Colunas
Estímulo à juventude
Para pensar
“A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque garante todas as outras.”
Aristóteles
Para refletir
“O homem que move montanhas começa carregando pedras pequenas.”
Ditado chinês
Estímulo à juventude (1)
A Academia Friburguense de Letras, através da reforma estatutária acontecida em 2016, criou o Anexo Jovem para acolher escritores entre 16 e 29 anos.
Ao todo são 15 cadeiras, que têm como patronos fundadores ex-presidentes e acadêmicos de relevante participação na vida da Academia, que em 22 de junho completará 70 anos de existência.
Estímulo à juventude (2)
Pois bem, no dia 31 de março, em cerimônia a ser realizada no plenário da Câmara Municipal, serão empossados os cinco primeiros jovens escritores que se submeteram ao processo de seleção. O qual, entre outros requisitos, exige ter, pelo menos, um livro publicado. A cerimônia contará com a presença do secretário municipal de Cultura, Marcos Marins Soares, que será o paraninfo desses jovens escritores que terão direitos e deveres constantes do Estatuto e do Regimento Interno da AFL.
Aspas
“Será uma sessão histórica, pois não se tem notícia da existência de semelhante anexo em nenhuma Academia de Letras no Brasil. Existe Academia de Letras Mirim, acolhendo e incentivando crianças para a leitura e escrita, mas jovens já formados e com trabalhos literários de valor reconhecido quando do processo de seleção, desconhecemos”, afirmou o acadêmico Ordilei Alves da Costa, diretor cultural da AFL.
Turma
Os cinco jovens selecionados são Brenno Ariel da Silva Castro, Thales Amaral, Ania Kitilla Gevezier Paredes, Isabelle Caetano Sarruf e a querida amiga Rachel Ventura Rabello.
A coluna dá os parabéns à Academia pela iniciativa inovadora e necessária, e deseja aos jovens uma vida de muita inspiração e muita produção.
Oportunidade (1)
Apesar da falta de condições que impede o retorno dos cursos de graduação, os profissionais do IPRJ vão oferecer diversos cursos durante a Semana de Engenharia que acontece entre os dias 8 e 10 de março deste ano.
Oportunidade (2)
A gama de aulas é bem abrangente, e representa oportunidade imperdível para quem quer aprender um pouco mais sobre temas como energia nuclear, patentes, mercado financeiro, mecânica e materiais, entre muitos outros.
Tudo, claro, tendo contato direto com professores doutores, que estão entre os mais conceituados do Brasil em suas respectivas áreas.
Oportunidade (3)
Está achando bom?
E que tal se eu te disser que as aulas são gratuitas e abertas à comunidade?
Pois bem, a programação e as inscrições podem ser feitas através da página http://senip.weebly.com/ na internet.
A organização pede 1kg de alimento não perecível aos inscritos que possam contribuir.
Problema à vista
São muitas as vozes que têm questionado a falta de arborização às margens do Rio Bengalas, na altura da Avenida Roberto Silveira, desde que as obras de canalização foram ganhando forma.
O problema, no entanto, parece em vias de se agravar, através de ações populares bem intencionadas, mas sem o devido planejamento.
Quem observou a situação foi o ex-vereador Gabriel Mafort, pessoa ética a quem o Massimo só tem elogios.
Planejamento
Buscando colaborar com a programação dos festejos dos 200 anos de Nova Friburgo, Mafort vai apresentar ao prefeito Renato Bravo um projeto de reposição de árvores ao longo das contenções, a partir de espécies que possam “dar um visual mais bonito a toda a Avenida Governador Roberto Silveira”.
O ex-vereador notou que pessoas sem a correta orientação já estão plantando árvores como abacateiros, coqueiros entre outras espécies, que no futuro podem até comprometer a estrutura das contenções na encosta do Rio Bengalas.
Fala, leitor! (1)
“É correto, ou ético, vereadores e funcionários guardarem carros nas dependências da Câmara nos finais de semana? Sou aposentado e nas empresas em que trabalhei o procedimento não era permitido, pois, além das despesas, pensava-se nos riscos provocados por um eventual sinistro (roubo, incêndio, etc), que poderiam gerar responsabilidades”.
Assina a mensagem o leitor Jorge M. Santos.
Fala, leitor! (2)
Enquanto autoridades debatem quais personalidades devem ser homenageadas, o leitor João Martinho Alves Ferreira, chateado da vida, acha que não é o caso de homenagear ninguém.
“É o seguinte: para todos, todos mesmo, engenheiros, arquitetos, construtores, prefeitos e vereadores devem ser concedidas medalhas de mediocridade. É só olhar para os bairros São Geraldo, Cordoeira, o distrito de Conselheiro Paulino, para citar alguns logradouros. As duas rodoviárias são obras que também demonstram a pouca inteligência de quem autorizou e de quem construiu.”
Até breve!
O Massimo encerra as atividades da semana desejando um ótimo carnaval a todos, sobretudo com muita paz.
Que ninguém se arrisque em brigas ou no trânsito, e que todos possamos estar aqui, sãos e salvos, para retomar a rotina na semana que vem.
Chega de sofrimento desnecessário, minha gente!
Precisamos falar (1)
A Câmara Municipal aprovou a realização de sessão ordinária de debate específico para tratar da situação da Uerj em Nova Friburgo.
O encontro está marcado para o dia 9 de março, uma quinta-feira, às 18h.
O local ainda será definido. Pode ser o próprio plenário, ou também algum espaço maior, conforme a demanda de público.
Precisamos falar (2)
O tema é mais do que urgente.
Na tarde desta quinta-feira, 23, o Fórum de Diretores concluiu que a Universidade não tem condições de retornar suas atividades no dia 6 de março.
“Atualmente a instituição está sem serviço de bandejão, sem recolhimento de lixo, e com apenas 12 funcionários para a limpeza do campus sede.
Estudantes não receberam nenhuma bolsa relativa a 2017. Funcionários e professores ainda têm vencimentos de 2016 a receber, a despeito de servidores do judiciário, legislativo, educação, segurança, saúde, meio ambiente e cultura já estarem recebendo seus salários de janeiro.”
Precisamos falar (3)
Conforme a coluna já registrou, são muitos os alunos que já sofrem pressão para abrir mão da matrícula, obtida ao fim de pesado processo seletivo.
O processo de migração de alunos já teve início e é uma verdadeira catástrofe educacional, que precisa ser revertida o quanto antes.
The Voice
Para encerrar a coluna, uma notícia que o Massimo registra com satisfação.
O competente Fernando Bonan, eterno Juventude da Serra, é a nova voz do governo Renato Bravo, e fará sua estreia com a locução oficial dos desfiles na Alberto Braune neste carnaval.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário