Esperança

sábado, 28 de abril de 2018
Foto de capa

Para pensar:

"Quando um pobre morre de fome, não é porque Deus não cuidou dele. é porque nem você nem eu quisemos lhe dar o que ele precisava."

Madre Teresa de Calcutá

Para refletir:

"A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros."

Confúcio

Esperança

A Câmara Municipal de Nova Friburgo recebeu, na tarde de quarta-feira, 25, os jovens que participarão do Projeto Câmara Jovem em 2018.

O encontro com os 21 jovens vereadores proporcionou a eleição da mesa diretora e a oportunidade para que os participantes pudessem se conhecer e trocar ideias a respeito do projeto.

A sessão de posse dos vereadores jovens está marcada para o dia 10 de maio, a partir das 18h.

Mesa diretora

Em sua 7ª legislatura, o parlamento do bicentenário será mais uma vez representado por alunos das redes municipal e particular de ensino.

A composição da mesa diretora se deu da seguinte forma: Rafi da Roza Almeida (CPM), presidente; Vitória da Costa Oliveira (Colégio Municipal Odette Penna Muniz), vice-presidente; Juliana Aparecida Schuenck de Paula (Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I), 2ª vice-presidente; Carlos Augusto da Silva Filho (Colégio Municipal Odette Penna Muniz), secretário; e Jhosseny Fonseca Leite (Colégio Municipal Odette Penna Muniz), 2ª secretária.

Turma

Além dos integrantes da mesa diretora, também integram o plenário, por ordem alfabética, Ana Isabelle Andrade Frossard Heringer (Escola Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira); Ana Karollyna de Azevedo (Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I); Beatriz Frez Ribeiro (Colégio Municipal Ceffa Flores); Bruna de Paula Amaral Heringer (Escola Municipal Tiradentes); Cauã Lemos Alves (Colégio Municipal Padre Rafael); Daniela Cristina dos Santos Monnerat (Colégio Municipal Padre Rafael); Davi da Silva (Colégio Municipal Padre Rafael); Estela Ferrari Melhorance (Escola Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira); Gabriel Torres Carvalho da Silva (Colégio Anchieta); João Gabriel Bom Corrêa (Colégio Municipal Rui Barbosa); Letícia Jander Luquetti dos Santos (Colégio Municipal Ceffa Flores); Ludmilla dos Santos Freitas (Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I); Marcelo Duarte Mattos (Colégio Municipal Padre Rafael); Marcos Vinicius de Moura Vieira (Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira); Tainá Martins Macário (Escola Municipal Alcides Francisco Brantes) e Wellington da Silva Sena (Colégio Municipal Padre Rafael).

Desabafo

Poucas coisas no mundo são capazes de ferir tão profundamente a esperança quanto um político ainda jovem, mas já corrompido.

Por isso o colunista, que ano após ano dedica espaço aos projetos de renovação parlamentar, em nossa Câmara Municipal e também na Alerj, deseja e torce para que todos estes jovens, e muitos outros, conservem ao longo de suas vidas - venham elas a se tornar elas públicas ou não - os valores aprendidos com os pais que dão duro e os professores vocacionados.

A coluna espera dar muitas boas notícias a respeito de todos esses jovens ao longo dos próximos anos.

Celebrar com fé (1)

Os dois séculos de Nova Friburgo estão mobilizando também diversas igrejas na cidade.

Parte da comunidade evangélica, por exemplo, vem promovendo a campanha "200 orações para os 200 anos de Nova Friburgo".

A informação foi repassada ao colega Girlan Guilland através do pastor Nilson Godoy, da Segunda Igreja Batista, em Olaria.

Celebrar com fé (2)

A corrente prevê, entre outras diretrizes, que cada participante realize 200 dias de oração durante o ano de 2018, enfatizando pelo menos um dos 200 pedidos a cada dia.

Fala, leitor!

"Gostaria de parabenizar a rede Cineshow pela forma como promoveu a pré-estreia do blockbuster Vingadores: Guerra Infinita, aqui em Nova Friburgo. Além da já tradicional sessão à meia-noite, os fãs tiveram a oportunidade de participar horas antes de uma maratona que exibiu novamente os dois filmes anteriores do grupo de heróis."

Assina a mensagem o leitor Guilherme Cunha.

Caminho certo

Tempos atrás a coluna já havia sugerido a exibição de filmes antigos ou fora de cartaz em eventos como os que são realizados em nossas maiores capitais, e fica aqui reforçado o apoio para iniciativas como a que se deu nesta semana, ou o tradicional festival de cinema francês.

A cidade ganha em qualidade de vida se as salas de cinema puderem ser aproveitadas em todo seu potencial.

Boas mãos

A friburguense Ilona Szabó, diretora-executiva do Instituto Igarapé, foi empossada, nesta sexta-feira, 27, como nova presidente do conselho de Segurança Pública da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O objetivo do conselho é contribuir para a formação de uma agenda de segurança pública comum que contribua para o fortalecimento das forças de segurança pública do estado do Rio de Janeiro.

Aspas

"Acreditamos que, neste momento, é crucial unir esforços e criar coalizões para a construção de soluções pautadas em evidências, que fomentem o desenvolvimento social, econômico e humano no estado. Queremos levar para a discussão no conselho propostas para diminuição da criminalidade e para o fortalecimento das instituições de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro."

Composição

O conselho é formado por 40 representantes de diferentes setores da sociedade, incluindo empresários, gestores públicos e lideranças de instituições de segurança pública e justiça criminal, acadêmicos, representantes das organizações da sociedade civil e especialistas em prevenção e redução da violência.

Desafio contemporâneo

O incansável Gilberto Sader entrou em contato com a coluna a fim de divulgar a importante vinda do cônsul libanês Alejandro Bitar a Nova Friburgo.

Alejandro fará palestra à comunidade de libaneses descendentes e amigos sob o tema "O Líbano e os desafios do terrorismo".

O encontro acontece na próxima sexta-feira, 4 de maio, às 20h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (Rua Fernando Bizzotto, 39, Centro).

Visita ilustre

O cultuado professor de história e guia turístico Milton Teixeira é mais um personagem aguardado em Nova Friburgo no mês de maio.

Idealizador do movimento "Conheça o Rio a pé", pioneiro do walking tour no Rio de Janeiro e atual colunista de História da rádio BandNews FM Fluminense, Milton também é o criador do "Stand Up History".

Mistério

Sua vinda a Nova Friburgo está obviamente relacionada ao bicentenário, mas existe um clima de mistério em torno de sua participação.

Certo mesmo é que no dia 17 de maio, às 9h, ele fará uma palestra voltada aos guias friburguenses, na sede da Associação Comercial, com o tema "Os caminhos coloniais para Minas Gerais e o destino de Nova Friburgo".

A entrada será franca, mas é necessário confirmar presença uma vez que a capacidade do auditório e limitada.

Manifesto

O PSTU e ativistas independentes informam a realização de ato de luta do 1º de maio no bairro Cordoeira.

A concentração será às 10h30 no ponto de ônibus da Vila Dom Bosco, por baixo do campo.

Antecipou

Dias atrás a coluna noticiou a realização da palestra sobre "trens turísticos do Brasil e o potencial do turismo ferroviário" ministrada por Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado entre muitas outras atribuições.

Pois bem, a novidade é que a palestra foi antecipada das 19h às 17h30, no mesmo dia 4 de maio e ainda na Acianf, para não coincidir com o lançamento da Casa 200 anos.

Sono difícil

A coluna recebeu grande número de mensagens reclamando do barulho provocado pela pintura das faixas de pedestres no Centro, durante a madrugada de sexta-feira, 27.

Abaixo a coluna reproduz uma das mais leves.

Aspas (2)

"É compreensível que a obra seja feita em horário de menor movimento, para não prejudicar o trânsito e permitir que a tinta seque. O que é inaceitável é que uma máquina que tem de trabalhar de madrugada faça tanto barulho! A Secretaria de Mobilidade Urbana tem criado muitos transtornos ultimamente."

De fato, o colunista ouviu as vozes de diversos moradores gritando, desesperados, para que os funcionários não continuassem com o serviço.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.