Estava escrito

sexta-feira, 05 de maio de 2017

Para pensar
“Ter bondade é ter coragem.”
Renato Russo

Para refletir
“A amizade sem confiança é uma flor sem perfume.”
Laure Conan

Estava escrito
Não faz muitos dias, o Massimo afirmou que o mês de maio seria tenso nos bastidores da política friburguense.
Pois bem, as duas primeiras sessões legislativas do mês confirmaram com juros e correção monetária estas palavras — que nem podem ser classificadas como previsões, posto que todos os sinais estavam ao alcance dos olhos de quem quisesse ver.
E ainda não acabou. Se alguém prestar a devida atenção, ainda será capaz de ouvir um ou outro pavio aceso a caminho da explosão.

Opacidade
Sob o aspecto da transparência — valor extremamente caro a este colunista — foi uma semana triste, com a rejeição a requerimento de informação protocolado por uma comissão permanente (!), e depois, na sessão de quinta-feira, 4, a derrubada por 11 votos a 10 da convocação ao Comitê Gestor da Saúde para que fosse à Casa Legislativa prestar esclarecimentos aos vereadores, tendo a população como testemunha.
Salvo melhor interpretação, resta a possibilidade de convocação direta, através de comissão, mas apenas para reuniões fechadas, restritas a alguns parlamentares e longe da presença popular.

Plantar e colher
O colunista lamenta profundamente que as coisas tenham chegado a este ponto, porque é o tipo de crise que poderia ter sido facilmente evitada.
Infelizmente, no entanto, quando os primeiros chiados começaram a surgir, muita gente preferiu ignorar, apesar dos alertas feitos aqui mesmo, mais de uma vez.
Daí, torna-se inevitável questionar: se no início dos trabalhos a ida de alguns membros do Executivo à Câmara já se tornou de tal forma delicada, como irá evoluir a situação ao longo dos próximos três anos e meio?

Efeitos conhecidos
Aos olhos de um comunicador experiente, esta é definitivamente uma estratégia ineficaz.
Os anos de estrada mostram que, numa condição de idoneidade, jamais se deve evitar uma pergunta, jamais se deve recusar uma oportunidade de demonstrar respeito, jamais se deve ignorar os primeiros focos de incêndio.
Uma sabedoria, por sinal, que o prefeito Renato Bravo sempre praticou ao longo de sua vida pública, e mesmo seus adversários o reconhecem. Mas que parece não fazer muito sentido a alguns membros do primeiro escalão do governo.
O tempo dirá se estão certos ou não.

Exemplo de luta (1)
Leitores habituais da coluna sabem bem da luta dos agentes de trânsito para que sejam incluídos na Lei Complementar nº 82 e tenham direito ao plano de carreira que o governo passado elaborou para os fiscais.
Os rapazes fizeram o dever de casa, estudaram direitinho, e têm argumentos bastante robustos para ampará-los.
E finalmente, parece que agora vai.

Exemplo de luta (2)
A Câmara aprovou nesta quinta-feira, 4, Indicação Legislativa proposta pelo vereador Professor Pierre, na qual são sugeridas alterações à citada lei.
Tão importante quanto, todavia, foi o compromisso assumido publicamente pelo líder de governo, vereador Janio de Carvalho, no sentido de levar a questão ao prefeito e interceder em favor dos agentes.
A coluna fica aberta para registrar quaisquer avanços nesse sentido.

Esperança
Em momentos de desencanto, a esperança inevitavelmente sobrevive nos mais jovens.
Felizmente, há notícias a esse respeito.
A Câmara Municipal recebeu, na tarde de quinta-feira, 4, os alunos do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Anna Barbosa Moreira, do bairro Lagoinha.

Para todos
O presidente Alexandre Cruz agradece a visita e comunica que o Legislativo “está de portas abertas aos colégios da rede municipal, estadual e particular do município para a capacitação para a participação dos alunos no processo político-democrático. Todos são muito bem-vindos!”
Para agendar sua visita, basta entrar em contato através do e-mail: imprensa@novafriburgo.rj.leg.br ou pelo telefone 2524-1700 (ramal 283), ou ainda procurar a secretaria da Casa.

Anda Friburgo (1)
Neste domingo o Projeto Anda Friburgo volta a caminhar pela cidade.
Desta vez o encontro será em São Pedro da Serra, e terá também a presença do Anda Macacu.
A caminhada é gratuita e está marcada para começar às 9h no coreto da Praça de São Pedro da Serra, e os organizadores informam que o percurso será de apenas cinco quilômetros em uma circular e com pouca subida e descida.

Anda Friburgo (2)
A faixa etária recomendada é para crianças a partir de 8 anos, mediante a presença de um responsável.
O Projeto conta com o apoio da Prefeitura, da Associação Comercial e Agrícola de Nova Friburgo, e da Associação Comercial e de Moradores de São Pedro da Serra e demais apoiadores ao projeto.
O Anda também se prepara para realizar o circuito em Lumiar no mês que vem.
Para conhecer melhor sobre o projeto Anda Friburgo e conferir a programação das caminhadas basta acessar: www.andafriburgo.webnode.com.

Amigos do Jazz
Acontece na próxima terça-feira, 9, na Cantina Camping, o encontro de maio do Clube de Amigos do Jazz de Nova Friburgo.
A apresentação ficará a cargo de Renato Henrique Gomes da Silva, e o tema será “Tony Bennet, duetandromantic”, com início às 20h.
A entrada é livre.

Respostas (1)
Antes de listar as muitas respostas certas enviadas para o desafio de sexta-feira, o Massimo registra o acerto de Mirna Schuler ao desafio do prédio da Fundação Getúlio Vargas.

Respostas (2)
Quanto à foto da escadaria, a primeira resposta certa chegou 0h25 de sexta. Filipe Saturnino respondeu: “A foto é da escadaria interna do Colégio Anchieta, na entrada central do antigo prédio histórico onde fui aluno, com muito orgulho”.
Além dele também acertaram: Mirna Schuler, Valescka Vogas, Cláudio Damião, Angelo Rangel, Fernando José, Alda Maria, Karine Knust, Stenio Soares, Silvio Poeta, Francisco Lavra, Rosilene Campos, Marcelo Machado, Rosemarie Künzel, Eleonora Peres dos Santos e Girlan Guilland.
Parabéns a todos!

Pergunta
Coluna de fim de semana sempre merece um desafio um pouco mais difícil.
Então vamos lá: onde foi que o amigo Henrique Pinheiro registrou esse pedacinho de poesia, um entre tantos legados culturais que nosso eterno Jaburu espalhou por Friburgo?

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.