Colunas
Delação
Para pensar:
“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.”
Aristóteles
Para refletir:
“Se teus projetos são para um ano, semeia o grão. Se são para dez anos plante uma árvore. Se são para 100 anos, instrua o povo”.
Kuan-Tzu, século VIII a.C.
Delação
O jornalista Thiago Prado, da revista Época, informou na tarde de terça-feira, 19, que ainda em 2018 o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou um acordo de delação premiada do empresário Paulo Roberto de Souza Cruz, que atua na área de iluminação pública no Rio de Janeiro e fechou acordo com Procuradoria-Geral da República.
E aí o leitor pergunta: certo, mas o que isso tem a ver com a gente?
Pois é, tem sim.
E muito.
Habitué
Para quem não ligou o nome à pessoa, Paulo Roberto, que por aqui costumava ser chamado com intimidade no diminutivo, era responsável por contratos em prefeituras do interior, e frequentou com assiduidade as vilas marginais da Alberto Braune, até ser denunciado por organização criminosa.
E claro, sua ligação com Nova Friburgo vai muito além disso.
Relembrando
Pouco antes de uma de suas empresas conseguir um contrato emergencial para fazer a manutenção de nossa rede de iluminação pública, em abril de 2017, este mesmo empresário disse a um ex-funcionário de nossa administração - de forma descrita como bastante “marrenta” - que “não haveria licitação em Nova Friburgo”.
Poucos dias depois, tão logo denunciou abusos que estariam sendo cometidos pela mesma empresa, este ex-funcionário foi demitido “por razões políticas”, conforme lhe foi explicado.
Salvos pelo gongo
A parte mais famosa desta história os leitores já conhecem.
Logo após o início da vigência do contrato em Nova Friburgo, a mesma empresa foi protagonista de um escândalo em São Gonçalo que levou muita gente para a cadeia - incluindo aí um ex-prefeito daquela cidade.
A partir do novo contexto a Procuradoria Geral friburguense orientou que a prefeitura não fizesse nenhum pagamento, e isso certamente evitou que algumas pessoas aqui fossem parar na mesma cela.
Rumor?
Já faz algum tempo, no entanto, que certos rumores insistem em circular entre fontes privilegiadas.
Ao que parece, o tal empresário estaria com seu telefone grampeado, entende?
E entre tais gravações algumas vozes familiares por aqui teriam sido reconhecidas, em diálogos comprometedores, para dizer o mínimo.
Fiat Lux
Quando, mais de um ano atrás, a coluna disse que uma rede jogada em São Gonçalo havia pegado um peixe friburguense, era sobre isso que estávamos falando.
Enfim, de uma coisa a coluna tem certeza: tem gente que não vai dormir bem daqui para a frente, até que o resultado desta delação venha a ser conhecido.
A todos nós, resta esperar que a verdade venha à tona, e não restem sombras sobre quem não as merece.
Autismo
A Câmara Municipal aprovou três leis ordinárias importantes na sessão desta terça-feira, 19.
Todas elas por unanimidade.
A primeira, de autoria do vereador Isaque Demani, “Institui o Dia e a Semana Municipal da Conscientização do Autismo”.
Ficou evidente, durante a defesa do projeto, não apenas o comprometimento do vereador com a causa, mas também os benefícios que a proposta pode trazer.
Obras eleitoreiras
Já o segundo projeto, de autoria do vereador Carlinhos do Kiko, “Dispõe sobre a proibição da inauguração e a entrega de obras públicas inacabadas ou que não estejam em condições de atender a população”.
Proposta extremamente pertinente, que defende o interesse público na medida em que busca assegurar que não voltem a acontecer inaugurações fantasiosas, de cunho eleitoreiro, que na prática servem apenas ao interesse de maus políticos, entregando à população estruturas inaproveitáveis.
Acessibilidade
Por fim, foi aprovado projeto de autoria do vereador Alexandre Cruz que, muito oportunamente, “Estabelece a obrigatoriedade da numeração do sistema ‘braile’ nos elevadores”.
A coluna parabeniza os autores e todo o plenário pela realização de uma sessão exemplar, que serve para nos lembrar do tipo de contribuição que o Legislativo pode dar à sociedade.
Por falar nisso...
E já que falamos em acessibilidade e inclusão, a coluna não pode deixar de registrar que no próximo sábado, 23, o projeto “Qual a diferença?” realiza uma roda de conversa intitulada “Inclusão se faz com amor e empatia”.
O evento ocorre a partir das 14h no 2º piso do Willisau Center, e contará com as valorosas presenças de Lau Patrón, Daniel Carmo e Vinicius Pontes.
Interessados devem levar um item de material de limpeza, que será encaminhado para doação.
Dia da água
Celebra-se em 22 de março o Dia Mundial da Água, e por aqui a data não passará em branco.
O Colégio Nossa Senhora das Dores, por exemplo, apresenta hoje, 21, a partir das 17h30, a exposição “Olhares Sobre a Água”, da artista plástica Rose Aguiar, que estará aberta à visitação de alunos, familiares e público em geral na galeria da escola.
Já no dia 22, entre outras atividades, haverá uma mesa redonda voltada aos alunos do ensino médio, com as presenças do geógrafo Pedro Higgins, da socióloga Sueli Porto, do biólogo Bruno Felice e do geógrafo e primeiro sargento do Corpo do Bombeiros, Sandro Schottz.
Ironia
Fora do ambiente escolar, todavia, a data ganha contornos irônicos em alguns pontos de nossa cidade.
Afinal é grave a situação de Conselheiro Paulino e das demais localidades atendidas pelo sistema de abastecimento do Rio Grande de Cima.
Após mais de dois dias sem abastecimento, a água que chegou estava tão suja que foi amplamente descrita como “lama”.
Urgente
Resultado: houve nova interrupção, e quando o fornecimento vier a ser normalizado a demanda será enorme, pois a população terá de lavar os reservatórios que acabaram de ser contaminados, e somente então terão água potável novamente.
A coluna tem recebido muitas reclamações, e pode assegurar que elas também já chegaram à Câmara Municipal.
O vereador Isaque Demani, por exemplo, entrou em contato com a coluna para endossar os relatos recebidos.
O que diz a concessionária
A Águas de Nova Friburgo informou que "o sistema de abastecimento Rio Grande de Cima está operando com vazão reduzida devido à queima de um transformador na unidade, na noite de terça-feira, 19. O reparo já foi concluído e a previsão para o sistema operar com a capacidade total é de até 12 horas”.
Ainda segundo a concessionária, “após o reparo em uma subadutora, no bairro São Geraldo, que rompeu na noite de segunda-feira, 18, a descarga de água gerou o descolamento do biofilme presente nas tubulações, causando a alteração da cor da água”. A empresa garante que realiza análises periódicas da água e as amostras apresentam padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Respostas
Apenas dois leitores reconheceram o detalhe da Igreja de São Pedro e São Paulo, em Duas Pedras, que ilustrou nosso desafio fotográfico dois dias atrás.
A coluna reconhece que estava mesmo difícil.
Parabéns para Lourdes Madeira e Marcelo Monteiro.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário