Colunas
Conjunção astral
Para pensar:
"Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mútua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda a sociedade humana."
Michel de Montaigne
Para refletir:
"Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. A vida é boa quando você está feliz; mas é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa."
Papa Francisco
Conjunção astral
A noite de segunda-feira, 2, infelizmente reservou para o mesmo horário dois eventos de grande interesse à população friburguense.
Enquanto na Câmara debatia-se o presente e o futuro de nosso transporte coletivo, no Fórum Cultural o cultuado professor de filosofia da Universidade de Neuchâtel, Daniel Schulthess, palestrava sobre o tema "Risada e Filosofia".
Ainda dá
A palestra, quem viu, viu.
Já a audiência ainda pode ser vista através da internet.
Preocupação
A grande preocupação em relação à audiência era que o encontro fosse produtivo, dado o notório desgaste que se observa nas relações envolvidas.
E, cá entre nós, há motivos de sobra para insatisfação.
Perder o foco e o respeito, contudo, não ajuda a resolver problemas.
Avançou
Nesse sentido, a opinião geral é de que houve avanços.
Para começar, há que se destacar a maciça presença popular, essencial para fornecer parâmetros sobre o que precisa ser melhorado no sistema.
E foram muitos os apontamentos, em meio a uma ou outra manifestação fora de propósito.
Aspas
"A audiência foi positiva, muito produtiva, com a participação da população, que teve a oportunidade de falar e questionar. Os maiores questionamentos foram em relação às trocas de horários sem consulta ou aviso prévio. Os representantes da Faol disseram que vão retornar com os horários questionados durante a audiência, assumindo o compromisso de realizar algumas modificações favoráveis à melhoria do serviço prestado", avaliou o vereador Marcio Damazio, autor da proposta da audiência pública.
Aspas (2)
"A reunião foi bastante produtiva, na nossa avaliação. Desta vez foi possível juntar representantes do poder público, da empresa e da população. Ouvimos bastante, e também conseguimos passar um panorama de tudo que fizemos e as dificuldades que enfrentamos. Houve algumas manifestações desnecessariamente agressivas, mas o saldo foi bastante positivo", ponderou Paulo Valente, diretor da Faol.
Parcelando
Obviamente havia muito a ser dito de parte a parte, e a coluna teria que reduzir demais o teor das declarações se quisesse resumir tudo numa edição só.
Não vamos tomar esse caminho.
Em vez disso, a coluna abre espaço à manifestação dos leitores sobre problemas específicos de linhas e horários, e dará voz também a equívocos e soluções identificados pela empresa.
A propósito...
E já que falamos sobre transporte coletivo, parece importante observar que a concessão municipal se encerra ainda este ano.
Até onde o colunista foi capaz de apurar, o mês mágico é setembro.
E - adivinhem! - até agora nada de dar início ao processo de licitação que terá de selecionar a nova prestadora do serviço.
Já vimos esse filme, não?
Especificando
O colunista já elogiou diversas vezes a jovem equipe da Secretaria de Infraestrutura e Logística, que vem dando exemplo na atual administração, trabalhando com transparência, capacitando e envolvendo fornecedores locais, muitas das vezes remando contra a maré.
Mas esta mesma equipe não pode começar a atuar enquanto não tiver em mãos todos os detalhes sobre o formato que deverá ser aplicado.
Buraco negro
O problema, mais uma vez, está no conhecido buraco negro que teima em atrair para si todos aqueles procedimentos que habitualmente geram manchetes Brasil afora por desvio de conduta e de "otras cositas más".
Uma figura que nitidamente subestimou e ainda subestima as forças de fiscalização em nossa cidade.
Mas que não perde por esperar.
Aliás...
Há observadores decanos que não veem coincidência na iminência do fim da concessão, o atraso no início da licitação e certos ataques mais ou menos "oficiais" direcionados à concessionária...
Sem surpresa
Como já era esperado, o ex-prefeito Rogério Cabral descompatibilizou-se da superintendência regional do Inea, dentro do prazo estabelecido pela legislação eleitoral para quem pretende se candidatar em outubro.
Sua candidatura ainda não está confirmada, mas é praticamente certa.
Resta saber se estará mirando o Rio de Janeiro ou Brasília.
Como fica
Com a saída de Cabral, a superintendência do Inea passa a ser comandada pelo advogado Marcelo Schuenck, que já vinha trabalhando junto a Rogério no órgão, na condição de assessor adjunto.
Schuenck é homem de confiança do ex-prefeito, e foi o controlador geral do município durante a segunda metade de seu mandato à frente da prefeitura.
Situação de risco
O geógrafo Pedro de Paulo segue alimentando a coluna com informações de grande utilidade para o poder público.
Desta vez ele informa sobre o surgimento de um buraco de 50 centímetros de diâmetro por 44 de profundidade na subida da Rua Rosa Faria, em local de grande circulação de crianças no Jardim Califórnia.
"Na verdade é uma sequência de buracos, mas neste especificamente existe o risco de que alguém venha a quebrar uma perna", alertou.
Dimensão exata
Para a foto, o geógrafo utilizou uma caneta (à direita na imagem), a fim de dar uma dimensão mais precisa sobre o tamanho do buraco.
A coluna agradece desde já por qualquer intervenção que possa eliminar este risco.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário