Conferência dos municípios serranos

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Para pensar:

“A dúvida é o princípio da sabedoria.”

Aristóteles

Para refletir:

“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.”

Cora Coralina

Mesma mesa

Está marcada para os dias 24 e 25 de agosto, na Câmara Municipal, a realização da 3ª Conferência dos Municípios da Região Serrana, e o evento tem justamente o objetivo de “oportunizar, conscientizar e mobilizar para o planejamento do desenvolvimento regional integrado”, e propiciar a “obtenção de informações sobre as demandas da estrutura hoje existente nos municípios, com a perspectiva de definir estratégias de articulação junto ao governo do estado”.

Público

As inscrições estão abertas através de preenchimento de formulário online desde o primeiro dia de julho e seguem até 15 de agosto, ou até serem preenchidas todas as 250 vagas oferecidas.

O evento é voltado a gestores públicos (prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores), e contará com palestras de três secretários estaduais (Saúde, Turismo e Meio Ambiente), do deputado estadual Comte Bittencourt e de diretores das concessionárias Águas de Nova Friburgo e Águas do Imperador.

Na ativa

Os ex-vereadores Cláudio Damião e Marcelo Verly deixaram o plenário no fim do ano passado, mas continuam gerando notícias para a coluna com grande frequência, por vias distintas.

Enquanto Verly tem investido pesado em sua formação, Cláudio segue fiscalizando o cumprimento da legislação municipal, com ênfase especial nas leis que ele próprio propôs.

Regulamentação fundiária

Nesta semana, por exemplo, Cláudio Damião protocolou documento requerendo atenção aos moradores de Granja Spinelli, Lagoa Seca e Jardim dos Reis sobre a regularização fundiária, com base em lei de sua autoria.

Aspas

“O documento que enviei ao Marcelo Braune, presidente da Comissão de Regularização Fundiária, aborda a questão das casas que foram entregues aos moradores do Jardim dos Reis, em Nova Suíça, em 1997. Passados 20 anos, os moradores não receberam as escrituras das casas. Possuem um documento assinado pelo procurador no governo Paulo Azevedo, que lhes põe na condição de Comodatários. Os moradores da Granja Spinelli e Lagoa Seca, vítimas das chuvas de 2007, são descritos como permissionários. As duas condições são semelhantes.”

Segue

“Passados estes anos os moradores não são reais proprietários, visto não existir registro em cartório transferindo a eles a propriedade do imóvel. Isso gera problemas sérios, pois não podem transferir em herança, vender legalmente, etc. Outra questão que abordo é a necessária opção do município na reserva de áreas com o direito de preempção, como prevê a lei, para a construção regular de moradias de caráter social, evitando a especulação imobiliária. Estas medidas procuram dar visibilidade às centenas de famílias cujas vidas foram reviradas nas ocorrências dos desastres acima citados.”

Estudos políticos (1)

Já Verly anda sumido, pois está mergulhado em estudos para a elaboração de capítulos para seu exame de qualificação, etapa prévia à defesa da tese do doutorado que cursa na Uerj.

Estudos políticos (2)

Suas pesquisas dividem-se entre alguns dos autores “que trabalharam a perspectiva de formação do estado contemporâneo, e dos sistemas democráticos vigentes no mundo e Brasil”, e o “papel das escolas do legislativo no fortalecimento da democracia, e estratégias de formação voltadas à ampliação da consciência cívica, de cidadania e de fomento à democracia”.

Assuntos certamente muito pertinentes, tanto para a atuação política quanto para o exercício do magistério.

Sugestão

Quem for sacar por estes dias o PIS ou Pasep ou ainda o FGTS inativo e quiserem incluir uma boa ação na lista de gastos dos benefícios, o Massimo toma a liberdade de sugerir:

A OAB, através de sua subseção regional, está em campanha para arrecadar produtos de higiene pessoal para a Clínica Santa Lúcia.

Solidariedade

Paralelamente, a colega Fany Zissu informa que o Rotary Club Caledônia fará, no próximo domingo, 30, a entrega de mais de mil litros de leite à Casa dos Pobres.

E a unidade continua recebendo doações para elevar ainda mais este montante.

O colunista apoia as duas campanhas e agradece por qualquer doação feita.

Respostas

Os leitores do Massimo conhecem bem o céu friburguense, e também os prédios que ficam sob sua proteção.

Márcia Leal Matos, Francisco Lavra da Silva, Manoel Pinto de Faria, Rodrigo Inácio, Raquel Souza, Marcelo Machado, Rosemarie Künzel, o parceiro Gilberto Éboli, Maria Helena Rodrigues de Souza, Stenio de Oliveira Soares, Silvio Poeta e Rose Mary Aguiar Borges não tiveram dificuldades para reconhecer na foto enviada por Girlan Guilland um pedacinho do belo prédio que abriga o Ienf.

Parabéns a todos!

Calma

Dada a grande quantidade de acertos, é bem possível que algum leitor tenha enviado resposta após o fechamento desta edição.

Ninguém precisa ficar chateado se isso acontecer.

Afinal, a coluna terá prazer em incluir a resposta em nosso próximo encontro.

Pergunta

A querida Regina Lo Bianco é parceira de primeira hora da brincadeira do desafio, e demonstra uma habilidade fora do comum para propiciar recortes que dão pistas sobre o local fotografado, sem tornar a resposta fácil demais.

O Massimo é seu fã, e tem a honra de publicar mais uma destas belas imagens hoje.

E aí, os amigos reconhecem que lugar é esse?

Boa sorte a todos!

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.