Colunas
Diplomacia
Para pensar:
“O que vale mais num trabalho é a dedicação do trabalhador.”
Zaratustra
Para refletir:
“A vida não se resume a festivais.”
Geraldo Vandré
Diplomacia
No fim das contas, a coletiva de imprensa convocada pela comissão responsável pela elaboração da nova Lei Orgânica Municipal (LOM) nesta sexta-feira, 11, acabou sendo marcada pela diplomacia.
Muitas palavras (justíssimas) a respeito do pioneirismo friburguense entre os 5.570 municípios brasileiros, ao se tornar o primeiro a fazer do zero uma nova LOM desde 1990.
Um documento autoral na maioria de seus artigos, em sintonia com os avanços legislativos das esferas superiores nas últimas três décadas, e diferente de tudo o que existe por aí em termos de legislação municipal.
Esforço conjunto
Também foram lembradas a extensa participação popular, o papel fundamental do presidente Alexandre Cruz - idealizador e grande apoiador do esforço -, bem como o profundo envolvimento do vereador Zezinho do Caminhão, presente a todas as audiências públicas apesar de à época já conviver com sinais evidentes do problema cardiovascular que terminaria por requerer um procedimento emergencial, e que também o impediu de estar presente à coletiva.
De fato, a nova LOM é o verdadeiro presente que Nova Friburgo recebe em seu aniversário bissecular.
Por que adiou
A coletiva também explicou, de forma bastante polida, que o Executivo solicitou o prorrogamento do prazo para a aprovação final até 12 de junho, sem período de vacância, e que a Câmara acatou não apenas porque desta forma as novas políticas podem ser aplicadas antes do que era inicialmente previsto (dia 7 de setembro), mas também porque as secretarias municipais já estão analisando as partes que lhes cabem no documento a fim de que sejam adaptadas suas respectivas rotinas e, se houver necessidade, seja também feito algum ajuste final à redação.
Presenças
Além do presidente Johnny Maycon, também estiveram presentes o relator, Professor Pierre, o secretário Luiz Carlos Neves, e a vereadora Vanderléia, representando os membros da comissão.
Confere lá
A íntegra da exposição pode ser vista na internet (é só fazer a busca no Youtube usando como referência TV Câmara Nova Friburgo), e é muito recomendável para quem quer conhecer um pouco mais sobre este documento que irá pautar nossas vidas nos próximos anos.
E para quem quiser ler partes da nova LOM, já com as emendas mais recentes incorporadas à sua redação, pode conferir o texto através do endereço www.novalonf.com .
Eventuais sugestões podem ser enviadas para contato@novalonf.com .
Curiosidade
Não deve ter sido fácil para o vereador Johnny Maycon comandar a coletiva.
Não apenas por ter sido seu aniversário, mas principalmente porque horas mais tarde ele iria receber o maior presente de todos, o nascimento de sua primeira filha, Sofia.
O colunista deseja que seja o início de uma vida longa e muito feliz.
Exemplar
O Ministério Público do Trabalho continua dando um exemplo de engajamento e pró-atividade em Nova Friburgo.
Sempre atento ao que se passa em sua esfera de atuação, o órgão tomou conhecimento a respeito da situação dos profissionais da Saúde que recebem via RPA, cujos vencimentos estavam há três meses atrasados no momento em que estas linhas eram escritas.
E não ficou de braços cruzados.
Macro e micro
O promotor Jefferson Luiz Maciel Rodrigues tem deixado claro seu entendimento de que a atuação do MPT não deve ficar restrita a questões de grande porte, como a realização de concursos e o afastamento de interesses nocivos à administração, mas também alcançar problemas como a falta de pagamento ou qualquer forma de precarização do serviço público.
Perspectiva
Assim, foi instaurado um procedimento, e na próxima segunda-feira, 14, às 15h15, haverá uma mediação com uma comissão de médicos; o vereador Wellington Moreira, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e o procurador geral do município, Sávio Rodrigues. Também já foram oficiados o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e o Sindicato dos Médicos de Nova Friburgo.
A perspectiva, daqui para a frente, é certamente muito mais promissora para estes profissionais.
Memória suíça
Maio está sendo um mês festivo em Nova Friburgo devido aos 200 anos do município.
E as comemorações e atividades não se encerram na quarta-feira, 16, dia do aniversário.
Na quinta-feira, 17, o historiador suíço, Martin Nicoulin, fundador da Associação Fribourg-Nova Friburgo, fará uma imperdível palestra na Câmara de Dirigentes Lojistas, às 20h.
Ele vai abordar aspectos da fundação, trajetória e os frutos gerados pelo intercâmbio de Fribourg, na Suíça, com Nova Friburgo.
Olhos de quem vê (1)
Quem frequenta este espaço já conhece bem o tamanho do talento da querida amiga Regina Lo Bianco, principal padroeira do nosso desafio fotográfico.
A verdade é que, se nossa cidade é uma das mais bonitas do Brasil, seus melhores ângulos são sempre esculpidos pelo olhar de Regininha.
Olhos de quem vê (2)
E a boa notícia é que muitas destas fotos podem ser vistas desde o dia 4 deste mês numa exposição imperdível na unidade friburguense do Sesc (Avenida Presidente Costa e Silva, 231).
As imagens ficarão expostas até o dia 30 de junho, e podem ser conferidas das 9h às 18h.
Menores de 12 anos precisam estar acompanhados de responsável.
A Alerj é aqui
A Comissão de Educação da Alerj realiza importante audiência pública nesta segunda-feira, 14, aqui em Nova Friburgo.
O encontro acontecerá na Câmara Municipal a partir das 10h, com o tema “A oferta do ensino pela rede estadual, e seus reflexos para a Regional Serrana II”.
Embaixador
O ex-vereador e eterno embaixador da Câmara Municipal, Gustavo Barroso, entrou em contato com o colunista na tarde de quinta-feira, 10, a fim de chamar atenção para o sofrimento das muitas pessoas que aguardavam numa fila exposta ao sol pela oportunidade de serem atendidas nos Correios.
A situação é mesmo calamitosa, tanto para quem depende do serviço quanto para muitos dos que o prestam sem as devidas condições de suporte.
Se houver algo que a coluna possa fazer para ajudar, o espaço está aberto.
Antes que seja tarde (1)
Que a duplicação na mão de direção da Rua Augusto Spinelli contribuiu para a fluidez de nosso trânsito parece algo incontestável.
Mas, como também era previsto, a via tornou-se muito mais perigosa para a enorme quantidade de crianças que por ali circulam, especialmente na esquina com a Rua Monsenhor Miranda.
Antes que seja tarde (2)
A direção do Colégio Nossa Senhora das Dores tem manifestado muita preocupação com a situação, e já chegou ao extremo de oferecer ajuda financeira para que algo seja feito no sentido de assegurar uma opção de travessia segura a crianças e seus responsáveis.
A coluna une sua voz a todos os que se preocupam, e pede ao poder público que tome alguma medida antes que alguém venha a se machucar por ali.
S.O.S Bengalas
Para encerrar os trabalhos da semana, uma informação muito importante.
O advogado Marcelo Schuenck, superintendente regional do Inea, confirma que a inauguração das obras para controle de inundações, drenagem e recuperação ambiental do Rio Bengalas está marcada para esta segunda-feira, 14, às 15h, na Avenida Governador Roberto Silveira em frente ao número 868, em Duas Pedras.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário