Colunas
Decisão coerente e justa
Para pensar:
“Uma das principais tarefas da arte sempre foi criar um interesse que ainda não conseguiu satisfazer totalmente.”
Walter Benjamin
Para refletir:
“O ódio é a tristeza acompanhada da ideia de uma causa exterior.”
Baruch Espinoza
Renovou
O plenário da Alerj recebeu diversas representações da sociedade friburguense durante a reunião do colégio de líderes e a sessão ordinária realizadas nesta quarta-feira, 2, na qual foi aprovada a prorrogação do regime especial de tributação que trouxe a indústria da moda íntima serrana à formalidade e tem garantido sua competitividade, nacional e internacional.
Coerência
Cá entre nós, foi uma decisão coerente e justa.
Muito longe dos conhecidos abusos fiscais cometidos pelo governo do PMDB, o caso friburguense apresentou todas as contrapartidas esperadas de um estímulo fiscal.
Aumento da base de arrecadação, geração de empregos, estímulo à economia, e por aí vai.
Retomada
A sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 1º, deu início às atividades legislativas do segundo semestre trazendo algumas novidades, e também reprisando velhas cenas patéticas, protagonizadas sempre pelo mesmo bufão.
Uma pena que os poucos eleitores responsáveis por essa tragédia pastelão não tenham o hábito de assistir às sessões...
Empréstimo
A hora livre começou com uma prestação de contas feita pelo vereador Sérgio Louback, informando que, apesar de seus esforços e do apoio de diretores da Unir, o controverso descarregamento de remédios no dia 16 de maio não poderá mesmo ser classificado como doação.
Melhor assim
Ou seja: o governo terá de ressarcir a empresa, numa operação sem previsão legal, de acordo com membros do próprio comitê gestor da Saúde.
Ainda assim, diante de tudo o que temos visto no Brasil, o pagamento parece ser uma opção mais segura e acertada.
Protagonismo
Por diversos motivos, o encontro dos vereadores acabou sendo protagonizado por Isaque Demani.
Primeiro, por ter sido autor da matéria que, tendo sido aprovada por unanimidade em plenário, concedeu ao “Águias de Cristo Motoclube” a condição de utilidade pública.
Depois, por ter aprovado a leitura de um manifesto em favor da manutenção de incentivos fiscais para o setor têxtil.
E, por fim, por ter anunciado seu afastamento temporário do plenário por motivos de saúde.
Substituição
Demani será substituído no plenário por Luciana Silva, segunda suplente da coligação liderada pelo PMDB, e uma das principais ativistas e protetoras de animais em Nova Friburgo.
A expectativa é de que o afastamento se dê por cerca de três meses.
Boa gente
Quem conhece Luciana sabe que ela é dona de um dos corações mais amáveis da cidade.
A condição de suplente, contudo, costuma restringir bastante as liberdades dos parlamentares.
Resta esperar que não seja o caso desta vez.
Saúde
Quanto a Isaque, ele será submetido em breve a uma cirurgia cardíaca para a colocação de uma válvula metálica.
Todo o plenário fez questão de desejar sucesso no procedimento, e que a recuperação seja rápida e perfeita.
Palavras que o colunista ecoa, com a mesma intensidade.
Primeira parte
Conforme a coluna havia antecipado, o requerimento de informação acerca do plantio das 200 mil mudas elaborado pelo gabinete do vereador Professor Pierre foi a plenário, juntamente a outro, este elaborado por Marcio Damazio, questionando a (in)existência de processo licitatório para as obras que estão sendo realizadas na Escola Municipal Vevey la Jolie e na creche Otelina Condack.
Dois questionamentos muito pertinentes, que o plenário teve o bom-senso de aprovar por unanimidade.
Segunda parte
A segunda parte cabe agora ao governo, que tem em mãos duas boas oportunidades de prestar informações satisfatórias sobre iniciativas muito positivas em seus respectivos méritos, mas que precisam ser feitas dentro de parâmetros bem definidos.
Uma oportunidade obrigatória, claro.
Mas, ainda assim, uma oportunidade.
Convergência
A intensificação da crise econômica nacional e estadual tem aumentado consideravelmente a população de pessoas tentando ganhar a vida nas ruas friburguenses.
Flanelinhas, ambulantes, pedintes...
Parece cada vez mais cinza a linha que divide posturas, assistência social e extorsão, não é não?
Narrativa circular
As redes sociais rapidamente viralizaram a notícia da prisão de um ex-vereador friburguense, em função de atrasos no pagamento de pensão alimentícia.
A turma não perdoa, da mesma forma como também não costuma perdoar alguns comunicadores cuja audiência se baseia justamente em expor situações de cunho policial.
Explorar este tipo de situação, contudo, não é o perfil do Massimo, nem tampouco de AVS.
Banco em pane
Clientes e não clientes que precisaram usar os serviços do Bradesco ontem, 2, foram surpreendidos com portas fechadas. Na agência da Praça Dermeval Barbosa Moreira, funcionários limitaram-se a informar que o sistema estava fora do ar em todo o Brasil.
No 0800 do banco, a informação era que o sistema estava inoperante desde às 11h, sem previsão de normalização. Quem precisou pagar tributos e demais contas que só podem ser quitados no Bradesco e tiveram vencimentos ontem, obviamente, se irritou.
O SAC não informou se os clientes prejudicados ficarão isentos da cobrança de juros. É mole?
Respostas (1)
O parceiro Antônio Lopes enviou resposta correta a respeito da foto da Loja Maçônica pouco após o fechamento da coluna de quarta-feira, 2.
Acerto registrado!
Respostas (2)
Já a foto enviada por Girlan Guilland, mostrando a bela vista de uma das janelas do restaurante do Hotel Bucsky, foi corretamente identificada por Ilse Schreiber Carestiato, Márcia Leal de Matos, Rosemarie Künzel, Marcelo Machado, Rodrigo Inácio, Maria Helena Rodrigues de Souza, Francisco Tavares e Silvio Poeta, que fez o comentário abaixo, ao saber que havia acertado.
Aspas
“Ainda bem que acertei a resposta em minha primeira visita. Ia ser doloroso entrar e sair de todos os restaurantes de hotéis da cidade sem poder provar o menu.”
Pergunta
Houve quem dissesse que os desafios propostos nos últimos dias estavam fáceis.
E aí, será que os amigos conseguem identificar onde se encontra essa escultura em nossa cidade?
A foto é do talentoso Henrique Pinheiro.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário