Colunas
Convocações
Para pensar:
“Deixem dormir o futuro como merece. Se o acordarem antes do tempo, teremos um presente sonolento.”
Franz Kafka
Para refletir:
“Temam menos a morte e mais a vida insuficiente.”
Bertolt Brecht
Convocações
Em meio a assuntos mais urgentes, a coluna entendeu que seria oportuno deixar para comentar as convocações apresentadas (e aprovadas) na sessão da Câmara de Vereadores da última quinta-feira, 22, numa oportunidade menos concorrida.
Até mesmo porque existem inegáveis cargas de simbolismo envolvidas, que fazem por merecer a nossa atenção.
Ciclovia
O primeiro Requerimento de Convocação, destinado a secretários a fim de que sejam dadas “explicações acerca da construção da ciclovia em audiência pública”, foi protocolado pelo vereador Marcinho e aprovado por unanimidade.
A audiência será realizada no dia 6 de setembro, às 18h, no plenário da Câmara Municipal.
O meio
Já o segundo requerimento, endereçado ao vice-prefeito e secretário municipal de Saúde Marcelo Braune, “a fim de prestar esclarecimentos sobre o funcionamento do Laboratório de Análises do Hospital Municipal Raul Sertã”, recebeu orientação de voto contrário à aprovação por parte do líder de governo.
A alegação, bastante habitual neste tipo de situação, é a de que primeiro a Câmara deveria aprovar um convite, e, em caso de não comparecimento, aí então a convocação.
O fim
É compreensível que a palavra convocação gere sempre um pouco de mal-estar, inclusive por não permitir ao agente público em questão demonstrar sua boa vontade, ao comparecer sem ser legalmente obrigado a isso.
Ainda assim, é igualmente compreensível que o plenário entenda não ter tempo a perder (ou a arriscar), num momento em que existe uma preocupação bastante concreta e difundida em relação à estrutura do Hospital Raul Sertã.
No fim, deve ser interesse de todos que os devidos esclarecimentos sejam dados o quanto antes.
Sinais?
De todo modo, a forma como a orientação do líder de governo foi ignorada por quase todos os vereadores da base (apenas três deles votaram contra a convocação), talvez sirva como indicador de um certo afrouxamento de laços, ou de fragilidade da própria liderança.
Não custa lembrar, por exemplo, que Luiz Carlos Neves foi o único vereador presente à importante inauguração das obras de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan, na última quarta-feira, 21.
Será que, a pouco mais de um ano das eleições, já tem gente querendo descolar a própria imagem do governo?
Nova direção
Conforme a coluna havia antecipado, o valente Clube do Trem de Nova Friburgo elegeu em assembleia sua nova direção, que irá guiar a locomotiva pelos próximos dois anos.
Desde o dia 22, a consultora empresarial Deborah Gomes da Cunha exerce a presidência, tendo como vice o professor e historiador Descio Luiz Freire, que já foi secretário de Cultura e Turismo aqui pertinho, em Bom Jardim.
O Massimo, entusiasta de primeira hora do Clube do Trem, deseja uma viagem tranquila e proveitosa à nova direção, dando os parabéns aos que desceram nesta estação.
Click
Na foto, que reúne membros da diretoria anterior e a atual, vemos, da esquerda para a direita: Marco Antônio Gastim, Descio Luiz Frerie, Ordilei Alves da Costa, Deborah Cunha, Renato Henrique Gomes da Silva, Jorge Plácido e Alcindo Reis.
E, na fila de baixo: Gilberto Rabelo, Francisco Rohen, Leila Pinheiro, Robério José Canto, Antônio Carlos Scofano, José Carlos Schuenck, Marcos Batista Corrêa e Mirna Schuler.
Retificação
A coluna do fim de semana convidou a população a acompanhar hoje, 27, a licitação para a TV Câmara.
O horário, no entanto, precisa ser retificado.
O procedimento está previsto para ocorrer às 14h, na sede do Legislativo.
Perfis
A coluna prometeu dividir com os leitores o perfil do impressionante corpo de jurados que irá avaliar as apresentações que integram a edição 2019 do Festival Intercolegial de Teatro (FIT), a ser realizado no próximo fim de semana, no Teatro Irmã Sania Cosmelli. Hoje apresentamos a primeira integrante do time.
Karen Acioly
Karen Acioly é atriz, dramaturga e teatróloga.
Ao todo, escreveu mais de 20 peças infanto-juvenis e dirigiu a maior parte delas.
Sua obra já recebeu premiações especializadas, como os prêmios Sharp, Mambembe, Coca-Cola, Zilka Salaberry e Maria Clara Machado.
Participou dos grupos Asdrúbal Trouxe o Trombone junto a Regina Casé, Luís Fernando Guimarães, Evandro Mesquita e Patrícia Pillar.
Como autora escreveu mais de 31 textos teatrais, sendo 28 deles já encenados
e 15 premiados. Foi a primeira Coordenadora de Teatro infantil do Município do Rio de Janeiro (2001), e já publicou 14 livros infantis.
Intercâmbio
Agosto já está quase acabando, e é chegada a hora do rico intercâmbio estabelecido entre Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, de Portugal, e a Banda Sinfônica Campesina Friburguense ganhar mais um importante episódio.
No próximo sábado, 31, o maestro Paulo Almeida e oito músicos da Filarmónica já estarão em Nova Friburgo, onde tomarão parte no grande Concerto da Independência, a ser realizado no dia 8 de setembro, no Nova Friburgo Country Club.
Arte beneficente
Além dos músicos das duas instituições, o concerto também contará com presença confirmada de Martinho da Vila.
Também no NFCC, no dia 12 de setembro, uma nova apresentação marcará a despedida dos músicos portugueses.
Ambos os concertos têm início marcado para 19h30, e vão arrecadar alimentos não perecíveis para a Casa dos Pobres, o Laje e a Clínica Santa Lúcia.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário