Colunas
Eles merecem
Para pensar
“Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela.”
Albert Einstein
Para refletir
“Vale mais o pouco ganho honradamente, que o muito ganho de forma injusta.”
Ditado egípcio
Eles merecem (1)
Para começar bem a semana, nada melhor do que uma boa notícia.
A Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Ssubea) promoveu no último fim de semana sua primeira campanha de adoção na atual gestão.
E, levando-se em conta que foi uma ação em sua fase inicial, os resultados superaram as expectativas.
Eles merecem (2)
De acordo com a subsecretária da pasta, Monique Malhard, o espaço na Estação Livre “funcionou muito bem, os animais ficaram protegidos, e a atuação dos voluntários foi fundamental”.
Monique agradeceu ainda às empresas que apoiaram a iniciativa, e também celebrou o fato de ter sido possível doar ração para abrigos.
Eles merecem (3)
A melhor notícia, no entanto, é a certeza de que muitas outras campanhas virão.
Ao todo, dos 20 animaizinhos que estavam em busca de uma família, 14 foram adotados.
E, com certeza, vão levar muitas alegrias a seus novos lares.
Eles também merecem
De uma boa notícia para outra.
A Prefeitura, através da Secretaria de Obras e em parceria com o DER, está começando uma muito necessária operação tapa-buracos em alguns pontos críticos da cidade.
Basicamente, o município entra com o pessoal, e o departamento com o material.
Nesta primeira fase, devem ser tratadas a estrada entre Lumiar e São Pedro da Serra, o acesso ao cemitério Trilha do Céu, trechos entre Chácara do Paraíso e Amparo, e também na Granja Spinelli.
Paliativo
É evidente, contudo, que esta é apenas uma solução emergencial a algo que está muito perigoso e além dos limites do aceitável.
A ação definitiva seria através do recapeamento em asfalto à quente, através da usina que atualmente está parada.
A este respeito, o governo informa a intenção de dar continuidade ao processo de aquisição de insumos, para que a usina volte a funcionar.
Continuidade (1)
Foi muito legal, dias atrás, a iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia ao disponibilizar em tempo real imagens produzidas pelo Cidade Inteligente.
O colunista não sabe dizer se a medida foi continuada, mas quando tentou localizar tais imagens durante a produção desta notinha, só encontrou gravações do dia 29 de abril.
Continuidade (2)
Se a medida não foi interrompida, o Massimo pede ajuda à secretaria para divulgar onde as imagens ao vivo podem ser vistas.
E, se foi interrompida, fica o apelo para que esta boa iniciativa seja retomada tão logo seja possível.
Raízes expostas (1)
O Massimo conhece seus leitores, e tem a certeza de escrever para pessoas que realmente se interessam por conhecer mais sobre Nova Friburgo.
Pois bem, o colunista já recomendou antes mas, às vésperas de nosso 199º aniversário, volta a sugerir enfaticamente uma visita à sensacional página “Raízes Suíças - Nova Friburgo: 200 anos”, mantida no Facebook pela pesquisadora Solange de Souza Barbosa.
Raízes expostas (2)
Lá, por exemplo, o leitor poderá saber o que uma explosão vulcânica ocorrida na Indonésia tem a ver com a fundação de nossa cidade, ou entender como Napoleão foi essencial para que Nova Friburgo pudesse existir, ou ainda como o cultuado pintor Debret deu sua contribuição para registrar parte de nossa história.
Além, é claro, de informações mais convencionais, como a origem dos sobrenomes que temos por aqui, ou detalhes da epopeia vivida pelos primeiros colonos que aqui chegaram.
Simplesmente imperdível.
Em favor das ciclovias (1)
Nauro Grehs, ex-secretário de Turismo de Nova Friburgo, deu um grande susto em amigos e familiares, ao ser atropelado enquanto pedalava, há poucos dias.
Ainda no hospital, fazendo uso de redes sociais, o turismólogo narrou seu drama, que incluiu ter a cabeça amparada durante meia hora por uma alma caridosa, até a chegada do socorro.
Em favor das ciclovias (2)
Felizmente recuperando-se bem, o homem que ano passado percorreu correndo todo o percurso da tocha olímpica em Nova Friburgo mandou a seguinte resposta ao colunista, quando perguntado se a divulgação de alguma informação poderia ajudar a prevenir acidentes semelhantes em nossa cidade.
“Continuo na luta por ciclovias e [para promover a consciência de que] bicicleta é modal de transporte e faz parte do trânsito.”
O Massimo assina embaixo, caro Nauro.
Asfixia
O Grêmio Estudantil do Ciep 123 (Glauber Rocha) considera a hipótese de recorrer ao Ministério Público em busca de ajuda para resolver a carência de professores de Química, Física, Biologia e Matemática, especialmente para o ensino médio.
É uma situação de cortar o coração, que tem gerado grande evasão a uma escola que só sobrevive porque foi abraçada pelos alunos ao fim do ano passado.
Alô, Estado! Isso não pode ficar assim!
Ponta do iceberg
Por falar nisso, o professor Marcelo Verly desceu a serra na manhã desta segunda-feira, 8, a fim de entrevistar no Rio de Janeiro o reitor da Uerj, Ruy Garcia Marques.
O conteúdo da conversa logo será exibido por aqui.
Clube do Jazz
Essa é para a turma gente boa e que curte um bom jazz. O clube dos Amigos do Jazz
promove encontro hoje, 9, no Cantina Camping, no Cascatinha, a partir das 20h.
O tema da noite será “Tony Bennett, Duet and Romantic” e ficará a cargo de Renato Henrique. A entrada é franca.
Respostas
Antes de listarmos os bravos vencedores do desafio do Jaburu, o Massimo registra envaidecido mais um acerto do vice-prefeito Marcelo Braune, que cravou a foto da escadaria do Anchieta.
Já sobre o cantinho da poesia, a primeira a matar a charada foi a invicta Rosemarie Künzel: “Eu creio que fica localizado na Av. Raul Sertã, Parque Santa Elisa, à beira do lago que não existe mais, perto do monumento da Caravela”. Cristielton Viana e Silvio Poeta também acertaram.
A própósito
Este monumento, aliás, é a cara do Jaburu.
Afinal, com poesia e arte, ele continua nos lembrando que precisamos recuperar o velho lago, para que o monumento das caravelas fique completo.
Pergunta
O primeiro desafio da semana é daqueles que só uma cidade de muitas belezas pode ostentar.
E então, meus caros, onde foi que a poeta pictórica Regina Lo Bianco fez esse clique?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário