuita.

O encerramento, amanhã, 26, contará com os shows do pianista Hugo Carvalhal e de Dudu Rodrigues e banda, que farão um tributo à Legião Urbana.

O evento é realizado pelo ISNF em parceria com as secretarias municipais de Ciência e Tecnologia e Cultura de Friburgo.

Aula de Mestre

A Faculdade de Medicina Unig, em Itaperuna, vai receber amanhã, 26, o médico radiologista de Nova Friburgo, Leoni Ribeiro Chiarelli. Ele fará uma palestra para 350 estudantes de medicina sobre o tema “Atualizações em radiologia e diagnóstico por imagem”.

Dr. Leoni tem grande experiência no ramo e integra a equipe da clínica Radiológica.

Merecido

Teresópolis sediou, no último fim de semana, a convecção Serra InkTattoo.

E, mais uma vez, um profissional de Nova Friburgo foi o grande destaque.

Entre mais de 50 tatuadores de diversas regiões do Brasil e também internacionais, o tatuador Diego Belmiro trouxe para casa dois prêmios de primeiro lugar: na categoria oldschool e na categoria neotraditional.

Jovens engajados

Diego tem apenas 21 anos e começou a tatuar aos 18.

Ele aprendeu a técnica com o também premiado Rodrigo Catuaba, de quem é braço direito.

Juntos - o Massimo não se cansa de divulgar - os dois têm feito um belo trabalho de restauração gratuita de mamilos e aréolas de mulheres que tiveram câncer de mama. Enquanto Catuaba usa a técnica 3D para refazer os detalhes dos seios, Diego fica responsável por tatuar as cicatrizes das mulheres.

Respostas

O Massimo estava pronto para dar dicas, a fim de que alguém adivinhasse onde fica o chafariz retratado na coluna de ontem, 24.Não foi necessário.Os bravos Stênio de Oliveira Soares, Luiz Carlos Costa Júnior e Sílvio Poeta mataram a charada e reconheceram o adorno que enfeita o Hotel Dominguez. Parabéns a todos, realmente não estava fácil.

Pergunta

Já a foto de hoje, 25, foi feita pelo talentoso Henrique Pinheiro, e deve ser do conhecimento de mais pessoas.

Por isso, aumentemos um pouco a dificuldade.

Além de dizer quem é e onde fica, seria bacana um breve registro também da ocasião em que a imagem foi inaugurada.

E aí, quem se arrisca?

Foto da galeria
(Foto: Henrique Pinheiro)
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.