Colunas
Diretor do Raul Sertã deixará o cargo
Para pensar
“Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro.”
Albert Camus
Para refletir
“Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser.”
Gonzaguinha
Tirando o atraso
Após duas edições sem coluna, temos aí diversos assuntos acumulados para tratar.
Voltando alguns dias no tempo, por exemplo, cabe registrar e elogiar a iniciativa da Polícia Militar ao realizar “blitz” no Dia das Mães para a entrega de flores às mulheres.
Atitude delicada e muito merecida.
Aliás, o amigo Girlan Guilland lembra que em 2018, além do bicentenário de Nova Friburgo, celebraremos também os cem anos da comemoração do Dia das Mães no Brasil.
Pontos positivos
Os festejos pelo aniversário do decreto que lançou as bases para a formação de Nova Friburgo registraram diversos pontos positivos e negativos, que também merecem registro.
Começando pelo lado bom, é importante elogiar a determinação para que o som fosse desligado sempre à meia-noite, e antes disso o volume não fosse desnecessariamente alto.
Para quem reside nas proximidades, a situação tem melhorado muito em relação a anos anteriores.
Ponto negativo
O grande problema, no entanto, continua sendo a transformação de todas as ruas transversais às praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas em enormes banheiros públicos.
Falando francamente, não dá para imaginar qualquer campanha para atrair turistas aos festejos dos duzentos anos enquanto este problema não venha a ser resolvido.
Futuro previsível
E, pensando já no terceiro século, em algum momento a cidade terá de admitir a carência de um espaço apropriado para a realização destes eventos, com banheiros em quantidade compatível, se possível incluindo também os desfiles de escolas de samba e blocos de embalo.
Fica a sugestão, para este e outros governos.
Presenças (1)
O colunista registra com carinho a rápida passagem por Nova Friburgo do capitão do Exército Geraldo Valim Peluzio, que durante anos comandou o Tiro de Guerra 01-010, na Praça do Suspiro, e por aqui deixou incontáveis amigos,
Peluzio há anos vive em Brasília, mas é personagem atuante na internet e no WhatsApp, onde continua a orientar nos caminhos da retidão muitos de seus antigos atiradores.
Presenças (2)
O Massimo também aproveita para cumprimentar o amigo Fernando Bonan pelo belo trabalho na condução do desfile cívico-militar do dia 16.
Vale, inclusive, um desabafo sem implicância: quando as nomeações se dão por razões técnicas, os resultados costumam ser muito bons.
Uma pena que nem sempre o critério seja este.
Presenças (3)
O ex-prefeito Herótodo Bento de Mello infelizmente não pôde vir a Friburgo, participar da cerimônia que lhe concedeu a Comenda Barão de Nova Friburgo, maior das honrarias municipais.
Ainda assim, HBM encontrou uma forma bem moderna de se fazer presente: aos 91 anos, o mais novo comendador gravou um vídeo de 38 segundos no qual divide a homenagem com a população friburguense.
Todos os detalhes podem ser vistos em matéria que AVS publica hoje sobre o assunto, e o depoimento de Heródoto pode ser visto em nossa página, na internet.
Semana de enfermagem (1)
O Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura será palco para uma mesa redonda no próximo dia 23, das 18h às 21h, a fim de discutir a abordagem ao paciente com sepse, como parte das atividades da Semana de Enfermagem.
As inscrições começaram dia 15 e se encerram amanhã, 19, sempre das 14h às 18h na Escola de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua General Osório, 324, anexo ao HMRS
Semana de enfermagem (2)
A programação inclui a participação de André da Costa Furtado, médico especialista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia-Rotina do CTI do HRMS; do enfermeiro especialista em Terapia Intensiva pela Uerj, Luiz Phelipe Cidade; e de Tatiane Araújo, acadêmica de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá.
Interessados devem correr. Das 600 vagas oferecidas, 400 já haviam sido preenchidas até o dia 15.
Judicializando (1)
Os vereadores Wellington Moreira (presidente da Comissão de Saúde da Câmara), Professor Pierre, Marcinho, Zezinho do Caminhão e Johnny Maycon foram mais uma vez ao Ministério Público na tarde de ontem, 17, denunciar o recebimento de um caminhão de medicamentos “emprestados” ao Hospital Municipal Raul Sertã pela OS que administra a UPA de Conselheiro Paulino.
Inclusive vários que não são de uso da própria UPA.
Judicializando (2)
O MP está atento aos indícios e, coincidência ou não, o diretor-geral do Hospital Raul Sertã anunciou nesta quarta-feira, 17, que aquele seria seu último dia à frente da unidade.
A alegação é de que o hospital precisa de “um diretor-geral mais presente”, dados os compromissos do diretor.
Nariz grande
Na internet, contudo, o leitor pode encontrar versões bastante simplificadas para a mesma história, sem o menor vestígio de isenção.
Não se engane.
Nova Friburgo também tem seus difamadores profissionais, pessoas sobre as quais ninguém reserva um único elogio, e que ganham a vida justamente mentindo, fazendo aquele trabalho sujo para que seus financiadores possam posar de falsos amigos.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário